Parafuso do tensor da correia de distribuição

Boas pessoal, antes demais sou novo aqui no forúm e adquiri a semana passada um Audi A3 1.9 TDI 130cv Sport 17 de 2002, e receio que o que me traz por ca não são os melhores motivos. Sempre tive a pancada pelo motor tdi e sempre tive razões para acreditar que são bons motores, e por isso comprei o meu Audi com 148 mil Klm, sendo o antigo dono uma gaja. Ora bem esta segunda, tinha o carro feito 1 semana nas minhas mãos, começa a fazer um barulho muito estranho do motor, ao que eu vim logo para casa, parei o carro e não lhe mexi mais. Liguei para o stand, eles mandaram o reboque para levar o carro a oficina.
O mecanico diz que foi o parafuso do tensor da correia de distribuição que se partiu, uma vez que nos motores VAG esse parafuso tem que ser substituido e não pode ser aproveitado. O erro foi do mecanico que mudou a correia de distribuição pela primeira vez ao carro com 120 mil Klm, ainda na mão da dona anterior, e só não aconteceu mais cedo porque a dona anterior tinha o pé muito levesinho.
Este mecanico agora diz que eu fiz bem em ter parado e não se estragou mais nada, é só fazer a troca da correia de distribuição completa e fica como novo.
A minha confiança ficou muito abalada, o que é que voces acham? É um problema comun? É grave? Agradecia o vosso feedback ;)
 
Há quem goste de o mudar, mas quando se muda deve ser feito como deve ser, porque tem um aperto certo, mas muitas vezes é feito a olho, depois parte ou desaperta.

Na minha carrinha o meu já lá está á 380 kk e não tenho intenção nenhuma de lhe mexer...

Quando puderes passa por aqui :arrow: Apresentações
 
Mas é um problema normal? O stand responsabilizou-se pelo sucedido e o carro esta no mecanico deles e vai ser tudo mudado, mas até que ponto será que fica bom? Eu neste momento estou a ponderar cancelar o negócio.
 
Tu é que sabes, mas penso que se estiver alguma coisa mal tu notas, e digo-te já um stand que manda o reboque para te ir buscar o carro e se prontifica imediatamente para resolver o assunto nos dias de hoje é coisa rara.
A decisão é tua, se estás satisfeito com o carro dá mais umas voltas e vê se ficou tudo ok, depois decide, atenção à janela legal para cancelar o negócio.

Relativamente ao parafuso muito sinceramente não sei tenho o motor PD mais frágil o AJM, está com cerca de 350000 km e ainda está aí prás curvas.
 
Existem vários casos em que esse parafuso parte!... Na sua maioria quando isso acontece é grave! Pois descomanda o motor e provoca danos graves!...

Ora bem, se não chegou a descomandar o motor tives-te muita sorte!... ;)

E digo mais, o vendedor ao ter essa resposta perante o sucedido dá-te por muito feliz!... Pois nos dias de hoje tinhas ficado com o problema para o resolveres sozinho!...

Desfazer o negocio ou não a decisão é tua, mas se ficar ok depois da reparação não vejo o porquê de não ficares com ele!...
 
Penso que o motor não sofreu dano nenhum, uma vez que o carro trabalha e anda, faz é um ruido tipo aspirador. Estou a ponderar quando for busca-lo a oficina leva-lo a Audi para eles darem uma olhadela a ver se está tudo em ordem. Em termos de valores, quanto é que isso me ficava?
 
Amigo e porquê na Audi?

Sabes que os melhores mecânicos estão cá "fora"!

Consulta um Mecanico da tua confiança! ;)
 
Bem eu acho que foi uma sorte não ter danificado nada, não sei se não poderá ter havido contacto pistão/válvula apenas com a falta de tensão da correia (pratinhol, é possivel não é?).
Por acaso esta semana fiz a distribuição do meu e mudei esse parafuso, aliás é tipo um perno roscado em ambas as pontas, como vinha incluido no kit de distribuição optei por tirar o velho e meter o novo, meti 2 porcas apertei uma contra a outra e apertei a 20Nm depois meti o tensor e apertei a porca a 20Nm, espero que não tenha ficado mal, devia ter posto loctite naquela porcaria, nem pensar nisso é bom!
 
Desde já agradeço o vosso feedback, e a partilha das vossas experiencias, tem ajudado bastante, gostava no entanto de saber se há por aqui alguem a que tenha sucedido o mesmo problema.
 
Boas pessoal, tenho novidades. O vendedor do stand ligou-me, e disse-me que o parafuso partiu, mas que ficou la no sitio, no entanto como partiu junto ao bloco do motor, só vai ser possivel retira-lo levantando um pouco o motor e retirar-lo com a ajuda de um berbequim ou coisa parecida, e nisto chamou-me para eu la ir com ele a oficina amanha de manha assistir ao processo para poder ver tudo o que se vai passar.
Até aqui tudo bem, no entanto ele disse que em principio faz-se já a troca do kit da correia de distribuição completo, caso seja necessário, senão substitui-se apenas as peças que estão danificadas.
Não será melhor substituir tudo já, pelo sim pelo não? Já agora a que mais promenores devo ter em atenção?
Obrigado e cumprimentos ;-)
 
Peço desculpa, com o strees do carro na oficina esqueci-me, no entanto já fiz a minha apresentação, com algum atraso, mas já está :rolleyes:
 
Boas pessoal trago novidades, fui hoje de manha à oficina, e afinal o que realmente se partiu foi um dos três parafusos de um dos apoios do motor, apoio esse que fica ao pé da correia de distribuição.
Ao que parece, quando a antiga dona do carro fez a primeira muda de correia de distribuição, o mecanico trocou a ordem dos parafusos desse apoio, eles são três, dois iguais e um mais comprido, e ele enganou-se a meter esse mais comprido, o que levou a que se partisse nas minhas mãos.
Vai levar agora um kit completo de correia de distribuição e bomba de água.
Ainda bem que parei logo o carro, senão o estrago era maior.

Cumprimentos ;-)
 
E o que é que esse parafuso tem a ver com a distribuição?? Para já acho estranho que tenha partido devido a estar trocado, o que poderia ter acontecido, e nem sei se o parafuso mais curto tem rosca suficiente para sequer enroscar no sitio do mais comprido, mas mesmo que desse, podia era ter moido a rosca do bloco devido a apanhar apenas uns fios de rosca, partir, é estranho... e o outro mais comprido não sei se aparafusaria até ao fim, mas ok... eu troquei esses parafusos e assim que os meti reparei logo que estavam trocados, e não sou mecânico.
Mesmo que partisse 1 parafuso, ainda assim sobram 2 para segurar o apoio, o que não percebo o porque dos sintomas que tiveste no carro. Só se o apoio ficou a abanar e fazia o tal barulho que ouviste, mas para abanar assim é porque pelo menos 2 parafusos estavam lixados, desapertados, etc
E repito, o que é que esses parafusos tem a ver com a distribuição? E o porque de te terem dito que tinha partido o parafuso do tensor? Enganaram-se ou foi hipotético?
Tá aí qualquer coisa estranha nessa história, ou pode ser só impressão minha....
 
Enganaram-se, e so ontem quando retiraram os plasticos e protecções do motor é que começaram a ver e descobriram o que era, por isso é que me chamaram para ir la hoje ver. Como partiu um parafuso, o motor descaiu um pouco e a correia de distribuição rossava num apoio qualquer, dai o barulho.
 
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