Óleos/fluídos

Boas
Perdoem-me se for abuso, mas preciso de mudar o anticongelante, o óleo da caixa de velocidades manual e o óleo da direcção assistida de um Mini Cooper (R52) de 2008. Não sei quais os indicados, nem as capacidades. Alguém me pode ajudar?
Saúde
 
Oleo da caixa de velocidades

1.7 litros

Caixa de 5 velocidades:
MTF-LT-4
ref. BMW nº 83-22-0-421-925

Caixa de 6:
MTF 94
ref. BMW nº 83-22-0-403-247

Drenar o oleo velho todo, nao misturar.

Oleo da direcao assistida:

0,7 litros

CHF-11S

Anticongelante

5,3 litros

Azul, 50% de concentracao, de uma boa marca. Se for o original, melhor.
 
Boa noite e saúde para todos.
Se puderem ajudar-me, agradeço.
Hoje foi o dia de tratar do Mini Cooper (R52) de 2008 da senhora. Mudei velas, filtros (excepto o de combustível que fica para o fim de semana), óleo do motor, óleo da caixa de velocidades e óleo da direcção assistida (parcial).
Mas a troca do anticongelante não correu bem. Não consegui abrir (e retirar) a tampa do "bocal" de enchimento. Acabei por encher pelo depósito de expansão (que foi lavado e ficou espectacular), mas tive muita dificuldade em que o líquido entrasse. Tive que soltar o depósito e levantá-lo para criar um desnível maior e lá encheu.
O que temo é que não tenha conseguido sangrar devidamenge o circuito. Enquanto fui metendo líquido mantive abertas a tampa do bocal de enchimento e as duas válvulas de sangria, uma do lado direito do compartimento do motor, (em cima entre o parte superior do radiador e o bloco do motor) e outra num dos tubos que parecem ir para dentro do habitáculo (junto ao depósito da direcção assistida). Lá foram expelindo ar e depois água. Quando me pareceu que já não deitavam ar e só saía água, fechei-as e pus o motor a trabalhar e abri-as ligeiramente. Numa delas, a do lado esquerdo, foi deitando umas bolhas de ar e depois passou a sair só água e fechei-a, a segunda não. Parece que a água não chega lá.
Alguém pode dizer-me o que fazer?
Tenho que deixar aquecer o motor até o termostato abrir?
 
Back
Top