[A4 B5] | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - "DIY reparação bomba vácuo"

Bom, pessoal, vamos dar inicio a mais um projecto, no entanto ainda sem rumo definido.

Após cerca de 8 anos com o meu companheiro resistente, o meu Audi 80 http://www.audipt.com/f118/80-1-6td-1-9td-swap-sedan-|-reactive-|-*-full-blue-smd-*-fim-projecto-97518/ , e após ter aprendido muito com ele, achei por várias razões que seria altura de tentar ir buscar algo mais recente. Tenho um gosto pelas avants, mas cá onde moro, os b5 que aparecem no mercado são poucos, e durante o muito tempo que pesquisei, não achei nada que fosse totalmente do meu agrado, ou para o meu bolso. O meu 80, apesar da idade, estava em muito bom estado, já os b5, todos estavam maltratados, e este não foi excepção.

Não foi o meu melhor negócio, nem o que mais me agradou, mas foi o negócio possível, dei o meu 80 como retoma, e ajustei valor.
Trata-se de um B5 Sedan de 99, restyling portanto, importado, marca de momento 241000 klms, presumo eu que seja em cada eixo :D, algo maltratado tanto de exterior como de interior, e negligenciado de mecânica, presumo eu, por ser AFN e conseguir aguentar porrada sem se deitar. Espero que com o tempo e t€€mpo, tudo se venha a resolver, tal como no antecessor Audi 80

Penso que a seguinte foto mostra bema a diferença na estima entre os 2. Foto foi tirada no dia da troca ... AR vs AR :lol:
IMG_20141230_110427.jpg



Marca: Audi

Ano: 1999

Modelo: A4 B5 Sedan - ReStyling

Motor e Transmissão:
1.9 TDI 110, AFN ; 5 velocidades manual

Chassis: Suspensão Stock (confort provavelmente)

Travões: Stock

Jantes/Pneus:
Originais 15", pneus "donut"


Próximas Alterações:

Por enquanto as ideias são muitas, mas a prioridade é a IPO, e manutenção. O orçamento não estica, mas caso tudo corra bem e suavemente, será para avançar LENTAMENTE.
Por agora é apenas recuperar os maus-tratos anteriores, e só nisso existe muito a fazer e investir.

Detalhes a tratar, antes das mods:
- Limpeza a fundo,dentro e fora
- arranjar trims exteriores das portas
- IPO
- Distribuição e manutenção mais a fundo
- Reparar pequena fuga da bomba injectora, no vedante do controlador de quantidade de diesel (já tenho as juntas)
- Retirar agua ferrugenta do sistema, limpar e por G12
- Substituir termostato por OEM

Como o recebi, muitooo sujo e porco, dentro e fora.

IMG_20141231_141818.jpg

IMG_20141231_141935.jpg

IMG_20141231_141829.jpg

IMG_20141231_141852.jpg

IMG_20141231_141858.jpg

IMG_20150101_213044.jpg
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Acredito que o 80 vai deixar muitas saudades, mas com o passar dos anos procuramos sempre novos projectos e temos a tendência a melhorar.

A diferença de um B3 para um B5 é significativa é um belo upgrade, pelo menos já estás consciente que á muito trabalho pela frente, mas isso já estás habituado.
Agora é ao longo dos meses ir pondo esse carro impecável, acredito que a melhor coisa que aconteceu a esse A4 foi mudar de dono.

Quando poderes mete fotos do interior
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Era bater no dono antigo :D
Tens o mesmo pensamento que eu, quando se compra um usado, primeiro tratar da mecânica/chassi e só depois dar mimos estéticos, mods etc....
Apesar do mau trato do antigo dono, sendo ele um B5 foi aguentando...
Felizmente encontrou um dono melhor :)
Com tempo e dedicação irás resolver essas coisas em pior estado;)

Parabéns pela aquisição.
Boa sorte e muitos km 8)
AbraÇo

P.S- E concordo com o racegy, falta aí as fotos do interior da máquina :p
 
Last edited:
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

boa sorte neste novo projeto e quero ver mais fotos da maquina
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

No dia que o trouxe nem quiz tirar fotos do interior tal era o estado. Tirei umas fotos depois de uma limpeza inicial, mas ainda não estou completamente satisfeito com o grau de limpeza/sujidade.

Depois posto mais fotos, incluindo o exterior. :)
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Parabéns Reactive pela aquisição. Já foi tudo dito pelos amigos users e que eu concordo. Os anos vão passando e as peças para os nossos Audis 80 começam a escassear. São as forças do tempo que assim obriga em concordância com as próprias marcas. Estou certo que esse Audi vai ter muitos mimos e vai dar-te muitas alegrias como recompensa.
Abraço
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Boa sorte com o B5 Reactive, qualquer coisa que precises apita :)

Podes começar a desfolhar o ETKA dos B5 :p

Sim esse é o confort :D
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Isso vai ficar mais um óptimo projecto estou mais que convicto disso.
Já sabes que não é um carro novo,vão sempre aparecendo coisinhas para arranjar esse modelo já tem bomba de alta pressão o que em termos de manutenção são carotas mas isso para ti é coisa fácil de ultrapassar de certeza que arranjas sempre solução plausível e duradoura.
Boa sorte com a máquina.
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Boa sorte com ele. Manutenção da melhor rejuvenesce o motor, é a principal prioridade. Porque começa a matricula por A?
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Boa sorte com o B5 Reactive, qualquer coisa que precises apita :)

Podes começar a desfolhar o ETKA dos B5 :p

Sim esse é o confort :D


O ETKA já eu desfolhava antes de o ter, no entanto agora desfolho mesmo com atenção a ver os part-numbers e afins.

Não sei se é confort, nem Attracion nem nada, o meu manual de instruções é todo em Alemão, livrete, e autocolante na mala também não fazem referência a isso. Como saber? (Sport obviamente não é, mas qual a versão?)

E por acaso preciso de umas ajudas, o facto de ser restyling/facelift, e ser TDI está a por-me algumas confusões. Estou habituado a ter um TD onde tudo era simples e basico de mexer, e ainda tenho muito a aprender nos TDI e na electrónica, por isso ainda me restam muitas perguntas da praxe.

Quem me souber ajudar com estas questões agradeço, nem que seja a redireccionar-me para um tópico correcto.
- Gostava de arranjar vag-com, e VCDS. Visto que existem milhentas versões de cabos e afins, o que preciso de adquirir?
- Precisava de uns trims exteriores debaixo das portas (as chamadas door blades), ETKA indica-me que são todas iguais para os anos dos A4, mas já me disseram que existem diferenças, umas lisas, outras não. Verdade? Sabem onde possa adquirir umas novas a preço de chuva, ou usadas?
Luzes interiores e afins, para trocar para leds, com ou sem can-bus?
- Se quisesse pôr computador de bordo, que precisaria? Já tenho cruise control de origem...

Para começar já chegam de perguntas. Quem tiver algum A4 para peças, para retirar umas coisitas simples, diga algo :)

Boa sorte com ele. Manutenção da melhor rejuvenesce o motor, é a principal prioridade. Porque começa a matricula por A?

É por ser dos Açores..

O XZONE já explicou o porque. Nos Açores, até inícios de 1990, os carros importados, principalmente da Alemanha, tinham matricula "AK". Após essas datas começou a ser utilizado o "AR". A partir de 2006, com o novo imposto, essa designação perdeu-se, passando as letras a serem apresentadas a meio com a designação normal para esse mês. Existem casos posteriores a 2006 que continuam a utilizar o "AR", mas penso que deve-se a substituição de matriculas, ou seja, á medida que certas matriculas vão sendo canceladas e abatidas, novos carros matriculados voltam a usar a matricula uns anos depois, ou pelo menos é o meu entendimento (o meu antigo 80 era de 91, importado semi-novo, e o carro com matricula imediatamente seguinte era um mercedes topo de gama do ano 2000 e tal).
Basta ver que tanto o 80 como o A4 partilham o "AR", daí ter feito essa brincadeira com a foto no post inicial :)




Depois postarei mais fotos :)
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Boas,

Em relação ao VCDS, no meu B5 uso a versão 409.01, mas penso que a versão 11.11 ou 12.12, já ficas melhor servido, deverá dar para mais funções e linha CAN.
http://www.audipt.com/f88/vag-com-e-suas-vers%F5es-t%D3pico-62786/

No caso do teu B5 penso que não tens CAN BUS, porque o teu quadrante ainda tem o relógio analógico, mas os entendidos que que se cheguem á frente, que eu também sou muito novo nos B5. :p

As door blades, já falamos sobre isso, não está facil. Podes não acreditar, mas os A4,A6, passat´s, que aparecem nas sucatas, as peças desaparecem num instante e olha que tento sempre estar atento, pois também ando a correr atrás de algumas peças.

Em relação ao CB precisas de quadrante + manete + cablagem + programação..
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Boas,

Em relação ao VCDS, no meu B5 uso a versão 409.01, mas penso que a versão 11.11 ou 12.12, já ficas melhor servido, deverá dar para mais funções e linha CAN.
http://www.audipt.com/f88/vag-com-e-suas-vers%F5es-t%D3pico-62786/

No caso do teu B5 penso que não tens CAN BUS, porque o teu quadrante ainda tem o relógio analógico, mas os entendidos que que se cheguem á frente, que eu também sou muito novo nos B5. :p

As door blades, já falamos sobre isso, não está facil. Podes não acreditar, mas os A4,A6, passat´s, que aparecem nas sucatas, as peças desaparecem num instante e olha que tento sempre estar atento, pois também ando a correr atrás de algumas peças.

Em relação ao CB precisas de quadrante + manete + cablagem + programação..


O link que puseste, á semelhança de outros por cá, estão desactualizados, e por exemplo nao refere o 12.12. Não preciso de um VCDS que tire cafés e faça tudo em carros recentes, queria um que tirasse o potencial completo da electrónica do meu, se para tal tiver de ser o mais recente, lá será, mas também não queria estar a gastar demasiado nisso.

Os entendidos do can-bus não se querem chegar á frente :D . Eu depois pesquisarei então.

As door blades, afinal são mesmo todas iguais nos A4, a diferença está apenas no ano, até 96 não existem door blades, e daí para a frente existem, e são todas iguais, facelift/restyling ou não.

Quanto ao CB, obvio que o quadrante tem de ser, isso e reprogramar é obvio. A manete e cablagem é que tem de ser quais? É a do CC, certo? É que isso já a tenho. Será que tenho a cablagem para isso?

Abraços
 
Re: | Reactive's | 1.9TDI Sedan AFN99 - Lets Start

Boa base. Faz-me lembrar a minha B5 quando me chegou ás mãos com jantes 15, pneus boia e mal estimada... :(
Isso com um pouco de esforço e dedicação, consegue-se tirar uns bons anos de cima.
Tens a vantagem de ja ser de 99 (restyling).
Uma lavadela e com uns toques que tu mesmo podes fazer, fica logo outro.
É um carro bom a nivel de material/peças, há muitos e arranja-se sempre material a bom preço!
Boa sorte com ele!

- - - - - - - - - -

Salvo erro, a manete do CB é a da direita.
Se queres aplicar, precisas trocar a manete actual por uma com butões.
A minha B5 apesar de ser uma Sport, não tinha CB... nunca apliquei porque não é propriamente uma coisa facil...
 
Back
Top