Qual o motor VAG mais fiável?

Bom dia pessoal,

Bem, como já tive oportunidade de dizer noutro tópico, ando à procura de carro e estava bastante inclinado para VAG.
No entanto tenho feito bastantes pesquisas sobre problemas nos motores e tenho-me deparado com inúmeros relatos de problemas, desde problemas com cabelas do motor, injectores, DPF, DSG, etc etc.

Por exemplo, vi uma Passat Variant 2.0 TDI com motor 2.0 140 BKP que até estava bastante interessado na compra, mas depressa descobri que têm problemas conhecidos com os injectores.
Depois também vi um A4 com motor BLB, e descobri que dão problemas na bomba do óleo.

Enfim, pergunto-vos qual o motor VAG (2005 a 2008) mais fiável de forma a comprar mais descansado.

Abraços e obrigado desde já pela vossa ajuda.
 
Se não queres chatiçes e "dores de cabeça", evita ir pelos 2.0TDI ... Fica-te pelos 1.9 que são motores com robustez e fiabilidade comprovada ... O resto são questões de sorte e azar associadas a qualquer tipo de carro, VAG ou não VAG ...
 
Este é um tópico interessante.
Não te sei responder em concreto mas em termos gerais posso dizer-te aquilo que quem saiba minimamente de motores pode dizer. Quanto mais gadgets electrónicos tiver um motor, menor será (em termos gerais) a sua fiabilidade. Eu pessoalmente gosto de motores atmosféricos a gasolina, que puxam a potência da cilindrada... mas bebem muito... e têm uma vida útil menor porque a gasolina deixa mais resíduo no motor. Mas enquanto vive, um motor a gasolina atmosférico dá menos despesa em oficina e é mais fiável (em termos gerais! há excepções!).

Relativamente aos gasóleo TDI, eu optaria por escolher um bloco com provas dadas e que não esteja a ser mt esticado pelo compressor, etc. E esse bloco é efectivamente o 1.9 de 105 cv. Por isso concordo com o Ismas.

Boa sorte e mts kilómetros com zero assistência é o que te desejo.
 
Obrigado pela vossa participação no tópico.

Para vos ser sincero, não estava à espera de encontrar tantos relatos de problemas nos motores VAG.
O estereotipo que uma pessoa desenvolve sobre estes carros é fiabilidade e robustez, daí ter ficado tão espantado com a frequência de relatos espalhados pela net.

Tenho um 1.6 HDi 110 que é PSA (qualidade deixa muito a desejar, pelo menos pelo psicológico do estereotipo) e nunca me deu qualquer tipo de problema, não quero passar de um carro que é fazer revisões e andar para um que ando sempre com o coração nas mãos.

De qualquer das, 105cv não será curto para uma Passat Variant ou A4 Avant?
 
Obrigado pela vossa participação no tópico.

Para vos ser sincero, não estava à espera de encontrar tantos relatos de problemas nos motores VAG.
O estereotipo que uma pessoa desenvolve sobre estes carros é fiabilidade e robustez, daí ter ficado tão espantado com a frequência de relatos espalhados pela net.

Tenho um 1.6 HDi 110 que é PSA (qualidade deixa muito a desejar, pelo menos pelo psicológico do estereotipo) e nunca me deu qualquer tipo de problema, não quero passar de um carro que é fazer revisões e andar para um que ando sempre com o coração nas mãos.

De qualquer das, 105cv não será curto para uma Passat Variant ou A4 Avant?

Nem compares os Motores vag com os PSA porque o VAG estão anos luz à frente em todos os sentidos.

Respondendo à tua pergunta para quem tem um peugeuot vais sentir grande diferença para melhor se te meteres no 1.9 105 CV.

Mas continuo a dizer 2.0 common rail alem de consumos estupidamente baixos são grandes motores.
 
A nível de tecnologia até poderás ter razão (não conheço a tecnologia VAG profundamente), mas a nível de fiabilidade do que conheço deste motor e do que tenho lido sobre VAG, os PSA os únicos problemas que dão é ao nível do filtro de particulas, mas isso todos os FAP estão a dar problemas em todas as marcas, é o "cancro" dos carros modernos.

Posso dizer que já tive oportunidade de conduzir um A3 sportback com o novo 1.6 TDi de 105 e deixa-me que te diga que o meu 206 anda muito, mas muito melhor do que o A3. Tudo bem que é mais pesado o A3, mas não te encosta ao banco.
Alias, todos os 1.6 que tenho experimentado (Giulietta, Leon, A3) são motores menos reactivos do que o PSA. Tecnologicamente poderão ser mais evoluidos, certo é que o bloco 1.6 PSA tem provas dadas em muitas marcas.
Daí ter perguntado se o 1.9 TDi 105 será suficiente para puxar uma carrinha com 1500kg carregada e a subir por exemplo?
 
Last edited:
O motor do meu Golf VI é um 2.0 TDI common rail e só tenho a dizer bem.

O óleo parece que nasce no motor, ou nunca se gasta, vá...!

Tenho o carro há um ano (era de um rent-a-car - como tudo o que isso tem de mau) vai agora à revisão dos 70000 km e até agora tem sido só meter gásoleo e andar.

Estou muito satisfeito.

O meu anterior carro era um Audi 1.6 a gasolina bêbedo e com problemas nos segmentos...
 
Há 2 anos quando pretendia comprar uma A4 deparei-me com o mesmo problema que tu... Como só tinha orçamento para uma A4 do ano de 2006 que vinha com o motor mais mal-parido VAG dos últimos tempos resolvi ir para uma b6 com o pd130cv... Na altura até foi bom porque ainda poupei umas massas... Mas se tivesse mais dinheiro - empréstimos para mim só para casa - ia sem dúvida para uma B8 que já vem com o bloco 2.0 CR e com todos os handicaps de cabeças de motor/injectores/bomba de óleo corrigidos!

Se ainda estão caros aguenta mais um pouco...mas penso que um b8 será a melhor opção!

Cumps
 
No máximo 20k€...

Common rail, estaremos então a falar dos CB** (2.0 TDi CR) no caso das Passat, certo?!

Lemming, aguentar até aguentava, mas vem aí um puto a caminho! :lol:
 
Back
Top