Mulher vence 24 Horas de Le Mans com a Audi

Leena Gade, engenheira-chefe do Audi R18 TDi vencedor das 24 Horas de Le Mans, é a primeira mulher a vencer a famosa prova de resistência.
13-06-2011 22:51:30Tem 35 anos, nasceu próximo de Londres, chama-se Leena Gade, é engenheira e trabalha na Audi Sport desde 1999, estando com o departamento de competição da marca dos anéis há mais de década e meia. É a primeira mulher responsável por um carro em pista que vence as 24 Horas de Le Mans, sendo justificados os festejos nas boxes por parte da britânica após Benoît Treluyer, Marcel Fassler e André Lotterer terem levado o Audi R18 TDi com o número 2 à vitória.Após uma batalha épica entre a Audi e a Peugeot, a marca alemã conseguiu a 10ª vitória em 12 participações, na estreia do Audi R18 TDi em Le Mans. Mas Wolfgang Ulrich, o responsável da Audi Sport, sofreu a bom sofrer, pois perdeu dois carros em acidentes violentos de onde os pilotos que estavam ao volante saíram ilesos. Primeiro Alan McNish, que após a primeira hora de prova destruiu o R18 TDi de encontro às barreiras de protecção por erro próprio, depois Mike Rockenfeller, já de noite quando um Ferrari da categoria GTEPro não deixou o R18 TDI passar, enviando-o de frente a mais de 300 km/h contra os railes.

Já o carro nº2 da Audi Sport, inscrito pela Joest Racing, uma das mais conceituadas equipas nas provas de resistência, revelou-se um verdadeiro relógio suíço. “O nosso Audi R18 TDI começou na ‘pole-position’, rubricou a volta mais rápida da corrida e não conheceu problemas” referiu no final uma efusiva e emocionada Leena Gade. “Ainda nem acredito que isto (a vitória em Le Mans, ndr) tenha acontecido e terão de passar semanas até me convencer deste feito!”

A engenheira britânica tinha a seu cargo toda a responsabilidade de gestão do carro nº2 da Audi. “Eu sou a responsável pelas decisões finais sobre o carro. Se uma peça se mexe, há mudanças de temperatura ou de pressão, eu tenho conhecimento, analiso a questão e decido o que se deve fazer. Os nossos computadores mostram-me centenas de parâmetros que tenho de controlar” referiu Leena, que acrescenta que “essas informações são depois usadas para dar instruções aos pilotos através do rádio, ajudando-o a preservar os pneus e maximizar o desempenho do carro.”

Mas o trabalho de Leena Gade não fica por aqui. “Além de tudo o que já referi, tenho de cuidar de todas as funções do carro, gerir os pneus, as paragens para reabastecer, os tempos de cada piloto dentro do carro e ainda perceber como vai estar o tempo. E esta última informação é usada para determinar a estratégia e determinar que tipo de pneu usar.”

Por isso mesmo, ela é “o principal contacto com o carro. A ligação piloto-engenheiro tem de ser forte e a confiança desempenha um papel fundamental para ter um bom desempenho. Um piloto anda melhor se souber que o seu engenheiro controla a equipa, o carro e a corrida, deixando ao seu cuidado apenas a condução. Um erro de cálculo, uma indecisão ou uma irresponsabilidade podem ser a diferença entre ganhar ou perder a corrida e em Le Mans isso não é opção; temos de vencer” concluiu Leena Gade, a primeira mulher a vencer em Le Mans, mesmo que do muro das boxes!

i.axd

i.axd

i.axd

i.axd
 
Já o carro nº2 da Audi Sport, inscrito pela Joest Racing, uma das mais conceituadas equipas nas provas de resistência, revelou-se um verdadeiro relógio suíço.
"Suiço"!!! O faz favor... standard de prefeição agora é VAG :D

O nosso Audi R18 TDI começou na ‘pole-position’, rubricou a volta mais rápida da corrida e não conheceu problemas” referiu no final uma efusiva e emocionada Leena Gade. “Ainda nem acredito que isto (a vitória em Le Mans, ndr) tenha acontecido e terão de passar semanas até me convencer deste feito!”

Mas qual é a dúvida??
É um argolas!!! :lol:
 
Back
Top