Noticia CM - Publicado dicionário de calão portuense

Vai ser apresentado esta sexta-feira às 21h30 no Clube Literário do Porto, um livro intitulado “Heróis à moda do Porto” que reúne histórias e cerca de 500 entradas de vocábulos tipicamente portuenses.

A ideia surgiu durante uma aula de escrita criativa quando o professor pediu às alunas que recriassem contos populares com base nas características e tradições portuenses. O exercício resultou na transformação da 'Branca de Neve e os Sete Anões' em 'A Geninha da Branca e os Sete Traficantes' e do 'Capuchinho Vermelho em A Garina da Sé'.

João Carlos Brito, formador do curso de escrita criativa, defende a pertinência de tal publicação com a necessidade de preservar os regionalismos de uma sociedade globalizada que tende a uniformizar a linguagem.

O formador declara ainda que a nova geração, chamada de geração ‘morangos com açúcar’, uniformiza a linguagem e põe em risco diversas expressões antigas que, nos dias que correm, só os mais velhos utilizam no dia-a-dia.

Alunas do curso de Animação Turística para adultos contribuíram para esta publicação com testes que fizeram a pessoas de Lisboa e Coimbra para confirmar se elas realmente não percebiam as expressões como apanhador (pá do lixo) ou “vai no batalha” (é mentira).

É a pronúncia do Norte... :green: :green:

Assim de repente:

- cordões - atacadores
- sertã - frigideira
- vermelho - encarnado

...e por aí fora que não me lembro de mais :D

binária disse:
É a pronúncia do Norte... :green: :green:

Assim de repente:

- cordões - atacadores
- sertã - frigideira
- vermelho - encarnado

...e por aí fora que não me lembro de mais :D
....
- carago - cara**o

:P :P :P :P

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rlJIhOHNL4g&feature=PlayList&p=05D1BAFD5C5856DA&playnext=1&playnext_from=PL&index=8[/youtube]

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:​

neljoe disse:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rlJIhOHNL4g&feature=PlayList&p=05D1BAFD5C5856DA&playnext=1&playnext_from=PL&index=8[/youtube]

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:​

:green: :green: não conhecia

Poum é bounhe, mas também podia ser molete :green:

Bouça: monte
Testo: tampa da panela
Estrujido: refogado
Aluquete: cadeado
Aguçar: afiar
Azeiteiro: cromo
Fino: imperial
Cimbalino: bica
Safa: borracha
Enfusa: caneca
Malga: tijela
Guna: mitra

Assim que me lembre, é tudo.. :P

ColourConcept disse:
Bouça: monte :P
Testo: tampa da panela
Estrujido: refogado
Aluquete: cadeado
Aguçar: afiar
Azeiteiro: cromo :o desde quando? eu uso tanto o termo cromo... :green:
Fino: imperial
Cimbalino: bica
Safa: borracha
Enfusa: caneca desconhecia completamente
Malga: tijela
Guna: mitra

binária disse:
:o desde quando? eu uso tanto o termo cromo... :green:

Ia, não esta bem explicado.
O azeiterio a que me refiro é o tipo de pessoa que vai pra disco lá da terra com roupa as cores, no seu gti kitado, fibra e som, a houvir Cher nas alturas de vidros abertos.. 8)

:arrow: franja/repa
:arrow: quarto de banho/casa de banho
:arrow: Felipe/Filipe (mesmo quando tem um "i")
:arrow: chapéu de chuva/guarda-chuva (chapeu de chuva acima do Douro e mesmo o chapeu impermeavel)

E depois a aqueles murcoes que so pa ser diferentes usam tanto uma como a outra:

:arrow: oiro/ouro
:arrow: toiro/touro
:arrow: loiro/loura

ColourConcept disse:
Ia, não esta bem explicado.
O azeiterio a que me refiro é o tipo de pessoa que vai pra disco lá da terra com roupa as cores, no seu gti kitado, fibra e som, a houvir Cher nas alturas de vidros abertos.. 8)

Eu acho que a binaria percebeu.

Olha e que da minha PM??? Ai o quarailhu!!! :green: :green: :green:

Back