problema valvula admissão de ar/óleo e turbo RESOLVIDO

boa noite
há uns dias vi que a minha carrinha acendeu o luz de motor no painel, então fiz scan com vagcom:
2 Faults Found:
17057 - Cylinder 3 Glow Plug Circuit (Q12): Electrical Fault
P0673 - 000 - -
Freeze Frame:
RPM: 882 /min
Torque: 36.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 14.29 V
Bin. Bits: 11000100
Temperature: 8.1°C
Bin. Bits: 10110000

19559 - Motor for Intake Manifold Flap (V157): Malfunction
P3103 - 000 - -
Freeze Frame:
RPM: 882 /min
Torque: 22.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 13.98 V
Bin. Bits: 11000100
Torque: 158.6 Nm
Torque: 0.0 Nm

Readiness: 1 1 0 0 0


acabei por concluir que o problema era da válvula de admissão de ar, que ao desligar o carro já há uns meses fazia um barulho esquisito, notou-se uma ligeira perca de potencia.
depois de desmontar aqui está o problema:
12122010006.jpg

12122010007.jpg

12122010008.jpg

12122010009.jpg

alguém me arranja aquele carreto para venda?
é que na audi só vendem a válvula toda a 300€, alguém que tenha uma usada ou que conheça um bom torneiro para fazer uma igual?
mande pm for favor
notei que estava a escorrer algum óleo para o intercooler, será do turbo?
estava a pensar em rever o turbo pois já tem 173.000kms e queria evitar que ele rebentasse.
em que consiste essa revisão de turbo?


obrigado companheiros
 
Last edited:
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

E não te fundia um fusivel de 10 amp, que está na caixa de fisiveis no cofre do motor ?
 
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

E não te fundia um fusivel de 10 amp, que está na caixa de fisiveis no cofre do motor ?

já me tinham falado nisso, mas não encontrei a tal caixa...
obrigado
edit:
já agora podes explicar qual é a relação entre o problema e o fusível?
 
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

Acho que ainda tenho na oficina uma coisa dessas, mas o problema dessas valvulas é que passa óleo para a parte electronica e faz curto e estoira o fusivel, e faz acender a luz de painel.
 
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

Acho que ainda tenho na oficina uma coisa dessas, mas o problema dessas valvulas é que passa óleo para a parte electronica e faz curto e estoira o fusivel, e faz acender a luz de painel.

a peça(carreto)(como vês na 1º foto) partiu vou ter de a substituir, tens alguma destes, segundo percebi?
sim passou imenso óleo para a parte electrónica a válvula tem lá uma placa eléctrica
não encontrei a tal caixa podes-me explicar onde se localiza? onde arranjo outro fusível desses? são caros?
 
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

É a caixa de fusiveis que está ao pé da bateria, o fusivel é dos normais de 10 amp, mas mesmo que substituas a roldana, penso que não te resolve o problema, porque já passou muito óleo para o circuito electronico.
 
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

É a caixa de fusiveis que está ao pé da bateria, o fusivel é dos normais de 10 amp, mas mesmo que substituas a roldana, penso que não te resolve o problema, porque já passou muito óleo para o circuito electronico.

o barulho que eu ouvia era quando a parte partida da roldana falhava a outra...
acho que o circuito ainda está ok

a fusivel funde quando há curto circuito no sistema ou quando há aquela falha mecânica?
vou dar-lhe uma limpeza com diluente, ou aquela placa eletrica da valvula não pode levar disso.
aquilo tem ligado á ficha da valvula um placa eletrica e depois vai ligar a um pequeno motor eletrico, que vai fazer abrir o não a borboleta.
tens alguma roldana daquelas?
 
Last edited:
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

Quando faz curto na placa electrónica é o que faz acender a luz no quadrante, pôes um novo, a luz apaga, mas depois torna a fundir e acende a luz outra vez.
 
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

Isso mete diluente na placa electrónica e vais vê-la derreter, é como te digo já mudei umas 3 ou 4 dessas novas e quase de certeza que ainda andará alguma na oficina, amanhã vai ser um dia complicado, mas manda-me uma pm ao fim do dia, que eu abro uma e vejo, se a roldana está boa.

Mas é como te digo, não penso que te faz safar por aí.
 
Last edited:
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

Isso mete diluente na placa electrónica e vais vê-la derreter, é como te digo já mudei umas 3 ou 4 dessas novas e quase de certeza que ainda andará alguma na oficina, amanhã vai ser um dia complicado, mas manda-me uma pm ao fim do dia, que eu abro uma e vejo, se a roldana está boa.

Mas é como te digo, não penso que te faz safar por aí.

eu dou-te razão amigo, só mais vale a pena tentar aqui com a roldana que ainda é simples, pois eu sei que para a válvula completa vou ter de soltar mais de 300€
tens uma oficina ou montas algum tipo de material deste?
amanhã envio-te uma mensagem privada, pois talvez passarei por essa zona, que preço fazias pela roldana?
 
Last edited:
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

a válvula já esta esclarecido graças ao pratinhol.
estava a pensar em rever o turbo pois já tem 173.000kms e queria evitar que ele rebentasse, o que fazer e em que consiste essa revisão.
já agora quais são os mecânicos cá do fórum, para umas avarias e uma revisões de confiança?

obrigado
 
Muito obrigado aos dois por este post que muito ajudou na resolução do meu problema.
Passo a descrever...
Há um mês e, depois de uma viagem em auto-estrada, parei o carro por breves instantes (5 minutos) e voltei a arrancar (com a habitual dificuldade a pegar com o motor a quente, que já ouvi dizer que é do motor de arranque) tendo de imediato ficado a luz do motor acesa.
Fui a uma oficina para fazer o diagnóstico e os erros que me apareceram foram exactamente os dois descritos no inicio deste post.
Entretanto fui a outra oficina, de uma pessoa conhecida, que também identificou os mesmos erros e limpou esta válvula, mais a EGR, etc. Experimentou-se o carro e passado umas horas acendeu de novo a luz de motor. Lá se foi comprar à Audi uma válvula nova e colocou-se. Mais uns testes e de novo o problema a aparecer, luz do motor acesa.
Ontem andei aqui pelo forum a pesquisar para ver se conseguia ajuda e deparei-me com este post. Liguei logo para o mecânico e falei-lhe do tal fusivel que poderia estar estragado. Fui ao fim do dia à oficina dele e voilá, fusível marado! Trocou-se o fusivel e até agora tudo tranquilo, sem sinais da luz de motor.
Deixo também o alerta que, a par desta avaria, o A/C, quando o carro estava parado ou no para/arranca, entrava em modo ECO e não conseguia desligá-lo, apenas em auto-estrada ele não entrava em modo ECO. Desde ontem ficou a funcionar sem problemas por isso deduzo que esse fusivel tambem controlava algo a ver com o A/C.
De referir que o meu carro é um A3 8P 2.0 TDi de 2003.
 
Re: problema valvula admissão de ar/óleo e turbo

Acho que ainda tenho na oficina uma coisa dessas, mas o problema dessas valvulas é que passa óleo para a parte electronica e faz curto e estoira o fusivel, e faz acender a luz de painel.

patrinhol, e por acaso nao á nada a fazer para evitar esse problema do oleo passar para a parte elétronica? nao da para evitar..? assim ficava mais descansado com isso, é que tenho a egr na mao agora... obrdg
 
Back
Top