Para quem não sabe o funcionamento de um rele aqui fica uma breve descrição:
A-Todos os reles teem uma bobine indutora a qual por polarização do seu nucleo
forma uma indução...
B-Assim sendo... se aplicarmos uma corrente + e outra - nas extremidades da bobine
obtemos um campo magnetico de forças...é este campo de forças que vai actuar
sobre um corpo metalico.
C-Nos reles.. a opção é aproveitada para accionar um platinado que mais não é que
um interruptor....
D-Se num circuito magnetico indutavel aplicarmos uma voltagem de 5volts este
pode gerar um interruptor de voltagem mais elevada 60v-80v-220v etc...
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Como estamos a falar dum rele muito básico "RELE109" ou rele de ignição o
principio é o geral :
30-Corrente directa + 12v
85-Massa gerada quando rodamos o interruptor da ignição
87-Saída de corrente +12
Todas as vezes que rodamos a chave na ignição o pino 85 fecha o circuito indutivo
o qual vai atrair o platinado móvel do circuito 30...87..
quando este circuito esta fechado é que temos a alimentação ideal para o bom funcionamento dos orgãos eléctricos dos nossos carros ao qual o rele está associado.
AVARIAS
1-Avaria no circuito de indução(bobine queimada)30-85
2-Mau contacto nos terminais..30-85-87
3-Avaria no circuito principal...30-87
RESOLUÇÃO
Para todos os reles... a norma é fazermos uma ligação directa entre o circuito principal.
Neste caso...podemos ligar uma ponta de fio ou um clip nos encaixes negativos 30-87
-retirar o relé -até á sua próxima substituição...
abraço....
A-Todos os reles teem uma bobine indutora a qual por polarização do seu nucleo
forma uma indução...
B-Assim sendo... se aplicarmos uma corrente + e outra - nas extremidades da bobine
obtemos um campo magnetico de forças...é este campo de forças que vai actuar
sobre um corpo metalico.
C-Nos reles.. a opção é aproveitada para accionar um platinado que mais não é que
um interruptor....
D-Se num circuito magnetico indutavel aplicarmos uma voltagem de 5volts este
pode gerar um interruptor de voltagem mais elevada 60v-80v-220v etc...
Como estamos a falar dum rele muito básico "RELE109" ou rele de ignição o
principio é o geral :
30-Corrente directa + 12v
85-Massa gerada quando rodamos o interruptor da ignição
87-Saída de corrente +12
Todas as vezes que rodamos a chave na ignição o pino 85 fecha o circuito indutivo
o qual vai atrair o platinado móvel do circuito 30...87..
quando este circuito esta fechado é que temos a alimentação ideal para o bom funcionamento dos orgãos eléctricos dos nossos carros ao qual o rele está associado.
AVARIAS
1-Avaria no circuito de indução(bobine queimada)30-85
2-Mau contacto nos terminais..30-85-87
3-Avaria no circuito principal...30-87
RESOLUÇÃO
Para todos os reles... a norma é fazermos uma ligação directa entre o circuito principal.
Neste caso...podemos ligar uma ponta de fio ou um clip nos encaixes negativos 30-87
-retirar o relé -até á sua próxima substituição...
abraço....