Problemas com o ABS / sensores / ARS - nao faco ideia o que se passa :(

Ola, o meu A3 1.8 3p de 1995 esta a levar-me a falencia...
Isto porque de volta e meia a luz do ABS acende, e quando comeco a carregar no pedal do travao, mesmo ao de leve, as vezes faz a trepidacao e o barulho que o ABS entrou em accao, mas depois dispara a luz do ABS nos manometros e deixa de funcionar.
Passado uns momentos (horas, minutos ou dias, depende) quando em circulacao a luz desaparece.
Esquisito! e por isso mesmo fui a oficina... 6 vezes!
na primeira vez disseram que era um dos sensores do ABS - trocaram.
depois, foi um novo sensor por visita.
E sempre dizem que a maquina (centralina/computador) acusa problema no "tal" sensor, portanto a culpa de nao ficar resolvido nao e deles...
na ultima vez disseram-me que era os discos dos travoes e pastilhas - trocaram

e a luz desapareceu durante uns dias ate que, la apareceu outra vez mas, agora eu tenho um novo elemento de conhecimento para acrescentar:

A tal trepidacao no pedal do travao, com o barulho normal do ABS (parece o som de uma mola ou coisa do genero a torcer como que electrico) que mencionei anteriormente, voltam a aparecer mas desta feita nao ao travar mas sempre que o carro patina.
Dou o exemplo, esta neve no piso, ponho a 1 mudanca e arranco, a primeira vez que o carro patina, o tal barulho/accao do pedal entra em accao (faz-me lembrar o sistema ASR do primeiro mercedes A), mas ao que eu tenha conhecimento, o meu audi nao tem controlo de traccao ou estabilidade :S

como estou na polonia e estes gajos sao mais xicos do que espertos, e ja me leveram uma fortuna por 6 visitas e o problema mantem-se, eu peco de coracao a vossa ajuda, opinioes, ou partilha de experiencias similares ou que possam se enquadrar nesta chata historia.

obrigado em antecipacao e cumprimentos da terra do frio e das "placas"! :)

se te trocaram realmente os sensores do ABS e problema persiste, so me leva a crer que seja problema do modulo do ABS, não tens VAG ou alguém conhecido que tenha?

Gastei um dinheirão,o que me levou a nunca mais levar o carro à AUdi da Av 24 Julho em alcântara,tive e tenho um problema idêntico.A primeira vez disseram que era o sensor da roda dianteira direita,substituíram paguei.Voltou a aparecer disseram que era a cablagem,substituíram paguei.Voltou a aparecer ,fui lá disseram que agora era o sensor da roda dianteira esquerda,perguntei-lhes que raio de mecânicos eram eles,responderam que não eram eles,mas a máquina é que dava o relatório da avaria.perdi a paciência de tanto mexerem na minha algibeira e ver que o que iam substituído estava bom,e iam funcionando por tentativas e eu pagar,assim qualquer um faz. Vim embora e comprei eu o sensor e substituí,mas de quando em vez lá aparece,desligo o motor,volto a ligar é ela apaga,já há uns meses que não tem ligado,mas não me acredito que ela não acenda um dia destes

Last edited:
obg Vick_79
eu nao tenho VAG. os mecanicos que viram isto, ligaram um aparelho numa ficha que esta por debaixo do cinzeiro na consola central. e este aparelho da a info que o sensor "X" esta marado e eles trocam.
uns dias depois voltamos ao mesmo.
o mais estranho e no patinar, pois o sensor de ABS deveria estar relacionado com a accao de travagem e nao patinar em aceleracao, correcto?!

- - - - - - - - - -

Gastei um dinheirão,o que me levou a nunca mais levar o carro à AUdi,tive e tenho um problema idêntico.A primeira vez disseram que era o sensor da roda dianteira direita,substituíram paguei.Voltou a aparecer disseram que era a cablagem,substituíram paguei.Voltou a aparecer perdi a paciência de tanto me mexerem na algibeira,fui lá disseram que era o sensor da roda dianteira esquerda,perguntei-lhes que raio de mecânicos eram eles,responderam que não eram eles,mas sim a máquina.Vim embora e comprei eu o sensor e substituí,mas de quando em vez lá aparece,desligo o carro,volto a ligar é ela apagas,já há uns meses que não tem ligado,mas não me acredito que ela não acenda um dia destes

obg alvaro, mas tenho uma duvida, a cena do barulho do ABS e do pedal a vibrar tambem te aconteceu em aceleracao (a patinar)? ou so em travagem mesmo ao de leve?

Houve alguém que me disse,que o facto da máquina dar erro no sensor de uma das rodas,não quer com isso dizer que seja desse sensor que está na roda,mas pode ser na saída do módulo ABS que vai para essa roda.será?????

Não sei se vou dizer algo descabido..mas ah bem pouco tive um problema parecido com o teu , e tinha uma peça que leva um folle e tem uma roda dentada que pelos vistos esta junto do sensor de abs , no meu caso foi na roda direita , faltava um dos "dentes"... vou ver se arranjo uma foto...

P1030142_zps3b8ec6db.jpg

É isto que me refiro.
Roda fonica.
Verifica se nao falta nenhum dente , pois se faltar é normal que isso aconteça, pois da uma informação errada ao sensor de abs...

Eh pa, grande foto e ajuda! em relacao a saida no modulo, tambem vou averiguar a situacao.
peco desculpa so agora responder mas fui enviado de urgencia em trabalho e por momentos nao tive acesso ao pc.
o meu maior medo e que seja o modulo ou algo relacionado com a tracao e que pode custar mais que o valor do carro, por isso a vossa ajuda e sugestoes sao um alento para mim. proximo passo sera pedir ao mecanico para verificar as vossas sugestoes.
entretanto se alguem quiser acrescentar algo mais, eu agradeco mais uma vez em antecipacao.

Eh pa, grande foto e ajuda! em relacao a saida no modulo, tambem vou averiguar a situacao.
peco desculpa so agora responder mas fui enviado de urgencia em trabalho e por momentos nao tive acesso ao pc.
o meu maior medo e que seja o modulo ou algo relacionado com a tracao e que pode custar mais que o valor do carro, por isso a vossa ajuda e sugestoes sao um alento para mim. proximo passo sera pedir ao mecanico para verificar as vossas sugestoes.
entretanto se alguem quiser acrescentar algo mais, eu agradeco mais uma vez em antecipacao.

Tranquilo, estamos aqui para ajudar. Começa por analisar estas pequenas coisas que foram deixadas aqui, e depois analisas o mais complexo.. vais ver que não é nada de grave...;)

Back