Quinta vitória para o Audi R10 TDI

23ago_Audi_R10TDI_5aVitRoadAmericaALMS.jpg


O desportivo a Diesel da Audi continua imbatível. Desta vez, foi no circuito de Road América - a sétima prova da ALMS - que, após uma recuperação impressionante de Biela e Pirro, o Audi R10 TDI selou a sua quinta vitória.

O Audi R10 TDI continua invencível: Frank Biela (Alemanha) e Emanuele Pirro (Itália) celebraram com os seus colegas de equipa Dindo Capello (Itália) e Allan McNish (Escócia) a dupla vitória na quinta corrida do novo desportivo a Diesel da Audi. No sétimo round da American Le Mans Series, em Road América (no estado de Wisconsin), Biela e Pirro alcançaram a sua terceira vitória da época – incluindo a 24 Horas de Le Mans – por uma margem de, apenas, 0,4 segundos.

A corrida, de cerca de 2h45m, não começou bem para o duo germano-italiano: Frank Biela, que iniciou a corrida na segunda posição da grelha de partida foi tocado na primeira curva por um rival, que o empurrou para a gravilha. Biela regressou à pista com pneus novos. Na última posição, o piloto iniciou uma recuperação que, antes da fase final da corrida, o levou, e ao seu colega de equipa Emanuele Pirro, ao segundo lugar, atrás do segundo Audi R10 TDI de Dindo Capello e Allan McNish.

Allan McNish, que conseguiu a pole-position ao fazer uma volta em 1.49.181 minutos – batendo o recorde de pista ALMS neste circuito com 4,048 milhas – também foi atingido na volta de abertura embora não tenha perdido tempo. Após 32 voltas, McNish passou a liderança do Audi R10 TDI ao seu co-piloto, Dindo Capello. O italiano permaneceu na frente até à última meia hora da corrida. No reinício, o colega de equipa Emanuele Pirro tomou a liderança. Após 76 voltas, os dois protótipos Audi R10 TDI festejaram o 1º e 2º lugares no pódio consecutivos, depois da dupla vitória em Portland, no passado mês de Julho.

A oitava das dez corridas da American Le Mans Series está calendarizada para o dia 3 de Setembro em Mosport, com Dindo Capello e Allan McNish a iniciarem a prova canadiana como líderes do campeonato.

Para o Dr. Wolfgang Ullrich, Responsável pela Audi Motorsport, “Esta foi uma prova muito interessante com um final incrivelmente disputado. Como esperado, a pista de Road América foi perfeita para o R10 TDI. Apesar disso, tivemos que lutar arduamente pela vitória já que houve momentos difíceis que nos custaram as vantagens que íamos conseguindo. Parabéns à equipa que fez um excelente trabalho e seguiu uma óptima estratégia.”

Frank Biela: “Estou muito feliz. Foi uma boa corrida, óptima para o público que esteve aqui a assistir. No entanto, o início não foi dos melhores. Isto porque fui empurrado para fora da pista e quando regressei estava em último lugar. Senti fortes vibrações no carro e tive que parar para colocar pneus novos. Aí, a equipa fez um excelente trabalho e a estratégia resultou bem. O Emanuele pegou no carro com pneus novos e fez uma prova espectacular até à linha da meta.”

Emanuele Pirro: “Foi uma das melhores corridas da minha vida. Após o acidente inicial, perdemos uma volta. Mas com alguma sorte, conseguimos recuperar. Mais tarde, consegui aproximar-me do Dindo mas não ultrapassá-lo. Quando senti ser o momento certo, no reinício, tentei tudo o que aprendi ao longo da minha carreira até agora, pressionei bastante o Dindo e resultou. Estou absolutamente radiante.”

Dave Maraj (Director de Equipa da Audi Sport North América): “Foi uma corrida fora de série. Para o Frank e o Emanuele, vencer depois de ter ido para a cauda da corrida, após o acidente na primeira curva, foi impressionante. Eles conduziram muito bem mas a equipa também teve muito mérito e um papel relevante em grande parte desta vitória, ao seguir uma óptima estratégia quando as coisas pareciam não estar bem encaminhadas. O Allan e o Dindo também consolidaram a liderança do campeonato.“


Resultados no circuito de Road America
1. Biela/Pirro (Audi R10 TDI) 76 voltas em 2h 45m 32.115s
2. Capello/McNish (Audi R10 TDI) + 0.400s
3. Weaver/Leitzinger (Lola-AER) + 0.713s
4. Maassen/Bernhard (Porsche) + 27.374s
5. Luhr/Dumas (Porsche) + 27.524s
6. Dayton/Wallace (Lola-AER) + 28.061s[/img]
 
Back
Top