rele 109

Para quem não sabe o funcionamento de um rele aqui fica uma breve descrição:

A-Todos os reles teem uma bobine indutora a qual por polarização do seu nucleo
forma uma indução...
B-Assim sendo... se aplicarmos uma corrente + e outra - nas extremidades da bobine
obtemos um campo magnetico de forças...é este campo de forças que vai actuar
sobre um corpo metalico.
C-Nos reles.. a opção é aproveitada para accionar um platinado que mais não é que
um interruptor....
D-Se num circuito magnetico indutavel aplicarmos uma voltagem de 5volts este
pode gerar um interruptor de voltagem mais elevada 60v-80v-220v etc...

2d5f6adf4
[/IMG]

Como estamos a falar dum rele muito básico "RELE109" ou rele de ignição o
principio é o geral :

30-Corrente directa + 12v
85-Massa gerada quando rodamos o interruptor da ignição
87-Saída de corrente +12

Todas as vezes que rodamos a chave na ignição o pino 85 fecha o circuito indutivo
o qual vai atrair o platinado móvel do circuito 30...87..
quando este circuito esta fechado é que temos a alimentação ideal para o bom funcionamento dos orgãos eléctricos dos nossos carros ao qual o rele está associado.


AVARIAS

1-Avaria no circuito de indução(bobine queimada)30-85
2-Mau contacto nos terminais..30-85-87
3-Avaria no circuito principal...30-87

RESOLUÇÃO

Para todos os reles... a norma é fazermos uma ligação directa entre o circuito principal.
Neste caso...podemos ligar uma ponta de fio ou um clip nos encaixes negativos 30-87
-retirar o relé -até á sua próxima substituição...


abraço....

buginmyemailns31sa1.gif

felixal1li6.gif
 
precisamente... nao sei...geralmente fica no quadro onde estao instalados, todos os restantes reles...
geralmente este quadro, fica situado por debaixo do volante...sendo necessario retirar a tampa por cima dos nosssos joelhos
(quando vamos a conduzir).


abraço....
 
tens de retirar a forra por debaixo do volante os ralés estão atras da caixa de fusiveis que fica na lateral se retirares a tampa dos fusiveis já os consegues ver mas o acesso é dificil até podes conseguir retirar o ralé mas depois colocar é + dificil lol.
mais vale retirares a cobertura são 2 parafusos na lateral (caixa de fusiveis) e mais 2 em cada canto da frente
 
Back
Top