Oleo no IC A3 8L

Boas,

Desde ja os meus parabens ao exelente forum.


Tenhu um problema que passo a explicar:

A uns dias atras reparei que tinha a parte de baixo do IC babado de oleo , o tubo que passa por tras da suspençao da roda direita tambem tava meio sujo de oleo. nao percebo/ nao sei de onde e que vem aquele oleo . O IC tem algum tudo de oleo ou aquilo so funciona para arrefecer o Turbo?

Alguem com algum caso parecido que me possa dar umas luzes


Espero terme explicado bem


Obrigado
 
A entrada de qualquer pessoa cá no bairro passa sempre por uma apresentação.
Quanto ao teu problema:

O intercooler arrefece o ar comprimido pelo turbo (ar mais frio=mais denso=mais oxigénio no mesmo espaço). Não tem nada a ver com o arrefecimento do turbo (que é arrefecido a óleo e alguns também a água).

Se tem óleo por fora, é porque tem alguma fuga (telvez num dos tubos de ligação).
 
Peço desculpa mas tava de saida para a hora de almoço então tive de apressar a escrita , como ja viram sou novo no forum, sou possuidor de um A3 1.9 TDi 130cv , sou do algarve. (e preciso mais informaçao :p).

Quanto ao meu Problema ,

os tubos a que te referes sao os do IC ? e que pelo o que eu vejo o IC tem 2 tubos , Por cima e por baixo e nesses tubos so passam ar certo? onde me aparece o oleo e no tubo de baixo que depois "escorrega" para o IC.
A nao ser que tenha la mais algum tubo e que nao esteja a mostra.

obrigado
 
MimeL, o "problema" que tens não é defeito, é feitio... :)

Eu explico:
No topo do motor, mais precisamente na tampa das válvulas tens um respiro que se dá pelo nome de "Crank Case Vent" (vulgarmente conhecido pela abreviatura "CCV").

O CCV é um "respirador" localizado na tampa das válvulas, e serve para que os gases provenientes do aquecimento do óleo no interior do motor não criem pressão e sejam libertados. O problema está na forma como esses gases são libertados... o sistema que o fabricante criou não é o melhor, mas a ideia inicial foi criar um sistema "auto-suficiente" com zero manutenção.
O dito "respiro" está ligado ao tubo de admissão de ar (que vai desde a caixa do filtro de ar até ao turbo) por meio de um pequeno tubo. Por este tubo saem os tais vapores do óleo e também minúsculas partículas do mesmo. Até aqui tudo bem.

Para quem não sabe, os motores TDI não funcionam com ar forçado. O motor e turbo aspiram o ar que necessitam. Assim sendo, e estando o CCV ligado ao tubo de admissão de ar, o turbo acaba por "chupar" esses vapores com partículas de óleo, projectando-os por toda a tubagem, passando pelo IC e chegando aos colectores de admissão de ar já novamente no topo do motor. As partículas de óleo são minúsculas, mas kms atrás de kms... grão a grão enche a galinha o papo, não sei se me estão a entender... :roll:
O InterCooler como faz "caixa", o óleo acaba por se depositar lá, começando por vezes a babar.

Isto não é grave, pois os nossos motores foram projectados para funcionar com este sistema... :?
As vantagens de ter este "circuito" assim tal como vem de origem é zero... muito pelo contrário, não há uma única vantagem, pois o óleo suja as tubagens, criando uma goma de porcaria, que com o tempo acaba por se acumular e diminuir o diâmetro interno das tubagens, prejudicando os consumos e as performances.

A solução para o problema é fazer um CCV bypass.

Há 3 maneiras de o fazer:

1. Selar o tubo de admissão, e meter um tubo directo para o chão (os gases saem para a atmosfera, e as particulas de óleo pingam para o chão) - sistema pouco ecológico ;
2. Selar o tubo de admissão, e meter um oil catch can, ligando um pequeno filtro ao tubo de saída para filtrar os gases que saem para a atmosfera;
3. Meter um oil catch can e voltar a ligar o tubo de saída ao tubo de admissão (com ou sem filtro de "gases" pelo meio).

(eu uso o sistema n.º 2 8))


Para além da vantagem obvia dos 3 métodos que é não sujar as tubagens de óleo, os números 1 e 2 tem aínda a vantagem adicional de não fazerem subir a temperatura de intake, pois fazem com que não entrem para o curcuito de admissão de ar vapores a temperaturas na ordem dos 100 ºC. O n.º 3 tem essa desvantagem, pois o tubo de saída do oil catch can volta a ligar ao tubo de admissão (com ou sem o tal filtro de "gases").



Basicamente é isto. Dúvidas? :D
 
Realmente muito bem explicado , ou seja fazer mal nao faz (ao sistema mecanico do carro) .

Quer dizer que o oleo se encontra dentro do proprio IC hm. o mais dificil sera axar o dito respirador e fazer o bypass.

onde posso arranjar um Oil catch? da para fazer o bypass em casa ou e preciso ir mesmo a um mecanico?

obrigado
 
LOL eu ate vinha dar uma explicaçao simples as "3 pancadas" mas ate me vou embora cm uma reposta destas :lol:

Eu por acaso tenho o meu CCV ainda ligado... de 30 em 30mil abro o tubo inferior do IC e deixo a pingar umas horas e volta a fechar... e de 9 em 90mil lava se o circuito todo.

Cumps
 
Isso é tudo muito bonito, mas o IC só baba se tiver uma fuga. E se tiver uma fuga, deixa escapar quer o óleo, quer o ar. E assim, perdes rendimento.
Para além disso, a maior parte do óleo existente na admissão é proveniente do turbo e não do ccv, já que os vedantes do turbo precisam de alguma pressão para vedarem. O que não acontece ao ralenti, deixando passar algum óleo.
Mesmo que desligue o ccv da admissão, vai continuar a existir óleo dentro das tubagens, proveniente do turbo.
verifica as tubagens. no encaixe com o IC, tem um freio. Tira-o e saca o tubo e substitui o o-ring por um novo.
E voilá!! Acabou o óleo!
 
Se tiver alguma fuga pode ser do tubo que liga ao IC ou o proprio IC ? e que a parte de baixo parece me ser plastico assim a primeira vista , pode muito bem ter batido uma pedra e fazer um furinho (penso eu). Mas parece me ser mais do tubo de ligaçao que escorre dali para o meio do IC.

Muito bem , vou fazer da seguinte maneira:

1º tirar o tubo do IC e ver se tem fuga e se escorre muito oleo
2º limpar tudo e fazer uns quantos km.
3º se voltar aparecer oleo , compro um tubo novo ou o-ring novo ou braçadeira depende do que precisar
4º faço um bypass para evitar futuros oleos no IC


Muito obrigado
 
Back
Top