perda de potência audi a5 2.0 tdi

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Boa tarde, tenho um A5 2.0 tdi de 2009 (motor CAHA) e andava com o erro P2015 [Intake Manifold Flap Position Sensor (Bank 1) - implausible signal] há 2 meses e CEL ligada, alguns amigos disseram que não era grave mas precisava de limpar ou substituir o coletor de admissão.

Ontem após de uma aceleração brusca, o carro começou a dar "lags" durante acelerações independentamente da velocidade (caixa manual). Isto é, o motor fica em 2000-2500 rpms para alguns segundos e só depois continúa a aceleração, ou até ao contrário, pode perder a potência até eu não mudar da velocidade.

Notas importantes:
- Acontece só passado 1-2 minutos após o arranque e marcha iniciada.
- Isto tudo é acompanhado com o indicador das velas de incandescência a piscar com o seguinte erro (vag-com):


4804 - Mass Air Flow during Regeneration too Low
P145E 00 [101] - -
Not Confirmed - Tested Since Memory Clear
...

O indicador das velas apaga-se quando desligo o motor e volto a ligar, mas aparece de volta quando o carro começa a dar essas vasilações das rpms.

Vi nalguns forums que podia ser a valvula EGR.

Sei que é difícil de identificar a origem do problema, mas queria evitar as contas desnecessárias ou mecânicos "sapateiros" que podem piorar a situação. Agradeceria pelas vossas sugestões.
 
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Boa tarde, tenho um A5 2.0 tdi de 2009 (motor CAHA) e andava com o erro P2015 [Intake Manifold Flap Position Sensor (Bank 1) - implausible signal] há 2 meses e CEL ligada, alguns amigos disseram que não era grave mas precisava de limpar ou substituir o coletor de admissão.

Ontem após de uma aceleração brusca, o carro começou a dar "lags" durante acelerações independentamente da velocidade (caixa manual). Isto é, o motor fica em 2000-2500 rpms para alguns segundos e só depois continúa a aceleração, ou até ao contrário, pode perder a potência até eu não mudar da velocidade.

Notas importantes:
- Acontece só passado 1-2 minutos após o arranque e marcha iniciada.
- Isto tudo é acompanhado com o indicador das velas de incandescência a piscar com o seguinte erro (vag-com):




O indicador das velas apaga-se quando desligo o motor e volto a ligar, mas aparece de volta quando o carro começa a dar essas vasilações das rpms.

Vi nalguns forums que podia ser a valvula EGR.

Sei que é difícil de identificar a origem do problema, mas queria evitar as contas desnecessárias ou mecânicos "sapateiros" que podem piorar a situação. Agradeceria pelas vossas sugestões.

a melhor maneira para evitares contas desnecessárias é fazer um log bem feito para tantar perceber o padrão da falha.

pelos erros começava por ver swirl flaps, egr e filtro de particulas
 
Mas o relatório está incompleto, certo Pedro?
Achei que sim. Mas posso estar errado.
O sensor, ele pede emprestado a alguém e troca só para tira temas antes de comprar um.
 
Obrigado pelas respostas. O carro tem 200 mil kms. Tenho o relatório completo, mas optei por não fazer "flood" com o mesmo, porque não tem nada mais de interesse alem dos 2 erros que escrevi no post principal. Não tenho a possibilidade de arranjar um sensor agora, mas amanhã vou a oficina easystop ver o que eles vão dizer e depois escrevo um feedback aqui.
 
A borboleta foi vista por mim e não notei as deficiências, até fiz a limpeza.
Dei o carro a easystop mas eles tinham muito trabalho e levei no proximo dia sem fazer algo.

Procuro uma pessoa competente quem poderá ajudar com o assunto na zona de grande lisboa.
 
A borboleta foi vista por mim e não notei as deficiências, até fiz a limpeza.
Dei o carro a easystop mas eles tinham muito trabalho e levei no proximo dia sem fazer algo.

Procuro uma pessoa competente quem poderá ajudar com o assunto na zona de grande lisboa.

como já e disse só fazendo um log como deve de ser para descortinar o problema. a maquina faz bem mais do que ler erros
 
como já e disse só fazendo um log como deve de ser para descortinar o problema. a maquina faz bem mais do que ler erros

Gostaria de entender melhor qual é o log ao qual se refere. Se está a falar do VCDS, eu tenho o log completo do auto-scan antes e depois do problema, só que o problema não consiste nos farois ou radio, por isso não meti aqui. O resto do log não tem falhas.

madlima29 disse:
Confias nessa oficina?
Um amigo meu disse que trabalham bem, mas depois de levar o carro de manhã na terça e ainda não ter o orçamento no dia seguinte decidi tirar o carro dali.
 
Gostaria de entender melhor qual é o log ao qual se refere. Se está a falar do VCDS, eu tenho o log completo do auto-scan antes e depois do problema, só que o problema não consiste nos farois ou radio, por isso não meti aqui. O resto do log não tem falhas.


Um amigo meu disse que trabalham bem, mas depois de levar o carro de manhã na terça e ainda não ter o orçamento no dia seguinte decidi tirar o carro dali.

ver os erros não é um log, é um report. log é com o carro a funcionar olhar a todos os parametros em tempos real. começa a ser um requisito para quem quer ser mecânico qualificado para carros mais modernos.
 
O assunto está resolvido. A perda de potência foi o safe mode causado por MAF sujo, cuja sujidade acrescentou por causa do filtro de ar mal posto e estragado. Filtro de ar + sensor MAF substituidos.

P2015 não foi relacionado com este problema. Tirei o coletor, as borboletas não estão na posição correta, que é um problema comum e da para andar com isto.

Obrigado a todos participantes do thread.
 
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