Problema com Aviso "Pastilhas Gastas no CB"

• Thread starter Thread starter BlueA4
  • Data de Início Data de Início
Boas,Tenho um problema com o tal aviso "Pastilhas Gastas" (O)
Problema é que os terminais que ligam as pastilhas tão todos podres (Antigo dono nunca lava o carro depois de andar com ele no sal)
Cabos estão na mesma,quando a comprei no lado direito (condutor) tinha os 2 cabos ligado um ao outro e do outro lado tava ligado normalmente (Ai ja o aviso me estava a chatear,quando ligava o carro) do outro lado estava normal
Agora como a inspeção vem ai tenho de resolver esse problema,sendo que vou ter de passar uns cabos novos...
Cheguei a conclusão que os cabos devem estar cortados algures...
1-Queria saber se os cabos saem do quadrante (Minha B5 é de 99 Restyling,Com relógio analógico,Sem can,instrument.jpg, COM CB claro)
2-Se saem do quadrante,qual ficha e no qual pino?
3-Posso calar o Aviso "Provisoriamente" Ligando/desligando os cabos no quadrante?
Cumps ;)

Desligar o aviso é possível, se fizeres um chante na ficha que vai ligar ao conector das pastilhas, em ambos os lados. (duvido que o problema esteja na restante cablagem)
Verifica bem os cabos que vão das pastilhas até à ficha do carro. São bastante frágeis, e até aposto que o problema está aí. É possível que um dos cabos se tenha partido.

Re: Problema com Aviso "Pastilhas Gastas no CB"

Concordo com o josebrites, o stress deve estar mesmo nos fios que vão até a ficha das pastilhas.
Segue até onde eles entram para o comparimento do motor, e aí até podes shuntar os fios e assim
anulas o aviso de pastilhas gastas.
Se quiseres manter isso a funcionar, fazes uma nova cablagem do compartimento do motor até a ficha
das pastilhas e ligas.

Não sei qual a tua ficha, mas senso de 2 fios esta deve servir caso tenhas que substituir
a tua se estiver podre:

http://www.ebay.com/itm/2-line-Plug...t=Car_Audio_Video&hash=item416df093d8&vxp=mtr

Desligar o aviso é possível, se fizeres um chante na ficha que vai ligar ao conector das pastilhas, em ambos os lados. (duvido que o problema esteja na restante cablagem)
Verifica bem os cabos que vão das pastilhas até à ficha do carro. São bastante frágeis, e até aposto que o problema está aí. É possível que um dos cabos se tenha partido.

De certeza que é esse esse o problema..... Faz o chante nos fios...

Eu ja fiz um chante dos 2 lados e continuou na mesma,ai é que vi mesmo que o cabo estava estragado mais a cima...
Penso que os cabos venham ter ao quadrante certo?

Last edited:
Não estou a ver esse cabo agora de cor mas eles não fazem conjunto com os sensores de velocidade das rodas? Penso que sim!!
Se assim for e se seguires a cablagem desde a roda há-de haver uma zona em que eles entram na carroçaria através de uma borracha,se puxares essa borracha fora atrás dela estão fichas que dão para desligar essa seção sendo possivel de substituir,mas atenção que estou a falar de cor não tenho 100% certeza.

EDIT:
Estive a verificar num catalogo e é assim mesmo,desde a ligação da pastilha até á entrada na carroçaria
É isto:

Last edited:
Não estou a ver esse cabo agora de cor mas eles não fazem conjunto com os sensores de velocidade das rodas? Penso que sim!!
Se assim for e se seguires a cablagem desde a roda há-de haver uma zona em que eles entram na carroçaria através de uma borracha,se puxares essa borracha fora atrás dela estão fichas que dão para desligar essa seção sendo possivel de substituir,mas atenção que estou a falar de cor não tenho 100% certeza
Sim eles passam num Plástico Junto com o Cabo da ABS,eles entram para parte de cima junte a suspensão salvo erro,ver se este sabado meto as mãos a obra para calar aquilo até a inspeção,depois meto tudo como deve de ser...

Não cheguei a perceber se tinhas feito o chunt dos 2 lados do cabo ou dos 2 lados do carro.
Na imagem que coloquei acima dá para ver as 2 fichas,uma é do sensor de velocidade e a outra do avisador,se tiveres um multimetro tenta ver se entre a ficha que liga na pastilha e a ficha correspondente em cima existe continuidade nos 2 fios,o mais provavel é haver um corte algures,não me parece que o problema esteja na instalação do carro,ou então faz o chunt na ligação de cima

Não cheguei a perceber se tinhas feito o chunt dos 2 lados do cabo ou dos 2 lados do carro.
Na imagem que coloquei acima dá para ver as 2 fichas,uma é do sensor de velocidade e a outra do avisador,se tiveres um multimetro tenta ver se entre a ficha que liga na pastilha e a ficha correspondente em cima existe continuidade nos 2 fios,o mais provavel é haver um corte algures,não me parece que o problema esteja na instalação do carro,ou então faz o chunt na ligação de cima
Sim eu ja lhe fiz um chante dos 2 lados mas na altura não resolveu...depois deixei andar
Isso é o sensor da ABS ? Parece me que o sensor da velocidade esta na caixa...
Ja aqui tenho o Elsawin vou ver se consigo encontrar o esquema...

Last edited:
Sim eu ja lhe fiz um chante dos 2 lados mas na altura não resolveu...depois deixei andar
Isso é o sensor da ABS ? Parece me que o sensor da velocidade esta na caixa...
Ja aqui tenho o Elsawin vou ver se consigo encontrar o esquema...
Sim tem a ver com o ABS,são sensores de velocidade para informar a unidade de comando do ABS da velocidade de cada uma das rodas,o sensor de velocidade da caixa(para os que tem) é para informação da velocidade do veiculo(centralina do motor,quadrante)

Back