Pressão no sistema de refrigeração

Boas malta, hoje tive de volta da minha menina e tive a fazer uns testes e algo não está bem com o sistema de refrigeração:
Desde que adquiri a carrinha sempre notei pouco quente na sofagem, hoje com a carrinha nos 90° reparei que tinha alguma pressão no sistema, abro o vaso de expansão e mando acelarar em torno das 2500 e tudo normal assim que ligo a sofagem passado um bocado pumba liquido começa a subir e manda para fora a ventuinha dispara isto so acontece com a sofagem ligada para quente.
Devo ter o radiador de sofagem intupido mas agora a minha pergunta é se ele estando entupido pode originar ganho de pressao no sistema.
Não quero imaginar que seja a junta....
 
Boas malta, hoje tive de volta da minha menina e tive a fazer uns testes e algo não está bem com o sistema de refrigeração:
Desde que adquiri a carrinha sempre notei pouco quente na sofagem, hoje com a carrinha nos 90° reparei que tinha alguma pressão no sistema, abro o vaso de expansão e mando acelarar em torno das 2500 e tudo normal assim que ligo a sofagem passado um bocado pumba liquido começa a subir e manda para fora a ventuinha dispara isto so acontece com a sofagem ligada para quente.
Devo ter o radiador de sofagem intupido mas agora a minha pergunta é se ele estando entupido pode originar ganho de pressao no sistema.
Não quero imaginar que seja a junta....

No teu carro o anticongelante quente está sempre em circulação no radiador da chauffage. O facto de a ligares não pode provocar esses sintomas.
Há algo mais aí.
Precisas de ver se a água está a circular, se a bomba está a trabalhar.
Isso pode causar que a água no radiador da chauffage esteja morna, ao contrario da que está no motor que deverá estar a ferver, pois a água nao circula.
Vê se e como aquecem os dois tubos do radiador da frente.
Vê se o vaso está quente ou morno ou frio até.
Vê se sai água com alguma pressão pelo tubo de retorno que vai ao vaso.
A temperatura nao passa dos 90?
Ter em atencao que alguns Audis tem um sensor junto à cabeca do motor e outro a saída do radiador..
Eu julgo que a temperatura que aparece no quadrante é resulta da média entre estes dois sensores..
 
Amanha irei fazer o teste ao tubo de retorno do vaso de expansão, irei trocar o vaso tambem pois aquele já esta muito baço, o termostato foi substituído à cerca de 3 semanas pois já não chegava aos 90°, estou com algum receio que seja da junta mas vamos ver, ela manda o g12 fora quando a ventuinha aciona mas é coisa de 5 segundos depois volta logo ao normal e só acontece quando a estou a acelarar uns 30 40 segundos e com a sofagem ligada, amanha direi algo obrigado
 
Acho que a bomba de agua já foi à vida já foi verificado se a agua retorna ao vaso?

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
Last edited:
Amanha irei fazer o teste ao tubo de retorno do vaso de expansão, irei trocar o vaso tambem pois aquele já esta muito baço, o termostato foi substituído à cerca de 3 semanas pois já não chegava aos 90°, estou com algum receio que seja da junta mas vamos ver, ela manda o g12 fora quando a ventuinha aciona mas é coisa de 5 segundos depois volta logo ao normal e só acontece quando a estou a acelarar uns 30 40 segundos e com a sofagem ligada, amanha direi algo obrigado

A água transbordar quando está quente é perfeitamente normal.
A ventoinha disparar quando ligas a climatronic é normal.. Se estiveres a ligar o AC ao mesmo tempo..
O teu problema aqui é a chauffage pouco quente.. Se o radiador estiver desentupido e não havendo erros nas flaps, verifica o tubo de retorno que vai ao vaso e vê se a água sai com 'alguma pressão" e se essa pressão aumenta quando aceleras.
Se sair muito pouca pressao ou nenhuma, podes ter o tubo de retorno entupido ou a bomba não está a funcionar bem.
Vê tambem se aos 90° os dois tubos grandes que vao ao radiador do anticongelante ficam bem quentes.
 
A ventoinha liga mas por temperatura pois ligo o climatronic em modo econ depois acelero as 2 mil 2500 passado uns 30 40 segundos o liquido sobe comeca a mandar fora a ventuinha liga e o nivel volta a descer, o que me fez hoje ir verificar isto foi ter vindo do trabalho e quando cheguei fui para ir ver o nivel do liquido e vi que os tubos tinham alguma pressao abri lentamente o vaso e ele mandar algum liquido fora, amanha de manha irei fazee o mesmo trajeto e irei com o vag com ligado para ir a ver temperaturas.
 
A ventoinha liga mas por temperatura pois ligo o climatronic em modo econ depois acelero as 2 mil 2500 passado uns 30 40 segundos o liquido sobe comeca a mandar fora a ventuinha liga e o nivel volta a descer, o que me fez hoje ir verificar isto foi ter vindo do trabalho e quando cheguei fui para ir ver o nivel do liquido e vi que os tubos tinham alguma pressao abri lentamente o vaso e ele mandar algum liquido fora, amanha de manha irei fazee o mesmo trajeto e irei com o vag com ligado para ir a ver temperaturas.

Quando se mudou o termostato tera ficado bem sangrado?
Pode tambem ser a tampa do vaso.
 
Após ter substituído o termostato coloquei o g12 liquei a sofagem para quente deixei a trabalhar nos 90° uns 40 minutos com o faso aberto, o nivel baixou voltei a repor e ficou estabilizado, amanha quando comprar o vaso colocarei tampa nova tambem para testar.
 
Boas hoje vim para o trabalho com o vag com ligado e a nível de temperaturas sempre dentro do normal max 90.1º, mas estou com o tal flap da sofagem com o erro 01274 e 00716 dai notar que faz pouco quente, agora da parte da tarde irei verificar o tubo de retorno.
 
Teste feito, ela faz retorno quando acelero ao relanti não a vejo a circular retirei o tubo de retorno e nada, quando o termostato está fechado ela ao relanti também circula ? ou só quando ele abre?
Ao acelerar o nivel baixa e o tubo de retorno repõem, agora ao relanti nada.
 
Bem ao fim de trocar vaso de expansão, tampa e liquido g12 venho dizer que ao fim de 100klm feitos pressao nos tubos 0 leituras com o vag com temperatura maxima 97° atingiu esta temperatura a puxar uma 4° e 5°, verifico que tenho retorno no vaso apos o termostato abrir enquanto esta frio nada de retorno a não ser se acelarar qualquer das maneiras irei trocar distribuição e bomba de água para não ter surpresas, muito obrigado pelas dicas pessoal
 
Back
Top