Óleo vaso expansão

Boas
Pessoal hoje reparei que o meu vaso de expansão do meu B6 estava mais escuro fui verificar a cor do G12 e reparei que está a passar do tom cor de rosa para castanho com umas pequenas gotículas de óleo preto
Em dezembro vai fazer três anos que mudei a junta deste carro
Penso ser do radiador de óleo que foi mudado á mesma data mas não foi OEM porque não havia em stock e tinha o motor em reparação não quiz esperar e levou da concorrência
A minha pergunta é acham que pode ser junta outra vez?
Estes radiadores de óleo duram assim tão pouco?
Para ser eu a mudar isso que por acaso nunca vi mas não parece difícil terei de vazar o óleo todo?
Não queria anular o radiador para teste prefiro tirar e soprar a ver se tem furo mas não sei se terei de tirar o óleo
Tinha em mente sacar fora dar pressão a ver se tem fuga e substituir se for o caso
No motor o óleo está bem preto daí apontar para o radiador óleo
Alguém que me deia uma orientação para ver isso na garagem do meu pai
Abraço [emoji12]
 
Nunca mudei nem nunca vi
Podes me dizer o procedimento para ver se mudo isso no próximo sábado?
Por exemplo terei de vazar o óleo?
Estas coisas ...
 
Nao tens de vazar o oleo, ao tirares o radiador de oleo, sai sempre um pouco de oleo mas nada de especial.
No entanto aconselho a mudar o oleo.
Em funcionamento, as diferencas de pressao entre o oleo e agua, fazem com que o oleo passe para a agua mas com o motor parado vai sempre alguma agua para o oleo por mais que a passagem seja pequena.
Muda o oleo, anti congelante, limpa o vaso de expansao e claro muda o permutador do oleo.
 
Azar do catano e tinha mudado o óleo o mês passado
Então é assim tiro os tubos da água e deixo vazar,tiro o filtro do óleo ,o copo do filtro, a porca que segura o radiador meto novo com o vedante novo
Depois meto copo e filtro de óleo reponho óleo em falta lavo todo circuito de arrefecimento certo?
O óleo do motor foi mudado á um mês e está preto ainda não levou com água porque detetei logo no início não dá para atestar só o óleo em falta é que poupo logo 70€ no óleo
Se tiveres paciência de escrever podes me fazer o procedimento da troca do radiador para eu perceber direito para não fazer merd@
Obrigado
Esta semana vou comprar um radiador de óleo para montar no sábado só acho estranho ter durado só dois anos e meio
Este carro quase não anda fez hoje 230 mil
O meu Clio tem 300 e o 205 tem 200 é estranho mas só se foi de qualidade fraca
A marca é JP e fui ver preços e por acaso não é dos mais rafeiros lol
 
Last edited:
Azar do catano e tinha mudado o óleo o mês passado
Então é assim tiro os tubos da água e deixo vazar,tiro o filtro do óleo ,o copo do filtro, a porca que segura o radiador meto novo com o vedante novo
Depois meto copo e filtro de óleo reponho óleo em falta lavo todo circuito de arrefecimento certo?
O óleo do motor foi mudado á um mês e está preto ainda não levou com água porque detetei logo no início não dá para atestar só o óleo em falta é que poupo logo 70€ no óleo
Se tiveres paciência de escrever podes me fazer o procedimento da troca do radiador para eu perceber direito para não fazer merd@
Obrigado
Esta semana vou comprar um radiador de óleo para montar no sábado só acho estranho ter durado só dois anos e meio
Este carro quase não anda fez hoje 230 mil
O meu Clio tem 300 e o 205 tem 200 é estranho mas só se foi de qualidade fraca
A marca é JP e fui ver preços e por acaso não é dos mais rafeiros lol

Basicamente disseste tudo...

Tiras o filtro de oleo,
Sacas fora os dois tubos de agua,
Tiras a femea que segura o radiador,
Tiras o radiador fora,
Limpas a superficie do bloco com uma lixa de agua, so para tirar a sujidade,
Metes o radiador novo no sitio (lubrifica o oring com oleo ou vaselina),
Apertas a femea,
Tubos de agua no sitio (cuidado para nao os trocar),
Filtro novo no sitio (vaselina ou oleo no oring do filtro),
Mudar o anti congelante e limpar muito bem o vaso (acho que sabes fazer isso).
Quanto ao radiador novo, opta por um da Hella/Behr
 
Obrigado
Assim já me oriento melhor
Quem sabe sabe ,quem não sabe aprende lol
A minha dúvida é sempre se ao tirar o filtro tem lá óleo e tenho de tirar o copo do mesmo e estou contando perder este óleo que me vai sujar o carro mas para além deste não corre mais de dentro do motor?
Vou me meter nesta aventura no sábado depois posto o resultado [emoji6]
 
Obrigado
Assim já me oriento melhor
Quem sabe sabe ,quem não sabe aprende lol
A minha dúvida é sempre se ao tirar o filtro tem lá óleo e tenho de tirar o copo do mesmo e estou contando perder este óleo que me vai sujar o carro mas para além deste não corre mais de dentro do motor?
Vou me meter nesta aventura no sábado depois posto o resultado [emoji6]
70€ o oleo?!
Isso tá caro.
 
Óleo e filtro
O óleo é este
7c8b65e2d0bb1b82e8ee61a46d667caa.jpg
 
Esse óleo compras por volta dos 40e. Eu unicamente mudava o radiador de óleo(comprar da nissens) e limpava o sistema de refrigeração.

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk
 
Obrigado
Assim já me oriento melhor
Quem sabe sabe ,quem não sabe aprende lol
A minha dúvida é sempre se ao tirar o filtro tem lá óleo e tenho de tirar o copo do mesmo e estou contando perder este óleo que me vai sujar o carro mas para além deste não corre mais de dentro do motor?
Vou me meter nesta aventura no sábado depois posto o resultado [emoji6]

Não, perdes o oleo que ta no filtro apenas.
O resto do oleo tá no carter.
 
Esse óleo compras por volta dos 40e. Eu unicamente mudava o radiador de óleo(comprar da nissens) e limpava o sistema de refrigeração.

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk
É o que vou fazer o Ricardo já me orientou vou ver se corre bem
Ainda tenho um litro de óleo que restou deste garrafão para depois atestar ao nível
Acho que aqui nos Açores o óleo deve ser mais caro lol
 
Back
Top