Relato de uma professora de matemática

(verdade, verdadinha...)

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€.
Dei à balconista uma moeda de 2,00€ e tirei da minha carteira 8 centimos, para
evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina
registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centimos de troco, mas ela
não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e
ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou a contar isto?
Porque me dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950,
que foi assim:
1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou €80,00.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.
O lucro é de € 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção é € 80,00.
Se você souber ler coloque um X no € 20,00.
( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00
 
É bem verdade.. Ainda ontem uns colegas se puseram a fazer umas contas de dividir à mão, coisa que ja não sei sequer e qual é a nossa primeira resposta? Vai à máquina de calcular que é mais facil..

O Homem quer cada vez menos ter que pensar para fazer as coisas... Por isso cria aparelhos que o façam por si e a consequência disso é a falta de exercício cerebral que resulta em burrice..

Agora se pensarmos bem, entende-se porque a maior parte dos sitios ja pede o 12º ano como habilitações minimas, essa de certeza que não o tinha..
 
exactamente.
muito embora o ensino de antigamente nas escolas fosse muito mais rigido, a verdade é que as coisas aprendiam-se... tomara eu saber o que o meu pai sabe!
uma 4ª classe de antigamente não o mm de agora... nada a ver...
 
Este é mais um caso flagrante da nossa sociedade embrionária, que consequentemente será o núcleo existente nas próximas decádas, em toda a realidade deste país...

Vocês queriam o quê? Ainda há pouco tempo passou um e-mail, daqueles de "spam", sobre a história duma professora de Português que mostrava a todos o que a farsa das Novas Oportunidades (N.O.) transmitia no geral. Contava uma simples história duma cabeleireira da qual ela "gastava" (esta é uma à Solnado ;) ). Contava que a jovem "teenager" inconsciente, que tinha largado a escola por ter preferido andar a brincar as mamãs e aos papás muito cedo, estava agora a frequentar um curso das N.O., e que se encontrava tão entusiasmada em finalmente tirar o 9º Ano de escolaridade fazendo simplemente alguns trabalhos , entre os quais uma resenha histórica da sua vida. E mais, estava completamente empenhada em seguir estudos e efectuar 6 meses de mais alguns trabalhos e umas apresentações dos mesmos para conseguir ter equivalência ao 12º Ano.

Ora , vocês acham que mesmo pedindo o 12º ano, vamos conseguir ver menos situações como as reportadas acima? Começo é seriamente a pensar em como será quando chegar a altura de ser pai. Isto vai ser uma carga de trabalhos, mas enfim, viva Portugal, que subiu dois lugares no ranking da FIFA e se vê abraços com mais um escândalo, com submarinos comprados por atacado.

PS: Não quis ofender quem se encontra numa situação semelhante a descrita no texto transcrito, mas cada um faz a cama onde se deita.
 
a miuda da caixa podia ser CALOIRA no emprego :S e o stress tem destas coisas

eu posso dizer que sempre fui aluno de topo a matematica mas:

- nao sei nem nunca soube a tabuada
- nao sei fazer contas de dividir
- e tenho bastante dificuldade em fazer contas de cabeça ;)
 
a miuda da caixa podia ser CALOIRA no emprego :S e o stress tem destas coisas

eu posso dizer que sempre fui aluno de topo a matematica mas:

- nao sei nem nunca soube a tabuada
- nao sei fazer contas de dividir
- e tenho bastante dificuldade em fazer contas de cabeça ;)

Porque é que acho que és um pouco contraditório na tua afirmação? LOLOLOLOL
 
hoje em dia os alunos vão mal preparados mesmo para as faculdades.
já assisti a algumas pessoas da minha turma na faculdade que são piores que alguns miúdos do 7º ano a ler.
 
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