O significado dos emblemas de carros das grandes montadoras
Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples
símbolos de identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos
diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a
curiosidade dos aficionados por carros. Os logotipos acompanham o
surgimento das primeiras fábricas de automóveis, no final do século
passado. Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações,
os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um símbolo de
identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média,
como os brasões nobiliárquicos. Veja o significado dos que mais
ficaram marcados na história do automóvel:
Audi - As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que
formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi,
Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se
chamar Audi AG, com sede empresarial em Neckarsulm, na Alemanha.
Alfa Romeo - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha
(brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem
(símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano,
fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda
Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo,
fundador da marca.
BMW - Representa uma hélice de avião, nas cores azul e branco. Foi
criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram
permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O
primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15,
de 1928. BMW é a abreviatura de 'Fábrica de Motores da Bavária'
(Bayerische Motoren Werk).
Chevrolet - Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta
foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde
um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em
1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da
marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis
Chevrolet.
Chrysler - A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um
pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O
logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre
as décadas de 30 e 50.
Citroën - Os dois 'V' invertidos, conhecidos na França como 'Deux
Chevron', simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro
Andre Citroën, fundador da marca francesa.
Dodge - O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de
Kansas (EUA), no oeste norte-americano.
Ferrari - O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no
avião de Francesco Baracca, piloto de caça italiano morto na Primeira
Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari
passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.
Fiat - A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica
Italiana de Automóveis de Turim.
Ford - O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase
inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o
desenho das grades dos carros da marca.
Jeep - Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em
inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os
modelos destinados a vários tipo de uso.
Lamborghini - O touro que aparece no símbolo dos esportivos
italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini,
às lutas de touro, pelas quais era fanático. Tanto que os carros da
marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.
Maserati - O logotipo da marca italiana representa o tridente de
Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919
pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.
Mercedes-Benz - A estrela de três pontas representa a fabricação de
motores para uso na terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb
Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela
impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.
Mitsubishi - Um diamante de três pontas que remete à resistência e
preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: 'Mitsu' significa três
em japonês; 'Bishi', diamante
Nissan - A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura
japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol
e a sinceridade) remetem ao provérbio 'sinceridade leva ao sucesso'.
Nissan significa 'indústria japonesa'.
Peugeot - O leão estilizado, que representa a 'qualidade superior da
marca' e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919.
Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.
Porsche - São dois brasões sobrepostos - o da região de
Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede
da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.
Quadrifoglio - O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo
é o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca
depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza
(Itália). A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a
ter esse logotipo na carroceria.
Renault - O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para
sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de
visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois 'R', em homenagem aos
irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.
Rolls Royce - Os dois 'R' do logotipo eram estampados em vermelho. Com
a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick
Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de
luto.
Saab - Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a
fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget.
A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um
animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da
vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.
Subaru - Na língua japonesa, Subaru significa 'plêiade' (conjunto de
estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.
Volvo - O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada
pela Ford) é o símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito
contestado por movimentos feministas na Europa
Volkswagen: A Kraft durch Freude , que pode ser traduzido como "Força pela Alegria", a organização para os tempos livres da DAF - Deutsche Arbeitsfront, a Frente Alemã do Trabalho, a grande organização corporativa do regime nazi, foi quem mandou construir a fábrica de Wolfsburg, onde foi produzido o "carro do povo".
Tudo começou em 1934 quando Hitler encomendou ao engenheiro austríaco Ferdinand Porsche o desenvolvimento de um pequeno automóvel "para o povo".
Porsche tinha sido director técnico da Daimler-Benz, mas no começo dos anos 30 tinha-se estabelecido por conta própria como designer de automóveis desportivos e de competição, em Stutgart, no sul da Alemanha. Um dos seus projectos era o de desenvolver um carro pequeno que fosse, ao mesmo tempo, barato e económico; um «carro popular», que em alemão se dizia Volkswagen.
Lancia: A marca italiana Lancia foi fundada em 1906 por Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin. Vincenzo Lancia era piloto de testes da FIAT e um dos mais rápidos pilotos da época.
Os primeiros modelos da Lancia tinham a característica de os seus nomes fazerem referencia às letras do alfabeto grego.
A Lancia começou a destacar-se pelos seus automóveis leves e inovadores, tal como aconteceu com o Lancia Theta em 1913, o primeiro automóvel a incorporar um sistema eléctrico. Mas é em 1922 aquando do lançamento do Lancia Lambda que a Lancia começou a ficar na boca do mundo. O Lancia Lambda ficou conhecido pelas suas inovações técnicas, tais como a suspensão independente e chassis monobloco.
Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples
símbolos de identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos
diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a
curiosidade dos aficionados por carros. Os logotipos acompanham o
surgimento das primeiras fábricas de automóveis, no final do século
passado. Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações,
os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um símbolo de
identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média,
como os brasões nobiliárquicos. Veja o significado dos que mais
ficaram marcados na história do automóvel:
Audi - As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que
formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi,
Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se
chamar Audi AG, com sede empresarial em Neckarsulm, na Alemanha.
Alfa Romeo - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha
(brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem
(símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano,
fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda
Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo,
fundador da marca.
BMW - Representa uma hélice de avião, nas cores azul e branco. Foi
criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram
permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O
primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15,
de 1928. BMW é a abreviatura de 'Fábrica de Motores da Bavária'
(Bayerische Motoren Werk).
Chevrolet - Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta
foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde
um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em
1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da
marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis
Chevrolet.
Chrysler - A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um
pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O
logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre
as décadas de 30 e 50.
Citroën - Os dois 'V' invertidos, conhecidos na França como 'Deux
Chevron', simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro
Andre Citroën, fundador da marca francesa.
Dodge - O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de
Kansas (EUA), no oeste norte-americano.
Ferrari - O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no
avião de Francesco Baracca, piloto de caça italiano morto na Primeira
Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari
passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.
Fiat - A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica
Italiana de Automóveis de Turim.
Ford - O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase
inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o
desenho das grades dos carros da marca.
Jeep - Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em
inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os
modelos destinados a vários tipo de uso.
Lamborghini - O touro que aparece no símbolo dos esportivos
italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini,
às lutas de touro, pelas quais era fanático. Tanto que os carros da
marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.
Maserati - O logotipo da marca italiana representa o tridente de
Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919
pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.
Mercedes-Benz - A estrela de três pontas representa a fabricação de
motores para uso na terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb
Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela
impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.
Mitsubishi - Um diamante de três pontas que remete à resistência e
preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: 'Mitsu' significa três
em japonês; 'Bishi', diamante
Nissan - A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura
japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol
e a sinceridade) remetem ao provérbio 'sinceridade leva ao sucesso'.
Nissan significa 'indústria japonesa'.
Peugeot - O leão estilizado, que representa a 'qualidade superior da
marca' e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919.
Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.
Porsche - São dois brasões sobrepostos - o da região de
Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede
da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.
Quadrifoglio - O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo
é o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca
depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza
(Itália). A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a
ter esse logotipo na carroceria.
Renault - O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para
sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de
visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois 'R', em homenagem aos
irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.
Rolls Royce - Os dois 'R' do logotipo eram estampados em vermelho. Com
a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick
Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de
luto.
Saab - Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a
fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget.
A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um
animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da
vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.
Subaru - Na língua japonesa, Subaru significa 'plêiade' (conjunto de
estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.
Volvo - O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada
pela Ford) é o símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito
contestado por movimentos feministas na Europa
Volkswagen: A Kraft durch Freude , que pode ser traduzido como "Força pela Alegria", a organização para os tempos livres da DAF - Deutsche Arbeitsfront, a Frente Alemã do Trabalho, a grande organização corporativa do regime nazi, foi quem mandou construir a fábrica de Wolfsburg, onde foi produzido o "carro do povo".
Tudo começou em 1934 quando Hitler encomendou ao engenheiro austríaco Ferdinand Porsche o desenvolvimento de um pequeno automóvel "para o povo".
Porsche tinha sido director técnico da Daimler-Benz, mas no começo dos anos 30 tinha-se estabelecido por conta própria como designer de automóveis desportivos e de competição, em Stutgart, no sul da Alemanha. Um dos seus projectos era o de desenvolver um carro pequeno que fosse, ao mesmo tempo, barato e económico; um «carro popular», que em alemão se dizia Volkswagen.
Lancia: A marca italiana Lancia foi fundada em 1906 por Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin. Vincenzo Lancia era piloto de testes da FIAT e um dos mais rápidos pilotos da época.
Os primeiros modelos da Lancia tinham a característica de os seus nomes fazerem referencia às letras do alfabeto grego.
A Lancia começou a destacar-se pelos seus automóveis leves e inovadores, tal como aconteceu com o Lancia Theta em 1913, o primeiro automóvel a incorporar um sistema eléctrico. Mas é em 1922 aquando do lançamento do Lancia Lambda que a Lancia começou a ficar na boca do mundo. O Lancia Lambda ficou conhecido pelas suas inovações técnicas, tais como a suspensão independente e chassis monobloco.