Vendido

Boas pessoal, a cabeça do motor já veio do torneiro ha algum tempo mas só agora peguei nela. Foi apenas descarbonizada e foram mudados os retentores das válvulas, para tentar travar o consumo excessivo de óleo do motor.
Aproveitei para pintar a cabeça com uma tinta zincada de tonalidade cinzenta, própria para escapes e altas temperaturas. Julgo que ficou bem.

 
Neste tempo tenho junta do algum material necessário, nomeadamente o kit de distribuição, com bomba de água, aqui uma imagem da bomba velha:



A nova aqui em destaque, material SKF:



Também veio a tampa do distribuidor e rotor da Bosch, corpo do termóstato, alguma tubagem, buzina, e ainda hei-de ir buscar uns cabos de vela da NGK.
 
Mais novidades:

Um dos problemas típicos destes motores da VW é o sistema de respiro do motor. Se as mudanças de oleo nao forem respeitadas ou se forem usados oleos de fraca qualidade, acumula-se muito lixo proveniente de oleo queimado e que entope o sistema de respiro. Nestes motores existe uma caixa de respiro anexa ao bloco que entope com facilidade. Pensei em tentar limpa-la mas é difícil obter uma limpeza eficaz neste peça pelo que adquiri uma nova, original VW:


image uploader


image uploader

Aqui a cabeça do motor ou culaça como quiserem chamar, já com o retentor da arvore de cames trocado, correia da distribuição montada e prestes a dar o ultimo aperto nos pernos da cabeça do motor, neste motor é: 40Nm mais 60Nm mais 90 graus e mais 90 graus.


image uploader

Kit da distribuição da SKF... para nao facilitar...


image uploader

O apoio do motor foi pintado da cor da cabeça do motor...


image uploader

Tampa das valvulas também pintadinha...
Escusado será dizer que levou juntas e vedantes dos parafusos novos...


image uploader


Pormenor de um dos parafusos da tampa.. foram limpos com diluente e escovados para ficarem com este aspeto polido. Aqui a tampa tava um pouco suja com oleo das minhas luvas mas foi limpa a seguir.


image uploader



image uploader

Mais novidades em breve :)
 
Sim senhor, estou a gostar de ver :D

No meu Ibiza 6k por acaso também tenho de mudar a distribuição! Há já um ano que o comprei e ainda não mudei, nem tão pouco sei quando foi a ultima substituição :(
 
Mas que belo trabalho que estas a fazer no Polo... Esta com um excelente aspecto.

Enviado do meu SM-G950F através de Tapatalk

Obrigado, acredita que dá-me uma enorme satisfação fazer um projecto destes. Pegar num autentico chaço que nem 500 euros vale, e ressuscitá-lo do zero, até ficar melhor do que era quando saiu de fábrica. A parte mecânica está adiantada mas ainda falta a parte do exterior..
 
Ora, mais novidades:

Correia de acessórios e respectivo tensor, novos.Material SKF.




Apoio do alternador e da bomba da direção assistida desengordurado e pintadinho:



Aqui colocado no sitio, com os parafusos limpos e polidos e o tensor da correia de acessórios instalado:



Uma escovadela no alternador para ficar com um melhor aspecto..



Apoio o apoio do motor pintadinho.. está em bom estado nao vale a pena trocar.


image hosting

Aqui outro pormenor...


image hosting

Isto tudo foi ontem mas hoje ainda houve mais avanços!
 
Last edited:
Hoje de manhã nao houve muito tempo mas deu para instalar o tubo principal de agua que vem da bomba de agua até ao corpo do termóstato. Material novo da Calorstat:

WP_20171124_16_58_21_Pro.jpg


Inclui sensor de temperatura..



Uma pausa para o café e contemplar o chaço e pensar em novas ideias..




E de volta ao trabalho... pegar no distribuidor, limpar e mudar o rotor e a tampa, material Bosch...





Limpeza do colector de admissão...


upload images

Mudança de todos os vedantes do colector...


upload images

Aqui a diferença entre um vedante novo e o velho.. O velho já esmagado e ressequido comprometendo a vedação.


upload images

Aqui o colector já montado no sitio...


upload images

E pronto, acabaram-se as fotos e as novidades, e é hora de fechar os portoes da oficina para descansar! Para a semana há mais! Obrigado a todos que seguem este projecto, qualquer sugestão ou critica é bem vinda! Bom fim de semana!
 
Dá gosto ver tópicos assim!
Muita informação, tudo bem feito sem pressas... Por vezes é isso que faz falta, ter calma (e paciência!).
FORÇA NISSO ;)
 
Mais novidades:

Cabos de vela novos.. Ia optar por uns da NGK, mas tinha de mandar vir da net e esperar mais uns dias.. comprei na OneDrive estes da Bosch.


upload pic

Vaso de expansão novo, e respectiva tampa nova, pronto a receber anti congelante G12...


upload pic

Ja tinha o colector e linha de escape pintado de cinza, mas nao gostava muito da cor e a tinta era fraca. Vai assim com esta cor, igual a do motor.


upload pic


Para ja acabaram as fotos, mas o motor ja trabalhou, ja levou oleo e filtro novo. Oleo Motul 5W40 norma VW 502.00.
Amanha novas fotos!
 
Back
Top