Boa noite e saúde para todos.
Se puderem ajudar-me, agradeço.
Hoje foi o dia de tratar do Mini Cooper (R52) de 2008 da senhora. Mudei velas, filtros (excepto o de combustível que fica para o fim de semana), óleo do motor, óleo da caixa de velocidades e óleo da direcção assistida (parcial).
Mas a troca do anticongelante não correu bem. Não consegui abrir (e retirar) a tampa do "bocal" de enchimento. Acabei por encher pelo depósito de expansão (que foi lavado e ficou espectacular), mas tive muita dificuldade em que o líquido entrasse. Tive que soltar o depósito e levantá-lo para criar um desnível maior e lá encheu.
O que temo é que não tenha conseguido sangrar devidamenge o circuito. Enquanto fui metendo líquido mantive abertas a tampa do bocal de enchimento e as duas válvulas de sangria, uma do lado direito do compartimento do motor, (em cima entre o parte superior do radiador e o bloco do motor) e outra num dos tubos que parecem ir para dentro do habitáculo (junto ao depósito da direcção assistida). Lá foram expelindo ar e depois água. Quando me pareceu que já não deitavam ar e só saía água, fechei-as e pus o motor a trabalhar e abri-as ligeiramente. Numa delas, a do lado esquerdo, foi deitando umas bolhas de ar e depois passou a sair só água e fechei-a, a segunda não. Parece que a água não chega lá.
Alguém pode dizer-me o que fazer?
Tenho que deixar aquecer o motor até o termostato abrir?