opiniao acerca dos 1.6 105cv

malta,

como disse na minha apresentação estou seriamente a pensar comprar uma audi. Neste caso uma SB.
No entanto ainda nao sei bem aquilo que me vai calhar na rifa nao decidi se compre um SB 2009 1.9 105cv (famosissimo motor audi mt bom e fiavel, etc etc etc.), ou se compre uma SB 2010 1.6 105cv (gostava de saber a vossa opiniao acerca deste motor!).

Que vos parece o motor 106 de 105cv?
Quem o tem está contente ou desgostoso? Consumos sao realmente baixos? e a nivel de performance? (já sei que nao se pode comparar com o motor 2.0 de 140cv, mas.... que vos parece?)


Cumprimentos
 
os consumos sao baixos , aguentam bastantes quilometros, performence excelente , o unico defeito tem o trabalhar um pouco esquesito :s
 
Se estamos a falar do 1.6 TDI, fiavel, nao se sabe porque ainda é demasiado recente para feedback.
Consumos são razoaveis mas bem superiores ao 1.9 tdi. Regeneram demasiadas vezes a FAP, pelo que
o consumo obe as vezes demasiado. Performance é para esquecer. Numa sportback é uma arrastadeira
e é perguiçoso. Apenas aprova nos A1 que sao mais leves.
 
Olhando para isto:

2008 Audi A3 Sportback 1.9 TDI
Information Summary

What body style?: hatchback
How long?: 4292 mm
How wide?: 1765 mm
How heavy?: 1320 kg
What size engine?: 1896 cc
How many cylinders?: Inline 4
How powerful?: 104.9 PS / 103.5 bhp / 77.2 kW @ 4000 rpm
How much torque?: 250.0 Nm / 184 ft.lb / 25.5 kgm @ 1900 rpm
How quick? (Metric): 0-100 km/h in 11.70 seconds
How fast?: 187 km/h / 116 mph
How economical?: 6.1/4.0/4.8 l/100km urban/extra-urban/combined
What CO2 emissions?: 127.0

2009 Audi A3 Sportback 1.6 TDI
Information Summary

What body style?: hatchback
How long?: 4292 mm
How wide?: 1765 mm
How heavy?: 1320 kg
What size engine?: 1598 cc
How many cylinders?: Inline 4
How powerful?: 104.9 PS / 103.5 bhp / 77.2 kW @ 4400 rpm
How much torque?: 250.0 Nm / 184 ft.lb / 25.5 kgm @ 1500-2500 rpm
How quick? (Metric): 0-100 km/h in 11.70 seconds
How fast?: 194 km/h / 121 mph
How economical?: 5.1/3.8/4.2 l/100km urban/extra-urban/combined
What CO2 emissions?: 112.0



Vejo um motor 1.6 tdi com a mesma potência, o mesmo binário (com a vantagem de se manter constante entre as 1500-2500 rpm), melhores consumos, etc comparando com o 1.9 tdi..
Tirando a falta de feedback por ser um motor recente, não vejo desvantagens num 1.6tdi em ralação ao 1.9tdi..

Se estamos a falar do 1.6 TDI, fiavel, nao se sabe porque ainda é demasiado recente para feedback.
Consumos são razoaveis mas bem superiores ao 1.9 tdi. Regeneram demasiadas vezes a FAP, pelo que
o consumo obe as vezes demasiado. Performance é para esquecer. Numa sportback é uma arrastadeira
e é perguiçoso. Apenas aprova nos A1 que sao mais leves.

Fico sem perceber o comentário acima.. Mas lá está o 1.9tdi é que é sempre o melhor comparando com qualquer outro motor... :S
 
Last edited:
Se estamos a falar do 1.6 TDI, ... numa sportback é uma arrastadeira e é perguiçoso. Apenas aprova nos A1 que sao mais leves.

Precisamente,
essa é a ideia que eu tenho. Tenho receio de comprar um 1.6 e ficar desiludido. Estou habituado a um motor 1.6 mas numa comercial, mt mais leve que uma SB.

Mais alguém partilha dessa opiniao?

Os golfs novos tb têm motor 1.6 de 105cv. No entanto são mais leves...
 
plainas,

agora apanhas-te-me com esse comparativo!
De facto fico surpreendido pelos valores que apresentas.

Diz-se que os motores 1.9 sao motores de guerra porque já têm mt ano e nao deram problemas.
A minha questão vai msm para quem tem SB com motor 1.6TDI. O que vos parece esse motor? Estão satisfeitos?
 
Sem querer assustar, segundo consta, "começam a aparecer relatos" de que os 1.9tdi mais recentes já não mantêm a fiabilidade dos "mais antigos". Desgaste prematuro de componentes do motor etc...
 
Sem querer assustar, segundo consta, "começam a aparecer relatos" de que os 1.9tdi mais recentes já não mantêm a fiabilidade dos "mais antigos". Desgaste prematuro de componentes do motor etc...
o problema é que não são so esses motores novos a dar dores de cabeça..
 
Plainas, arrasta o 1.6 e nao leio, conduzo!
Alem de que é tudo muito lindo sim, mas ao ler o que postaste esta la a resposta:
Puxar mais e andar a rotaçoes mais altas para atingir binario e potencia.
 
plainas,

agora apanhas-te-me com esse comparativo!
De facto fico surpreendido pelos valores que apresentas.

Diz-se que os motores 1.9 sao motores de guerra porque já têm mt ano e nao deram problemas.
A minha questão vai msm para quem tem SB com motor 1.6TDI. O que vos parece esse motor? Estão satisfeitos?

Vou-te dar um concelho de amigo:
Conduz um e outro e depois vem debater comigo que ja andei em ambos.
 
Haa e plainas, é falso todos os dias os valores apresentados do consumo dos motores.
O 1.6tdi gasta mais porque puxas mais para andar. Talvez se conduzires mais devagar que
um velho de 70 anos numa carroça, faças consumos anunciados, lolol.
 
Haa e plainas, é falso todos os dias os valores apresentados do consumo dos motores.
O 1.6tdi gasta mais porque puxas mais para andar. Talvez se conduzires mais devagar que
um velho de 70 anos numa carroça, faças consumos anunciados, lolol.

Acredito que os consumos anúnciados sejam falsos claro como sempre...mas esta "falsidade" tanto serve para o 1.6 como para o 1.9.
Até aceitava a desculpa de os consumos do 1.6 serem superiores devido a ter de puxar mais se por exemplo o 1.6 tivesse 70 ou 80cv e 200nm ou menos de binário, tendo potências idênticas (105cv) e o mesmo valor de binário (e até o 1.6 tem o binário máximo disponivel mais cedo logo não precisas de "puxar tanto"), essa desculpa cai por terra...
Por exemplo às 1500rpm tens o binário máximo disponível no 1.6 e mantem-se constante até às 2500rpm enquanto no 1.9 só vais ter o pico de binário às 1900rpm..
Os motores evoluem...
 
Last edited:
Acredito que os consumos anúnciados sejam falsos claro como sempre...mas esta "falsidade" tanto serve para o 1.6 como para o 1.9.
Até aceitava a desculpa de os consumos do 1.6 serem superiores devido a ter de puxar mais se por exemplo o 1.6 tivesse 70 ou 80cv e 200nm ou menos de binário, tendo potências idênticas (105cv) e o mesmo valor de binário (e até o 1.6 tem o binário máximo disponivel mais cedo logo não precisas de "puxar tanto"), essa desculpa cai por terra...
Por exemplo às 1500rpm tens o binário máximo disponível no 1.6 e mantem-se constante até às 2500rpm enquanto no 1.9 só vais ter o pico de binário às 1900rpm..
Os motores evoluem...
Motores evoluem, a experimentação na conduçao de novos modelos é que não.
Eu conduzi ja os dois e alias tenho o 1.9 agora e digo que o 1.6 é arrastadeira e ponto.
É a minha opiniao, tenha binario disponivel cedo ou nao, nao anda igual, alias bem diferente.
O 1.6tdi no A1, ja é outra louça, anda que se farta. e é um carro muito engraçado com esse 1.6.
 
Apenas digo seja para que carro for, seja para que motor, experimentem que é a melhor forma de escolher um veiculo na hora de tomar decisoes definitivas.
 
Apenas digo seja para que carro for, seja para que motor, experimentem que é a melhor forma de escolher um veiculo na hora de tomar decisoes definitivas.

Eu também já conduzi os dois (embora o 1.9 num golf V) e o 1.6 não decepcionou em nada. A única diferença que notei é que o 1.9 é mais forte no arranque, por exemplo a saír de um semáforo ou numa subida mais inclinada, o 1.6 precisa de "mais acelerador" para "mover o carro", a partir das 1500 rpm é super agradável de conduzir..
Acredito é que para tirar a mesma potência de um motor com menos cilindrada os componentes sofram mais desgaste.. Mas isso só o tempo dirá..
 
Back
Top