Queremos divulgar uma iniciativa que estamos a tomar: uma petição contra o SIEV, o sistema governamental que vai tornar a obrigatória a colocação de chips RFID de matrícula em todos os automóveis.
Como procuramos demonstrar no texto da petição, o SIEV parece ser inútil, e até prejudicial, do ponto de vista da facilitação da vida do utente; é um mecanismo de taxação dissimulada; e coloca em risco as liberdades, e o direito à privacidade, de cada indivíduo.
Por outro lado, tem sido alegado que o SIEV ajudaria a prevenir a criminalidade automóvel (por ex., o carjacking), o que não é verdade. Os chips RFID são facilmente clonáveis, por meio de banais leitores, que podem ser adquiridos em sites como o eBay, entre outros. Deste modo, o SIEV permitirá a generalização do roubo de identidade dos automóveis, bem como a camuflagem da identidade dos veículos roubados. Logo, este sistema não só não vai prevenir a criminalidade, como vai incentivar uma criminalidade ainda mais sofisticada e eficaz do que a actual.
A petição visa não apenas parar o processo, como também funcionar como instrumento de consciencialização pública alargada.
Pedimos que ajudem a divulgar esta iniciativa, reenviando este mail para todos os vossos contactos. Esta petição só terá um impacto real se ganhar uma dimensão nacional. E só vai ganhar essa dimensão com a vossa ajuda.