Boas pessoal,
Preciso de opiniões, se já tiveram o mesmo problema que eu ou se sabem como resolver.
Tenho o ralenti do meu Audi 80 B4 1.9 Tdi instável e a acelerar sozinho em andamento. É o motor 1Z de 90cv.
Comprei o carro à pouco tempo e vinha muito mal tratado. Depois de fazer a revisão e de ajeitar minimamente o carro, reparei que o ralenti ficava instável e que o carro "cortava" algumas rotações depois de abrir o turbo (nao sei exactamente quais pois o meu quadrante nao tem conta rotaçoes). Fui à Bosch e disseram-me que tinha problemas na cabeça da bomba. Depois de muita procura encontrei uma bomba usada, dificil de encontrar pois a ficha da bomba é diferente da dos afn, e montei-a. Por ouvido e tendo atençao ao cheiro do gasoleo/ fumo que mandava, coloquei a inclinação a ponto. O carro parecia estar normal, um trabalhar certo e já puxava bem (em 1ª dá 40km/h, 2ª 80km/h, 3ª 120km/h, 4ª 150km/h e em 5ª chega bem aos 170km/h).
No entanto basta acelerar a 1ª vez e o ralenti fica instável (quando ligo o carro pode estar 1hora a trabalhar que está sempre certo...dou um toque no pedal e fica logo instavel. Desligo e ligo o carro outra vez e volta ao normal). Já para nao falar que com o carro frio acelera-me sozinho, até aos 70º tenho de andar sempre em mudanças baixas senao arrisco-me logo a fazer uma rotunda ou uma curva de lado.
Estou a apontar para:
-Potenciómetro avariado,
-Cabeça da bomba fora de ponto (no motor dador estava a ponto, será que ao tirar a bomba e montar noutro motor tem de ser afinada também?)
-Medidor de massa de ar (veio sem tampa a apanhar poeira e humidade, já fiz uma tampa à medida para desenrascar mas continua desprotegido pois nao está bem fixa).
O que poderá ser?
Peço desculpa pelo testamento mas foi para vos colocar a par da situação toda.
Preciso de opiniões, se já tiveram o mesmo problema que eu ou se sabem como resolver.
Tenho o ralenti do meu Audi 80 B4 1.9 Tdi instável e a acelerar sozinho em andamento. É o motor 1Z de 90cv.
Comprei o carro à pouco tempo e vinha muito mal tratado. Depois de fazer a revisão e de ajeitar minimamente o carro, reparei que o ralenti ficava instável e que o carro "cortava" algumas rotações depois de abrir o turbo (nao sei exactamente quais pois o meu quadrante nao tem conta rotaçoes). Fui à Bosch e disseram-me que tinha problemas na cabeça da bomba. Depois de muita procura encontrei uma bomba usada, dificil de encontrar pois a ficha da bomba é diferente da dos afn, e montei-a. Por ouvido e tendo atençao ao cheiro do gasoleo/ fumo que mandava, coloquei a inclinação a ponto. O carro parecia estar normal, um trabalhar certo e já puxava bem (em 1ª dá 40km/h, 2ª 80km/h, 3ª 120km/h, 4ª 150km/h e em 5ª chega bem aos 170km/h).
No entanto basta acelerar a 1ª vez e o ralenti fica instável (quando ligo o carro pode estar 1hora a trabalhar que está sempre certo...dou um toque no pedal e fica logo instavel. Desligo e ligo o carro outra vez e volta ao normal). Já para nao falar que com o carro frio acelera-me sozinho, até aos 70º tenho de andar sempre em mudanças baixas senao arrisco-me logo a fazer uma rotunda ou uma curva de lado.
Estou a apontar para:
-Potenciómetro avariado,
-Cabeça da bomba fora de ponto (no motor dador estava a ponto, será que ao tirar a bomba e montar noutro motor tem de ser afinada também?)
-Medidor de massa de ar (veio sem tampa a apanhar poeira e humidade, já fiz uma tampa à medida para desenrascar mas continua desprotegido pois nao está bem fixa).
O que poderá ser?
Peço desculpa pelo testamento mas foi para vos colocar a par da situação toda.