E aqui está ele, pequeno como um Opel Corsa, espaçoso como um Mercedes Classe S e baixo como um Lamborghini Gallardo. Ele tem um visual bastante singular, graças a Henrik Fisker, um dos designers do BMW Z8 e do Aston Martin Vanquish. O carro é movido por um motor VW/Audi - que concordou em vender o seu moderno VR6 e o câmbio de embreagem dupla para a Paragon - e foi projetado por uma equipe própria de jovens entusiastas, com o apoio de fornecedores famosos como Brembo, Bosch, Basf, Michelin, Hella, Eibach e Bilstein.
A Paragon é líder em eletrônica automotiva, então é decepcionante encontrar os instrumentos digitais do protótipo desligados. Os chips que faltam inutilizam o ar-condicionado e a chamada Configuração Dinâmica (Dynamics Set-up) foi desabilitada porque o sistema ainda estava passando por testes finais na Bosch. "O software definitivo ainda não está instalado", desculpa-se Kalbfell, "mas eu posso garantir que o hardware está no ponto". O chassi, a direção e o trem de força já estão aprovados para produção.
A suspensão é básica, com braços sobrepostos, barras estabilizadoras e amortecedores com molas nas quatro rodas. Os quatro discos de freio são de aço, não de materiais compostos, e a direção tipo pinhão e a cremalheira têm assistência elétrica. O Audi TT de tração dianteira empresta a embreagem dupla e o câmbio de seis marchas, mas o diferencial mais curto vem da versão Quattro. Já a força provém do mesmo motor VR6 3.6 com injeção direta que a VW usa no Passat CC, onde ele produz 300 cv e torque de 35,67 kgfm. Com ele, o Artega vai de 0 a 100 km/h em "bem menos de cinco segundos", de acordo com Kalbfell, e passa dos 270 km/h de velocidade máxima. Bem veloz - mas será que não há lugar para uma versão mais rápida?
"Em vez de buscar o mercado mais sofisticado, o próximo Artega se concentrará em um motor mais leve e econômico", diz Kalbfell. "Até 2010, também gostaríamos de produzir uma versão conversível." A Artega planeja aumentar gradualmente a produção até 500 unidades por ano, mas, como Kalbfell afirma, "é bem fácil dobrar este número, já que temos terreno de sobra para expandir a fábrica".
Quanto custa essa exclusividade? Na Alemanha, o Artega GT sai por ?15.000 (R$ 37.500) a mais que um Cayman S de 299 cv (vendido por £45.000 - R$ 144.000 - na Grã Bretanha)
sabe mais em.....
http://carmagazine.uol.com.br/materia/?id=08110505142054
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