O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, visitou Portugal e à chegada, estava a Banda da Armada a tocar os respectivos hinos, e uma guarda de honra de uma Companhia de Fuzileiros.
Para impressionar o seu congénere angolano, Cavaco Silva dirigiu-se a um Fuzo e perguntou-lhe:
- Fuzileiro, pela Pátria, o que é que estás disposto a fazer?
O Fuzo respondeu:
- Pela Pátria, Senhor Presidente, eu mato e morro!
José Eduardo dos Santos ficou impressionado e convidou Cavaco Silva a visitar Angola. Também ensinou os soldados do exército angolano a frase: "Pela Pátria, mato e morro!"
À chegada a Luanda, também havia uma banda a tocar os hinos nacionais e uma companhia de tropas especiais angolanas. Para impressionar Cavaco Silva, o presidente angolano perguntou a um dos soldados:
- Soldado, pela Pátria, o que é que estás disposto a fazer?
O soldado respondeu:
Cavaco não se impressionou e também fez uma pergunta ao soldado angolano:
- E como é que fazes isso?
O soldado respondeu:
- Quando os inimigos vem do mato, eu foge pro morro. Quando eles vem do morro, eu foge pró mato...
Para impressionar o seu congénere angolano, Cavaco Silva dirigiu-se a um Fuzo e perguntou-lhe:
- Fuzileiro, pela Pátria, o que é que estás disposto a fazer?
O Fuzo respondeu:
José Eduardo dos Santos ficou impressionado e convidou Cavaco Silva a visitar Angola. Também ensinou os soldados do exército angolano a frase: "Pela Pátria, mato e morro!"
À chegada a Luanda, também havia uma banda a tocar os hinos nacionais e uma companhia de tropas especiais angolanas. Para impressionar Cavaco Silva, o presidente angolano perguntou a um dos soldados:
- Soldado, pela Pátria, o que é que estás disposto a fazer?
O soldado respondeu:
Cavaco não se impressionou e também fez uma pergunta ao soldado angolano:
- E como é que fazes isso?
O soldado respondeu:
- Quando os inimigos vem do mato, eu foge pro morro. Quando eles vem do morro, eu foge pró mato...