Como prometido na minha re-apresentação, fica aqui a experiência, menos boa leia-se, que aconteceu com um A3 Sportback 1.2 TFSI S Tronic.
O A3 em questão tem três anos e 35000 km e com uma condução imaculada, e isto garanto a 100%. O carro foi comprado com dois anos de garantia e aquando da possibilidade de a estender, por mais um ou dois anos, dado o pouco uso que o carro tinha, optou-se por não estender a mesma! (fica a dica: ESTENDAM a garantia se assim tiverem oportunidade e se, claro está, não for por um preço exorbitante).
Como podem imaginar pela quilometragem, poucas revisões precisou de fazer, mas as que fez, salvo erro três, sempre foram feitas na marca, mais especificamente no stand onde foi comprado. Até à data, o carro já tinha sido "requisitado" para fazer uma actualização de software (que nunca soube ao certo o motivo, mas que de um mês para cá já desconfio que tenha haver com "soltar" alguns cavalos para fora da cerca para nunca mais voltarem (forma de preservar o motor? Alguns dizem que sim... adiante)) e posteriormente foi novamente "requisitado" para um actualização, esta julgo que mecânica, na S Tronic. Até aqui tudo bem.
Na última estada na oficina, para uma vulgar revisão, foi comunicado que o motor, a frio, fazia um barulho característico de motores idênticos, mas com problemas! ???? Problemas? Que problemas? Problemas na corrente de distribuição e tensores associados sendo que as rotações, a frio (+/- 1,2 minutos), oscilavam entre as 1200 rpm e as 800 rpm, estabilizando passando esses tais 1, 2 minutos. Ora bem, segundo a fonte (dono), o carro sempre fez isso, desde tenra idade. Confrontados com este facto, disseram que nem sempre acontece, etc., o costume!
Depois de várias pesquisas na internet, e de descobrir muitos problemas associados não só ao 1.2 mas também aos primos 1.4, 1.8 e 2.0, lá se verificou que o problema poderia ser mesmo, digamos, aborrecido, com possível quebra de motor no pior dos cenários.
Exposto o problema ao stand, a pouca quilometragem e as intervenções sempre feitas na marca, e julgo que com algum custo/esforço à mistura, lá se chegaram à frente com um bela fatia dos custos do arranjo, com mão de obra e peças à mistura. No fim, para o nosso lado sobraram "apenas" 100€. Para o que poderia acontecer no pior dos cenários, não me parece um preço muito elevado a pagar se bem que um problema deste calibre nem sequer deveria acontecer, então num carro com corrente de distribuição já nem se fala. Julgo que os actuais já vêm equipados com correia.
Qual o problema? Tensor hidráulico da corrente, que a frio, não tinha suficiente pressão para manter a corrente no seu devido lugar, podendo, em alguns casos, saltar dentes, levando a problemas que todos sabemos quais são.
No fim, julgo que tudo correu pelo melhor, mas foi preciso algum ESFORÇO de persuasão, isso foi de certeza e com importador à mistura e tudo!
Fica o desabafo e a informação para que outros se possam "defender"!
Xauzinho,
Kili Liam
O A3 em questão tem três anos e 35000 km e com uma condução imaculada, e isto garanto a 100%. O carro foi comprado com dois anos de garantia e aquando da possibilidade de a estender, por mais um ou dois anos, dado o pouco uso que o carro tinha, optou-se por não estender a mesma! (fica a dica: ESTENDAM a garantia se assim tiverem oportunidade e se, claro está, não for por um preço exorbitante).
Como podem imaginar pela quilometragem, poucas revisões precisou de fazer, mas as que fez, salvo erro três, sempre foram feitas na marca, mais especificamente no stand onde foi comprado. Até à data, o carro já tinha sido "requisitado" para fazer uma actualização de software (que nunca soube ao certo o motivo, mas que de um mês para cá já desconfio que tenha haver com "soltar" alguns cavalos para fora da cerca para nunca mais voltarem (forma de preservar o motor? Alguns dizem que sim... adiante)) e posteriormente foi novamente "requisitado" para um actualização, esta julgo que mecânica, na S Tronic. Até aqui tudo bem.
Na última estada na oficina, para uma vulgar revisão, foi comunicado que o motor, a frio, fazia um barulho característico de motores idênticos, mas com problemas! ???? Problemas? Que problemas? Problemas na corrente de distribuição e tensores associados sendo que as rotações, a frio (+/- 1,2 minutos), oscilavam entre as 1200 rpm e as 800 rpm, estabilizando passando esses tais 1, 2 minutos. Ora bem, segundo a fonte (dono), o carro sempre fez isso, desde tenra idade. Confrontados com este facto, disseram que nem sempre acontece, etc., o costume!
Depois de várias pesquisas na internet, e de descobrir muitos problemas associados não só ao 1.2 mas também aos primos 1.4, 1.8 e 2.0, lá se verificou que o problema poderia ser mesmo, digamos, aborrecido, com possível quebra de motor no pior dos cenários.
Exposto o problema ao stand, a pouca quilometragem e as intervenções sempre feitas na marca, e julgo que com algum custo/esforço à mistura, lá se chegaram à frente com um bela fatia dos custos do arranjo, com mão de obra e peças à mistura. No fim, para o nosso lado sobraram "apenas" 100€. Para o que poderia acontecer no pior dos cenários, não me parece um preço muito elevado a pagar se bem que um problema deste calibre nem sequer deveria acontecer, então num carro com corrente de distribuição já nem se fala. Julgo que os actuais já vêm equipados com correia.
Qual o problema? Tensor hidráulico da corrente, que a frio, não tinha suficiente pressão para manter a corrente no seu devido lugar, podendo, em alguns casos, saltar dentes, levando a problemas que todos sabemos quais são.
No fim, julgo que tudo correu pelo melhor, mas foi preciso algum ESFORÇO de persuasão, isso foi de certeza e com importador à mistura e tudo!
Fica o desabafo e a informação para que outros se possam "defender"!
Xauzinho,
Kili Liam