Problemas diversos A3...

Boas a todos,

Como disse na apresentação, tenho um A3 8L 1.8T de 97... Sinceramente, estou bastante triste com o carro, que está muito triste (Diria até, pronto para a sucata.. :( ), mas pronto, é o que há... Ainda não lhe vi nada, porque sinceramente está escasso de € e gostava de ter ideia do que contar...

Adiante, estou com vários problemas na máquina e agradecia imenso qualquer ajuda que me possam dar...

1- Começo por mencionar que o carro (Seja a frio ou a quente) tem o ralenti ligeiramente instável. Sempre. Muito de vez em quando, quase que vai abaixo, quando o ponho em ponto morto e vou a travar, oscila bastante, embora não se sinta nada no habitáculo (Prestes a ir abaixo ou assim). Ainda assim, tem bastante força... Consumos, estão um exagero.. 10€ de gasolina, em auto-estrada e nacional sempre a andar, dão-me para uns 70km. Isto, sem nunca passar dos 100... Sentem-se ligeiros solavancos no carro, quando está a andar... Umas vezes mais que outras, a velocidades mais elevadas torna-se imperceptível.

2- Luz do ABS acende aleatoriamente... Quando está acesa, o ABS não funciona, quando fica apagada, funciona (Aparentemente) de forma normal... Não sei se ajuda, mas o carro tem um comportamento do velocímetro estranho. Quando se vai a parar, abaixo dos 20km/h não conta, baixa de repente quando se para e para arrancar, sobe um bocado de repente.

3- O carro bate muito de suspensão, à frente. Apenas à frente, faz muito barulho quando passa buracos e assim... Sei que é apenas à frente porque subi um ligeiríssimo passeio, daqueles dos estacionamentos e o carro fez barulho de batida à frente e atrás, nada, silencioso... Quando vou num sítio onde faça uma curva apertada de repente (Parque de estacionamento por exemplo), o carro faz um estalido quando viro, vindo da direcção, para além de estar desalinhada para a esquerda. Relacionado com isto também, dá-me ideia que o carro tem os amortecedores lixados pois qualquer junta de dilatação ou afim é suficiente para por o carro a oscilar e não é pouco...

4- Acho que o anterior dono inventou com as ligações dos faróis de nevoeiro e em vez de os ter na grelha do para-choques, furaram o farol (Nunca vi carros destes com faróis de nevoeiro que não fossem no para-choques)... O que sei é que os médios não iluminam praticamente nada e tenho sempre a luz do farol de nevoeiro traseiro aceso, apesar de ele não acender... E pelos visto não foi só com os faróis, o carro apesar de ter CB (Que está com o ecrã todo lixado) não aparece quando se abrem portas por exemplo. O ponteiro da gasolina, anda para baixo e para cima com facilidade...

Mais problemas existem, mas, para já, estes são mesmo os principais e que mais me preocupam... Sei que é muito texto, mas agradecia imenso qualquer luz que me conseguissem dar sobre o assunto...

Cumprimentos
 
Last edited:
Boas,

Antes de mais, liga a VAG-COM para veres os erros que o carro tem. Se não tiveres diz de onde és pode ser que alguma alma caridosa te ajude.

Mas deixo aqui uma ideia do que poderá ser:

1 - Qual foi a ultima vez que foi feita a revisão ao carro? Principalmente velas e filtro de ar...
(Ver o estado das velas, cabos de velas e filtro de ar)

2 - Provavelmente, algum Sensor sujo ou avariado.

3 - Se for o 8L, típico nessa carroçaria, sinoblocos nas couves, mas tens de verificar tudo ao pormenor, pode ser mais que isso.

4 - Não tenho a certeza, mas talvez haja A3 com farol de nevoeiro não separado da Óptica dos médios, principalmente se for de VIDRO.
Já para não falar que deve ser difícil inventar uma luz de nevoeiro dentro da Optica, o mais fácil é mesmo meter na grelha...

Quanto ao CB, há reparação para isso.
Quanto á boia, tens de tirar e ver como está o estado da mesma.
 
bom o certo é que ainda tens ai uns bons €€€ a gastar para por esse carro direitinho, mas com calma e começando pelo mais importante, e meter isso nas mãos certas, fica novo.. és de onde, talvez te possa recomendar alguém que te veja ai uns pontos...
 
sinceramente, sei que isto anda fdd de € para toda a gente, então com estes cortes todos.
Mas não vejo motivo para desanimares com o carro, como disse o cupra devias ligar o carro a maq. e ver erros de sensores, esse relanti instável pode ser o sensor da temperatura, coisa fácil de resolver, provalmente também terás algum sensor do abs danificado ou com mau contacto.
 
Boas a todos e obrigado pelas respostas rápidas...

Não tenho VAG-COM... Nem faço ideia de como arranjar isso, até porque vi que nestes carros, destes anos, o cabo é ligeiramente diferente dos de 2000 para a frente e não sei ao certo qual arranjar... Sou de Lisboa, mais concretamente, Amadora. ;)

Não sei, o carro foi-me dado à bem pouco tempo, mas tinha revisão feita, não sei até que ponto o filtro de ar foi substituído ou não, mas duvido que tenham substituído velas, é um ponto a ver de facto... Isso ou bobinas... Sensor de temperatura não sei, o carro fica quase sempre colado aos 90º, mas ontem em AE reparei que, de facto, chegou a andar pelos 80 uma vez, depois de já ter estado nos 90. Voltou a subir para os 90 e não me recordo de o ter visto abaixo disso...

De facto, sim, os faróis penso que são de vidro...

O problema é que não tenho grandes conhecimentos de mecânica (Nem ferramenta, nem tampouco espaço) para verificar estas coisinhas, especialmente relacionadas com sensores e afins...

telmoesteves, eu sei que não é nada de muito crítico, até porque o motor, em si, está de saúde... Não faz fumos, não deita cheiro a óleo (Que está amarelinho), não cede a puxar mesmo de muito baixas rotações, a integridade estrutural está boa, sem ferrugem, embora precise de um banho de pintura (Pintaram algumas partes do carro e o resto da pintura queimou mais depressa, está em 2 tons)... Mas é díficil não desanimar um bocadinho...

Entretanto lembrei-me de outra! Alguém sabe como é que se ligam os cabos para os rádios aftermarket nestes carros? É que o meu rádio está todo atrofiado, só liga fazendo vários resets, às vezes nem precisa, meio aleatório... Não tem memória...

Se me conseguissem aconselhar alguém que me ajudasse, agradecia-vos imenso, pessoal...

Cumprimentos
 
Last edited:
Back
Top