Projeto áudio A6 4B Limousine

Olá pessoal....

Agora que meu A6 4B esta teoricamente indo bem, suspensão, freios tudo em ordem, restando remover pequenos vazamentos de óleo no motor agora em fevereiro antes da inspeção bianual, começo este tópico para ouvir dicas/sugestões para montar o melhor sistema áudio possivel dentro das dimensões originais do carro, usando o máximo de itens originais do mesmo.

Para começar, meu A6 veio de fabrica com um rádio original Chorus I como foto abaixo, funcionou por um tempo até optar por instalar uma entrada auxiliar e perceber que o mesmo não possui entrada para CD.
HJnv3Fm.jpg


Compramos um Concert pois já havia um no meu antigo A4 com um xcarlink, sendo assim, ele funcionou perfeitamente até adotarmos um sistema de BT na entrada de CD e de alguma forma desconhecida o rádio entrou em curto.
D1dRPEv.jpg


Pesquisando, comprei um Chorus II com entrada para fita-cassete já que existe maneiras de adotar a tal da fita com um cabo externo nos últimos casos, funcionou perfeitamente como deveria e estou muito satisfeito com o desempenho do que esta disponível depois da instalação de um emulador de CAN-Bus, ou seja, conectar meu telemovel via BT para ouvir as musicas, permitir ao mesmo tempo usar a navegação e ouvir as instruções diretamente no rádio, que opera momentaneamente com apenas 4 falantes nas portas dianteiras.
EObhNb2.jpg


Não existem ainda falantes nas portas traseiras, que ainda estou avaliando o que poderia ser instalado, completar com originais ou trocar tudo por falantes mais modernos e mais fortes sem mudar as características originais dos locais destinados aos mesmos.
Para incrementar os tons graves e de baixa frequência, já adquiri um box para A6 limousine usado, que pelo visto, o sistema também não é tão eficiente como quero montar e provavelmente teremos que trocar o falante interno também, que funciona estranhamente com dupla bobina 2 x 2ohm:
ssvwfyp.jpg

P3E3Era.jpg

KhQhDXA.jpg


De qualquer forma o amplificador que acompanha o mesmo deverá ser desligado e o falante será tocado por um modulo que ainda não sei qual, mas que se não puder ser um 5 canais, deverá ser pelo menos dois bem compactos.
Ja possuo o cabo para ligação em baixa potencia do rádio para um modulo, o que deve otimizar um pouco a qualidade e reduzir distorções:
hvcKaiQ.jpg


Coisas que ainda estão para serem decididas ou tenho de aprender a fazer:
- Todos Falantes, frequência, potencia, marca
- Cabos e conexões
- Amplificador/es

Como sendo pai de família, não tenho interesse em perder um único centímetro de espaço no bagageiro ou dar a impressão de adaptação, estou aberto a ideias, sugestões e dicas.
 
Se comprares uma réplica dos rns para esse carro, alguns modelos têm saidas tipo 4x65, assim até podes nem precisar dos amplificadores para as colunas. E para o sub, sempre tens saidas rca do rádio.
 
Poderias apontar alguns modelos, já andei pesquisando no passado em trocar o miolo do console do rádio para um duplo Din, desisti pois a mecânica era uma prioridade até o momento.
 
Sinceramente, deves encontrar modelos bem mais baratos. Eu como não tenho a certeza do tamanho para a tua a6, foi dois poucos que encontrei que indicam o teu modelo.
 
Como se trata de um projeto, mudar o local do rádio para Duplo-Din pode entrar no esquema também, mas uma das coisas que quero ainda pesquisar é sobre a qualidade de áudio, a qualidade de som dos modelos Audi de fabrica são do meu ponto de vista bem satisfatórios, e utilizo meu telemovel sobre o painel como GPS, inclusive instalei um cabo para recarregar o mesmo durante o uso como na foto abaixo, gosto do mesmo estar na altura dos olhos, mas vou sim avaliar esta opção.
NqkIM3Z.jpg
 
Sim, é verdade. Esta indrustria de som auto, demora muito a introduzir as coisas novas nos rádios. Os chineses têm essa vantagem, mal sai qualquer coisa, tentam logo implementar. Eu em principio vou troncar o meu rcd510 por uma réplica android ou windowsce. Esse meu rcd só tem uma saida de 4x25 ou qualquer coisa do género, não estou nada contente com o som. Já tentei 3 tweeters, e 2 colunas.
 
Este rádio do link acima possuem 4x48 watts, me parece se uma potencia razoável, quase 200watts RMS dentro de um ambiente assim compacto deve ser o suficiente, era também o que imaginei de potencia por canal, cerca de 50 watts, vou pesquisar um falante para o box do bagageiro com algo entre 50-100 watts RMS também.

Vamos ver alguns falantes para as portas agora, alguém sabe ou onde conseguir os dados das frequências em que os falantes originais trabalham?
 
Penso para que numa eventual troca de falantes não seja adotado frequências muito incompatíveis com as que deveríamos ter no local, eu tenho em mente de que nas portas deveríamos possuir tons médios e altos, ainda que os falantes originais tenham que cumprir frequências bem mais baixas, pelo fato do carro não possuir bassbox.

Meu receio é, adotar frequências demasiadas medias e altas nas portas com novos falantes, a ponto de que o bassbox que irá no bagageiro não consiga suprir com eficiência os tons extremamente baixos em volumes altos, nunca ouvi musica num A6 com este bassbox original, posso também estar sendo demasiadamente cauteloso.....
 
Estas mesmo a ser demasiado cauteloso. Quantas colunas tens a frente? Uma coluna e um tweeter em cada porta? Se for o caso, compras umas colunas de 2 vias. Nos casos de 2 vias, tens o tweeter que faz as frequencias altas, e o woofer, que cumpre os baixos e médios. Esses "woofers" devem começar +/- nos 50hz e ir até uns 5000/6000hz.

As vezes, também podes isolar as portas por dentro para diminuir os ruidos do bass, e em alguns casos há pessoas que dizem que o bass melhorou com esse isolamento. Além disso ficas com um insonorização ligeiramente melhor.

Outra coisa, é o tamanho do woofer. Não sei qual é o tamanho dos teus, mas devem ser 16,5cm presumo eu. Se conseguires um adaptador para enfiares para lá umas de tamanho maior, vai compensar muito no bass, até podes nem precisar de um subwoofer...
 
Em cada porta da frente tem um tweeter e um woofer, havia imaginado apenas fazer a troca do woofer, porem se conseguir um kit com 8 falantes, já aproveitamos e trocamos tudo, sobre a frequência, era justamente relacionado a não cortar os tons baixos demasiadamente ao trocar os mesmo, vou me orientar nestes dados que me passastes.....
 
Segundo a minha experiência, sempre notei mais diferença ao trocar os tweeters que os woofers. O som ficava sempre muito mais "claro" ao trocar os tweeters, e os woofers pouca diferença faziam. Até te digo mais, tentei trocar os woofers originais por uns hertz 16.5cm, e arrependi-me. Ontem fui trocar pelos de origem outra vez.
Acho que não se vendem os kits de 8 colunas. Mas podes sempre comprar dois kits de 4 ahaha.

Em relação a isso das frequencias, tens só de ter cuidado em não comprar uns "médios" em vez dos woofers normais. Se não, ficas sem bass nenhum praticamente.
 
Back
Top