Para quem gosta de avioes....

Sabiam que esta reliquia, o BAE Trident, ja usava um sistema de aterragem electronica nos anos sessenta?
Algo que a Boeing so conseguiu fazer 20 anos mais tarde, os Trident continuam ao servico. :o :o


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E agora a pergunta mais parva possivel ....

O que é um sistema de aterragem electrónica?

Se eu podia googlar isso ? Podia !
Mas não era a mesma coisa :P :P

( estou na brincadeira, mas assim quem também não sabe, pode tornar-se um bocadinho mais culto neste forum maravilha em que aprende de tudo )
 
joakimmf disse:
E agora a pergunta mais parva possivel ....

O que é um sistema de aterragem electrónica?

Se eu podia googlar isso ? Podia !
Mas não era a mesma coisa :P :P

( estou na brincadeira, mas assim quem também não sabe, pode tornar-se um bocadinho mais culto neste forum maravilha em que aprende de tudo )

Os avioes hoje em dia estao equipados com esses sistemas para aterrarem automaticamente, nomeadamente chama-se ILS (instrument Landing System), aterragem por instrumentos.
O sistema ILS baseia-se num posto de radio direccionado na cabeceira da pista e emite uma onda de radio na posicao oposta da cabeceira da pista ou seja:

O aviao capta o sinal de radio e nos instrumentos recebe a informacao total sobre a posicao da pista, alguns avioes ainda apenas fornecem aos pilotos a informacao mas as aeronaves mais moderna, nomeadamente os avioes comerciais, ja estao tao evoluidos electronicamente que ao receberem a informacao do ILS, esta informacao e enviada para o computador de bordo e o mesmo processa toda essa informacao e controla o piloto automatico da aeronave para que faca uma aterragem complectamente electronica, ou seja sem a intervencao do piloto. Ja ouvi dizer que estao a aperfeicoar o sistema para que o aviao faca tambem o taxi nos aeroportos tambem em modo automatico....

;) ;)
 
Vitor Faria disse:
Os avioes hoje em dia estao equipados com esses sistemas para aterrarem automaticamente, nomeadamente chama-se ILS (instrument Landing System), aterragem por instrumentos.
O sistema ILS baseia-se num posto de radio direccionado na cabeceira da pista e emite uma onda de radio na posicao oposta da cabeceira da pista ou seja:

O aviao capta o sinal de radio e nos instrumentos recebe a informacao total sobre a posicao da pista, alguns avioes ainda apenas fornecem aos pilotos a informacao mas as aeronaves mais moderna, nomeadamente os avioes comerciais, ja estao tao evoluidos electronicamente que ao receberem a informacao do ILS, esta informacao e enviada para o computador de bordo e o mesmo processa toda essa informacao e controla o piloto automatico da aeronave para que faca uma aterragem complectamente electronica, ou seja sem a intervencao do piloto. Ja ouvi dizer que estao a aperfeicoar o sistema para que o aviao faca tambem o taxi nos aeroportos tambem em modo automatico....

;) ;)

sugiro que busques o termo "auto land(ing)", CAT III c, se não me falha a memória.....
não confundas ils com auto land
ILS da-te informaçoes de localizer (vhf) e de glide slop (uhf)...

Mas sim..a funçao auto land requer aeroportos equipados com ILS

cumps


ps- de qq modo, excelente info
 
Vitor Faria disse:
Os avioes hoje em dia estao equipados com esses sistemas para aterrarem automaticamente, nomeadamente chama-se ILS (instrument Landing System), aterragem por instrumentos.
O sistema ILS baseia-se num posto de radio direccionado na cabeceira da pista e emite uma onda de radio na posicao oposta da cabeceira da pista ou seja:

O aviao capta o sinal de radio e nos instrumentos recebe a informacao total sobre a posicao da pista, alguns avioes ainda apenas fornecem aos pilotos a informacao mas as aeronaves mais moderna, nomeadamente os avioes comerciais, ja estao tao evoluidos electronicamente que ao receberem a informacao do ILS, esta informacao e enviada para o computador de bordo e o mesmo processa toda essa informacao e controla o piloto automatico da aeronave para que faca uma aterragem complectamente electronica, ou seja sem a intervencao do piloto. Ja ouvi dizer que estao a aperfeicoar o sistema para que o aviao faca tambem o taxi nos aeroportos tambem em modo automatico....

Muchas gracias pela info....


Não tinha a noção que os aviões normalmente aterravam automáticamente...
Imaginava o processo bem mais manual !

;) ;)
 
khan disse:
sugiro que busques o termo "auto land(ing)", CAT III c, se não me falha a memória.....
não confundas ils com auto land
ILS da-te informaçoes de localizer (vhf) e de glide slop (uhf)...

Mas sim..a funçao auto land requer aeroportos equipados com ILS

cumps


ps- de qq modo, excelente info


Exacto, tambem nao sei o nome correcto do sistema, o ILS consiste no emissor da cabeceira da pista e o receptor no aviao, o Glide sloop e o corredor de descida da onda de radio direccionada, imaginem um funil virtual onde o aviao tem de estar dentro dele ate chegar a pista.

Neste momento os pilotos ainda tem um papel bastante activo na aeronave, durante o voo a suas funcoes sao mais supervisionar e tratar das comunicacoes.

Quando surgiu os primeiros B747, estes estavam equipados com o ILS mas ainda nao possuiam o Autolanding, nesta altura os mesmos eram tripulados com 3 membros do cockpit, piloto co-piloto e engenheiro de bordo, o evoluir das maquinas conseguiu reduzir um membro no cockpit, ou seja os computadores substituem o engenheiro de bordo, a ideia e que no futuro o co-piloto tambem deixe de ser necessario e quem sabe ate mesmo retirar toda a tripulacao do cockpit, pois poupa-se milhares e milhares em salarios, formacao, etc.
Infelizmente tudo se baseia em dinheiro, devido a crise deste ano temos assistido a um espectaculo deploravel de quedas de avioes, eu penso que alguem anda a poupar onde nao deve e este ano ja cairam avioes demais...

Quanto a pergunta do meocomandante, e verdade o aviao ja faz mais de 70% do trabalho, se fizerem uma busca no google sobre o "fly by wire" , ou por exemplo pesquisar sobre o airbus A320, podem ver que este aviao nao deixa o piloto fazer parvoeiras, ou seja, tudo o que o piloto faz esta ligado ao computador que por sua vez avalia se o piloto agiu bem, se este tiver cometido um erro , este vai ser corrigido pelo computador, imaginemos estarem a voar com 50% dos motores e quererem subir muito depressa mas esquecem-se de acelarar, o computador avalia isso e corrige na hora aumentado a potencia dos motores automaticamente.
Facam uma busca no youtube sobre "Fly heavy metal", e muito interessante. ;)
 
Com tanta modernice ainda se queixam de só ganharem 10.000€ por mês :evil: :evil: :evil:

Deviam era de por tudo automatico e irem limpar ruas ah xuva e ganhar 600€ para verem o que éra bom pa tosse :green: :green: :green:
 
Vitor Faria disse:
, ou por exemplo pesquisar sobre o airbus A320, podem ver que este aviao nao deixa o piloto fazer parvoeiras, ou seja, tudo o que o piloto faz esta ligado ao computador que por sua vez avalia se o piloto agiu bem, se este tiver cometido um erro

desculpa interromper outra vez....
o qq A320fam, ou mais novos, não têm 1 computador...têm varios com variadas funções...
desde o CIDS que controla a "comunicação" da cabine..até..sei lá...o LGCIU que controla os trens....

mas sim, controla grande parte dos movimentos dos pilotos..mas não todos....

Khan
 
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