Que tipo de avaria será esta?

Boa noite pessoal.

Não percebo nada de mecânica e precisava aqui de uma ajuda caso seja possível.
Tenho uma Audi A4 2.0 TDI de 2005, motor BLB se não estou em erro e ontem quando a liguei custou um pouco a pegar e senti que o ralenti estava diferente e passados uns segundos o motor foi abaixo. Não apareceram quaisquer luzes no painel. Liguei novamente e arranquei logo e não notei mais nada.
Hoje aconteceu exactamente a mesma coisa e prestei mais atenção. O motor parece estar a falhar um pouco e notei que estava a sair fumo branco do escape.
Recentemente o carro foi ligado à máquina e acusou um erro de vela no 4º cilindro. Terá a ver com isto?
Pode ser ignorância minha, mas por coincidência, no dia em que a carrinha começou a fazer isto, mas antes, um familiar meu decidiu abrir a tampa do reservatório do anticongelante depois de eu ter estado a andar com ela, mesmo apesar de eu lhe dizer para ele não o fazer pois assumi que estivesse sobre pressão, e ao abrir saltou alguma água e deu um pequeno estouro. Terá algo a ver com a avaria?

Agradeço antecipadamente a vossa atenção
 
O barulho que ouvis-te terá sido a pressão a sair visto que o circuito estava sobre pressão.

Não acho que a vela faça o motor ir a baixo, visto que a vela fornece calor ao ar na admissão para fazer a queima.

Volta a ligar á máquina, ou espera pela malta mais entendida.

Eu tb posso estar a dizer asneiras :D
 
Muda a vela. Verifica as outras tambem.
Precisas delas para quando a temperatura é muito baixa, geralmente perto dos 5°C. A vela aquece o cilindro para melhorar a combustao e mantens-se ligada por vezes mais alguns segundos até o cilindro aquecer das queimas.
Se esta situaçao te acontecer sem estar muito frio, entao devera ser outro problema.
Liga o vagcom e posta aqui o relatorio de erros.
 
Como esta o nivel da agua no vaso de expansão?
Nao desceu, nem precisaste de acrescentar recentemente.
Espero que nao, seja cabeça do motor. Mas fumo branco geralmente é indicio de água

Enviado do meu SM-T230 através de Tapatalk
 
O mecânico esteve hoje a ver e suspeita que seja a cabeça. Só não lhe dei autorização para ele abrir porque numa outra oficina tinham-me trocado o refrigerador de gases da egr + o tubo comprido que liga lá e o carro estava a perder água por lá. Por diversas vezes tive que encher novamente o depósito de água. Será que poderá ter sido essa a causa? O carro nunca aqueceu demais mas perdeu água muitas vezes.
 
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