Renault Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985

gtturbo.jpg

Boas Pessoal,

Já ha muito tempo que sonhava ter um exemplar deste carro, por ter sido o Primeiro carro do meu Pai claro que nao GTT mas um R5 normal, mas como nós jovens :roll: gostamos sempre de alguma potencia debaixo do capô sempre fui interessado no GT Turbo.

Hoje comprei um :p vai ser para restaurar e meter o maximo como de origem a nivel estético, mecanico claro que vou melhorar, com as peças que temos hoje posso sempre melhorar a performance do bixo, mas tb nao vai ser pra lhe meter mais 100 ou 200 cavalos nada disso, é melhorar pequenas coisas como radiadores, turbo, etc...

GT Turbo fase 1 é no que este se vai tornar no seu regresso as origens sendo dos Primeiro a serem construidos é do ano de 1985.

O Renault 5 GT Turbo fase1 era equipado com um motor referenciado como C1J C782, de 4 cilindros em linha, 1397cc e a debitar 115cv às 5750 rpm. Este motor era alimentado por um carburador de corpo simples Solex, subalimentado por um turbo Garrett T2 e este por sua vez refrigerado por intercooler. Os 115cv eram "brutos" principalmente a partir das 3000 rpm, deixando o condutor colado ao banco, conseguindo assim demorar sensivelmente 7.8 seg dos 0-100 km/h.

Descrição e valores:

Sobrealimentação: Turbocompressor Garrett T2 a fazer 0.7 bar de pressão.
Árvore de cames: 1 colocada lateralmente.
Camisas dos cilindros: Húmidas e amovíveis.
Potência específica: 82,3cv/L (fase 1) e 85,9 cv/L (fase 2).
Peso/potência: 7,2 kg/cv (fase 1) e 6,9 kg/cv (fase 2).
Diâmetro x curso do motor (mm): 76x77.
Refrigeração: Líquida.
Lubrificação: Carter húmido.
Depósito de óleo: 3,7 L + 0,5 L do filtro.
Capacidade depósito gasolina: 50 L (dividido em 2 compartimentos, um de 43 litros e outro de 7 litros).

Transmissão:

Modo: Força exercida às rodas da frente.
Embraiagem: Monodisco.
Caixa velocidades: 5 velocidades + marcha atrás.
Rapport final: 15/56 (0,267).

Especificaçoes do Motor:

Cilindrada: 1400 cc
Fase / Ano: Fase 1 / 1985
Nº de Cilindros: 4 em linha
Carburador: Solex 32DIS 854
Módulo Ignição: Renix RE208
Potencia (CV): 115
Portencia MAX: 5750 rpm

Pronto pessoal desculpem lá o grande testamento mas quis deixar as especificaçoes todas deste " Pocket-Rocket"

Aqui fica uma foto de hoje quando se foi buscar o bixo! ;)
Vai precisar de muito tratamento, mas isto com vontade faz-se tudo! :D
1 Abraço :lol:

img0045uk.jpg


Actualidade

dsc008252645894.jpg

 
Last edited:
Re: Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985 - Restauro

belo...belo...belo :twisted: :twisted: :twisted:...tirando o aleron :x :x :x

espero ver aqui um grande restauro ;)

acho é um exagero que pedem por estes carros...tenho-os visto a pedir para cima de 5000 euros :eek: :eek:
 
Re: Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985 - Restauro

rmatos disse:
belo...belo...belo :twisted: :twisted: :twisted:...tirando o aleron :x :x :x

espero ver aqui um grande restauro ;)

acho é um exagero que pedem por estes carros...tenho-os visto a pedir para cima de 5000 euros :eek: :eek:

É verdade rmatos, mas por um lado percebo os Donos Alguns eu conheço, que metem tudo novo no carro gastam um balurdio, mas tambem há muitos que é um exagero claro, Posso-te dizer que este foi um Achado! :D tambem vai ser para se ir fazendo, se nao estiver pronto daqui a 1 ano esta daqui a 2... É para ter calma! :D
 
Re: Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985 - Restauro

remorse disse:
Posso-te dizer que este foi um Achado! :D

ainda bem 8)

tambem vai ser para se ir fazendo, se nao estiver pronto daqui a 1 ano esta daqui a 2... É para ter calma! :D

e é assim que deve ser ;)
 
Re: Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985 - Restauro

Ganda maquina. Agora aos poucos vai ficando novo. Mas tira me esse aileron traseiro. Parece estar estimado por fora apesar do pó.
 
Re: Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985 - Restauro

parabéns pela aquesição, parece estar muito bem estimado pelo seu exterior, mas o que interessa é o coração :twisted:

assim que poderes bota aí muitas fotos para a gente ver 8)

um bom e grande projecto daqui para a frente ;)
 
Re: Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985 - Restauro

Grande maquina vitor

como tinhamos falado é por isso tudo em ordem agora ;)
 
Re: Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985 - Restauro

Pessoal desde já agradeço os vossos comentários ;)

A4Oliveira disse:
Ganda maquina. Agora aos poucos vai ficando novo. Mas tira me esse aileron traseiro. Parece estar estimado por fora apesar do pó.

A4Oliveira, isto aos poucos agora vai-se por como novo, saido de fábrica :p Sim o Aileron vai saltar logo dali pra fora, nao só o ailaron como a mala toda pois tem mts podres a beira da zona do vidro, e o antigo dono deu-me uma mala nova já para substituir ;) o Ailaron será o de origem um pequeno e discreto mas que dá muita vida ao "Pocket-rocket", ja levou uma lavagem superficial tinha muito pó agarrado :eek: tava parado a quase 5 anos vou só o por andar para fazer a inspeçao, porque se nao anulam a matricula!

Segue umas fotos ...

img0049c.jpg


Do lado esquerdo por baixo dos farolins parece partido mas nao é, sao as embaladeiras que encaixam ali tirei, pois nao estavam muito seguras :roll: e tambem vai ser tudo para sair, vai ser tratado de carroçaria ao infimo promenor :)

img00485.jpg


Aqui a tirar algum lodo entranhado na maquina !Nem se conseguia ver pelos vidros para dentro, Agora ja se ve de um lado ao outro :twisted:

pedro_g40 disse:
grande carro, parabens :D
RicSoares disse:
Belo exemplar :twisted: :twisted: :twisted:
valente disse:
Grande maquina para um grande projeto!!!!
PARABÉNS

Obrigado Pessoal !

VIA3 disse:
parabéns pela aquesição, parece estar muito bem estimado pelo seu exterior, mas o que interessa é o coração :twisted:

assim que poderes bota aí muitas fotos para a gente ver 8)

um bom e grande projecto daqui para a frente ;)

O motor esta em bom estado, dentro do possivel claro, vai ser todo aberto e reconstruido como manda a sapatilha! O unico problema, é o turbo esta partido! De resto nao foi detectado nada de fora do normal!

brsampaio disse:
Grande maquina vitor

como tinhamos falado é por isso tudo em ordem agora ;)

É verdade agora é meter isto como manda a "lei" um abraço!
 
Re: Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985 - Restauro

alguem que o faça porque sao carros muito interessantes
se pudesse tambem arranjava um pa poder fazer o mesmo
FORÇA NISSO
 
Re: Renault 5 GTTurbo Phase 1 - 1985 - Restauro

Mais um projecto interessante a seguir, ou não fosse um restauro. Infelizmente o do meu bimmer tem estado muito parado, mas é como o amigo diz, não há pressa :D :D

Cumps e boa sorte no projecto desse bichinho... :twisted: :twisted: :twisted:
 
Back
Top