Pois é pessoal, tenho um burro que comprei recentemente (A3 1.9 Tdi 110 VP ASV) mas que precisa de umas ligeiras manutençõezitas.
Hoje mudei valvolina da caixa e meti um termostato novo. Aproveitei e drenei todo o liquido de refrigeração para meter novo. Começo a meter o G12, após 1,5 litros tenho o vaso de expansão cheio, e o nivel não descia.... axei estranho, pois aquilo sangra automáticamente, comecei a apalpar os tubos e tal, fiquei a nora com a cena....
Lembrei-me de meter o carro a trabalhar o nivel começou a baixar mas muuuiiitttoooo lentamente, demorei cerca de 10min para meter cerca de 4 litros de agua no radiador.....
Deixei o carro ao ralenti cerca de 30 min para ver o nível e ver se ele aquecia acima dos 90º. Nada, tudo normalíssimo e o nível manteve-se.
Agora a questão é:
-O circuito não devia sangrar automaticamente, com o carro parado, e só mesmo quase no fim após meter cerca de 3,5 litros é que se mete o carro a trabalhar para acertar o nivel e tirar alguma bolha de ar do circuito. Sei que em alguns carros tem que se encher com o carro a trabalhar e tirar umas tampinhas para sangrar, mas nestes motores não é o caso.
-Devo ter alguma coisa entupida, mas o quê e porquê? O liquido velho estava limpo e incolor.
-A minha vontade é mesmo deixar o carro na oficina para me detectarem o problema, mas com esta crise, não é facil, só mesmo em ultima instância...
Agradeço opiniões para tentar dar com o problema
Hoje mudei valvolina da caixa e meti um termostato novo. Aproveitei e drenei todo o liquido de refrigeração para meter novo. Começo a meter o G12, após 1,5 litros tenho o vaso de expansão cheio, e o nivel não descia.... axei estranho, pois aquilo sangra automáticamente, comecei a apalpar os tubos e tal, fiquei a nora com a cena....
Lembrei-me de meter o carro a trabalhar o nivel começou a baixar mas muuuiiitttoooo lentamente, demorei cerca de 10min para meter cerca de 4 litros de agua no radiador.....
Deixei o carro ao ralenti cerca de 30 min para ver o nível e ver se ele aquecia acima dos 90º. Nada, tudo normalíssimo e o nível manteve-se.
Agora a questão é:
-O circuito não devia sangrar automaticamente, com o carro parado, e só mesmo quase no fim após meter cerca de 3,5 litros é que se mete o carro a trabalhar para acertar o nivel e tirar alguma bolha de ar do circuito. Sei que em alguns carros tem que se encher com o carro a trabalhar e tirar umas tampinhas para sangrar, mas nestes motores não é o caso.
-Devo ter alguma coisa entupida, mas o quê e porquê? O liquido velho estava limpo e incolor.
-A minha vontade é mesmo deixar o carro na oficina para me detectarem o problema, mas com esta crise, não é facil, só mesmo em ultima instância...
Agradeço opiniões para tentar dar com o problema