Radiador de oleo e gasoleo

Estou com umas dúvidas no que toca a colocação destes radiadores num 2.0 TDI de 170cv que vai ser reprogramado,
O radiador de gasóleo em qual dos tubos meto? Uma imagem a indicar seria o ideal. E o de óleo onde o ligo?, o termostato no radiador de óleo a que temperatura abre? Estou a pensar colocar os dois de 7 ou 9 linhas

a de gasóleo tenho o material todo para por.
radiador de um bmw 20€ e tubagens 1/2€ por metro.
no meu caso vou refazer a linha toda de alimentação do carro, desde do filtro até a bomba de alta pressão.
vou passar os tubos pela frente do carro e vou meter o radiador no retorno, pós sensor de temperatura de gasóleo.
quanto ao radiador de oleo acho inconveniente meter, so se tiveres mesmo muita carga, isto porque o carro vai levar mais oleo, logo a embalagem de 5L pode não chegar.
se meteres o radiador de oleo para baixo vai ajudar a escoar quando tiveres a fazer a muda de oleo, no entanto ao desligar o nivel de oleo do carro vai aumentar e o radiador vai ficar sem oleo.
se meter o radiador virado para cima já não tens esses problemas mas ao mudar o oleo vais ter de o tirar de alguma fora.

espero ter ajudado.

Devo meter o radiador do gasóleo a entrada da bomba ou à saída da bomba antes do sensor de temperatura ou depois de passar pelo sensor de temperatura? O de oleo não faço a mínima onde meto a bolacha com o termostado

a saída da bomba na linha de retorno e sempre depois do sensor.
no de oleo acho que ja ha bolachas com termostato, mas isso ja não sei

porque se meteres o radiador antes estas a arrefecer o gasoleo, logo quando ele passar pelo sensor vai estar mais frio.
esse sensor é muito importante não deve aldrabar a sua leitura.
era como se tirasses temperatura ao sensor de temperatura do liquido de arrefecimento.
ele estão la para zelar pela tua segurança,
mas também ha quem "anule" ou "adultere" esse sensor

a de gasóleo tenho o material todo para por.
radiador de um bmw 20€ e tubagens 1/2€ por metro.
no meu caso vou refazer a linha toda de alimentação do carro, desde do filtro até a bomba de alta pressão.
vou passar os tubos pela frente do carro e vou meter o radiador no retorno, pós sensor de temperatura de gasóleo.
quanto ao radiador de oleo acho inconveniente meter, so se tiveres mesmo muita carga, isto porque o carro vai levar mais oleo, logo a embalagem de 5L pode não chegar.
se meteres o radiador de oleo para baixo vai ajudar a escoar quando tiveres a fazer a muda de oleo, no entanto ao desligar o nivel de oleo do carro vai aumentar e o radiador vai ficar sem oleo.
se meter o radiador virado para cima já não tens esses problemas mas ao mudar o oleo vais ter de o tirar de alguma fora.

espero ter ajudado.

A tua explicação da maneira como colocamos o radiador faz todo o sentido, e eu pensei na melhor maneira como o colocar espero que consiga fazer entender, se eu colocar o radiador virado para baixo mas mais baixo que a bolacha assim sempre que desligar o motor o óleo já não recua para o carter certo? Quando for mudar o óleo desperto o bujao e sai todo o óleo do carter mas ainda fica o óleo dentro radiador para tirar o óleo do radiador basta tirar os tubos da bolacha e vira los para baixo já sai todo o óleo do radiador sem o ter que tirar, vai ser assim que vou montar o radiador, vou por virado para baixo no fundo do Parachoques

A tua explicação da maneira como colocamos o radiador faz todo o sentido, e eu pensei na melhor maneira como o colocar espero que consiga fazer entender, se eu colocar o radiador virado para baixo mas mais baixo que a bolacha assim sempre que desligar o motor o óleo já não recua para o carter certo? Quando for mudar o óleo desperto o bujao e sai todo o óleo do carter mas ainda fica o óleo dentro radiador para tirar o óleo do radiador basta tirar os tubos da bolacha e vira los para baixo já sai todo o óleo do radiador sem o ter que tirar, vai ser assim que vou montar o radiador, vou por virado para baixo no fundo do Parachoques

Obrigado,
Por acaso eu tenho aqueles aspiradores de oleo, não sei até que ponto podia tirar o oleo que esta la com o tubinho de aspiração.
Da uma espreitadela nos projectos aqui do forum e tira ideias, aquilo que te disse foi o que ja li e assisti dos meus amigos, nunca o fiz no meu carro. Na net por acaso vejo muitos virados para cima, teras os seus prós e oontras :)
Informa-te e estuda bem o assunto para não te arrependeres.

Back