Relato de uma Professora:

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€.
Dei à funcionária que me atendeu 2,00€ e peguei na minha carteira 8 cêntimos, para evitar receber ainda mais moedas.
A funcionária recebeu o dinheiro e ficou a olhar para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 cêntimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou a contar isto?
Porque me dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00€.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00€.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou 80,00€.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00€.
O custo de produção desse carro de lenha é 80,00€.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00€.
O custo de produção desse carro de lenha é 80,00€.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( ) 20,00€ ( ) 40,00€ ( ) 60,00€ ( ) 80,00€ ( ) 100,00€

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00€.
O custo de produção desse carro de lenha é 80,00€.
O lucro é de 20,00€.
Está certo?
( ) SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00€.
O custo de produção é 80,00€.
Se você souber ler coloque um X no 20,00€.
( ) 20,00€ ( ) 40,00€ ( ) 60,00€ ( ) 80,00€ ( ) 100,00€
 
Deve ter te feito lembrar o do ensino a dias postado aqui! Igualmente ao outro topico esta muito taco a taco com a realidade!
Abracos
 
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