Esse q5 nao tem 430 cavalos, tem 299 em conjunto, 245 do motor e cerca de 130 do motor eletrico, eles simplesmente nao se somam como o normal.
Audi a ser audi... apesar de eles dizerem que aquilo é vitalicio, se queres tomar conta como deve ser do carro, troca de 60 em 60 mil. A ter em atençao que essas caixas (dl382) usada nos PHEV da audi, tem dois tipos de oleo na caixa, e se pedires para fazerem a revisao na audi, tens que mencionar que queres trocar os dois oleos e os filtros respetivos, se nao eles fazem-te uma revisao basica e nem sequer trocam o filtro. (é bastante caro, cerca de 800 euros)
Engraçado que para outros carros com a mesma caixa, o oleo já nao é vitalicio
Info do chat gbpt se estiveres interessado em ler.
Intervalo recomendado para troca de óleo
- Para as caixas S tronic de embreagem húmida, como a DL382 (usada no Q5 híbrido), recomenda-se trocar o óleo e o filtro a cada 60.000–120.000 km.
- Algumas versões da DQ500 (presente em modelos mais potentes) também seguem intervalos semelhantes.
Por que trocar o óleo?
Evita desgaste excessivo nos discos de embreagem e engrenagens
Garante trocas de marcha suaves
Remove partículas metálicas e impurezas
Prolonga a vida útil da caixa
O que significa “óleo vitalício” segundo a Audi?
- "Vitalício" normalmente refere-se à duração da garantia, não à vida real da transmissão.
- Muitos donos relatam problemas no mecatrónico e embreagens quando o óleo não é trocado.
- As caixas DSG/S tronic da Audi funcionam muito melhor com manutenção preventiva.
Conclusão
Se pretende manter o carro por muitos anos,
trocar o óleo da transmissão é uma decisão inteligente. Mesmo que o concessionário diga que não é necessário, oficinas especializadas conseguem fazer o serviço.