Problemas Pressão de Oleo - Audi 80 GTE de 1985

Olá a todos.... Parece-me que a "sorte" me bateu á porta.

Hoje, após ter fectuado pouco mais de 10 Km a luz de pressão de oleo ligou. Parei o carro e liguei ao mecanico que não soube identificar de imediato o problema, mas aconselhou-me a não voltar a andar com o carro...entretanto chamei o reboque.

Naturalmente já andei a pesquisar na net acerca do problema, e para já, apesar dos sintomas em outros carros serem parecidos nenhum é igual a este Audi. Mas uma coisa é certa parece-me que o problema não vai ser facil de resolver.....:'(

Então foi assim: como disse tinha apenas percorrido cerca de 10Km; não senti nenhuma alteração ao nivel de temperaturas e pressao do oleo do carro no manometro central; o arrefecimento entretanto disparou normalmente (ainda para mais, estava um calor medonho); verifiquei o nivel de oleo e este encontra-se correcto (para além de que foi trocado á menos de 3.000 Km - levou um 10W40 - será da gradação do oleo??); entretanto liguei novamente o carro e a luz nao voltou a aparecer, fiquei com a impressao que a luz acendeu depois do carro atingir as 2000 rpm; não fez qualquer tipo de barulho estranho nem senti nenhum tipo de alteração na condução.

Se alguém pudesse ajudar agradecia imenso!!!

Cumprimentos.
 
e esse oleo foi sempre o k usas-te??

Para dizer a verdade adquiri o carro á cerca de um ano e ainda nao tinha trocado oleo. O oleo usado foi recomendado pelo mecanico que tem alguma experiencia com viaturas da VAG.... Entretanto vou falar com o antigo proprietario para identificar o tipo de oleo usado anteriormente...
 
Ola afonso tudo bem entao o Kd encostou? ai ai

isso foi falta de JD :)

Bem agora a serio pode ser o sensor de nivel/pressao do oleo ou eventualmente a bomba de oleo de momento não vejo mais nada que possa fazer acender isso

vai dando noticias

Cumps
 
Epá, o Paulo nem me diga nada!!! Só me faltava isto! A semana passada nao passou na inspecção por causa de uma folga "microscópica" num braço de suspenção - o pessoal do IPO achou que tinha pinta de "AVEC" e vinha a chegar da Suiça cheio de dinheiro e toca de chumbar o Kd..... Para não falar de que "ranhosaram" por causa da falta de palas no carro. Tudo a ajudar.

Relativamente a este problema nao sei....já ouvi falar em problemas relacionados com o sensor de oleo, bomba de oleo, capas de biela, apoios de cambota e outras chinesisses da familia... Realmente, sai um JD se faz favor!!!:)
 
Só me apetece dizer uma asneira!! Basicamente é uma cópia.... Eu por acaso reparei quase de imediato que algo se passava e que poderia estar relacionado com a rotação do carro... Isto nao augura nada de bom e cheira-me a pesadelo... Que faço?? Vai-me sair caro?? :(

Queria acreditar que mudando de oleo o problema ficasse resolvido.... Até porque nao verifiquei mais nenhuma alteraçao para alem desta... O meu carro ainda tem um painel central (junto ao manipulo das mudanças) com indicação da pressao do oleo, que nao se alterou....
 
Eu até diria liga ao VAG-COM.. mas.. lol
Pode mm ser do oleo, por n ser o indicado.. ha alguns mecanicos q, para motores já com alguma kilometragem (julgo q seja o caso) aplicam um oleo mais grosso.. pode ser o caso..
Já conseguiste falar com o ex-dono??

Abraç0 e, guarda o stress para a altura dos pagantes.. ate la conta carneirinhos.. pode ser q s resolva com a muda d oleo.. ;)
 
eu tive um problema identico mas foi num b5, por vezes acendia-me a dita luz..
conclusao: bomba de oleo nova, capas de bielas novas e aproveitei e trokei tb as touches..
mas cada caso é um caso, no teu pode ser apenas o sensor de presao do oleo
 
Tenta este método
O sensor a limpar é diferente, mas pode ser q dê.. Tens é d dar com o sensor d nível d óleo.. Talvez seja melhor deixar para o mecânico.. LOL
Pode ser q vá lá.. -.-

Abraç0!
 
Last edited:
Boas... Estive hoje com o perito. Aparentemente não foi nada, ou quase... È possivel que a bomba de óleo esteja a dar as ultimas. Para dizer a verdade, o segredo começa na propria concepção do carro. Estamos a falar de um carro fabricado em 1985, logo, electronica é quase nula. Tudo o resto é mecanica, pura e dura. (Já nem me lembrava porque é que o amo tanto...:). Entretanto, e para que não haja consequencias mais graves, para já encomendei uma bomba de oleo.

O que se verificou foi o seguinte; visto que o carro tem, para além do sinal indicador de falta de pressao no oleo, outro manometro que indica em tempo real a pressao do oleo (em Bar's), sendo que este não apresentou qualquer alteração, é provavel que o problema esteja (apenas) relacionado com a valvula de oleo. Ainda ateimei com a qualidade do oleo, mas sem sucesso. Vamos aguardar...
 
Parece-me nesse caso em particular avaria na valvula que acusa falta de pressão pois tendo o carro manometro de pressão de oleo para indicar a pressão em tempo real,caso houvesse alguma verdadeira falta de pressão fosse ela por avaria na bomba ou desgaste nas capas das bielas,etc essa dita falta faria-se notar no dito manometro ora se ele indicava pressão de oleo suficiente é porque ela existe
 
Então é assim....pelo que apurei, o antigo proprietario já tinha tido o mesmo problema. Na altura recorreu a uma serie de oficinas incluindo á Audi. Ninguém soube verdadeiramente justificar a causa do problema. A marca acabou apenas por substituir a valvula... Entretanto o carro já voltou a dar o mesmo alerta. Vou substituir a bomba de oleo. Relativamente ao oleo que estou a usar é o indicado pela marca....
 
se a valvula ja tinha sido substituida provavelmente sera a bomba do oleo, mas tb podes ter algo a obstruir a passagem do oleo nos tubos, ou ate mesmo o copo do filtro do oleo entupido ou obstruido..
 
Back
Top