Repro 2.0 Tdi 140cv (BKD) -recomendações?

Boas a todos, companheiros.
Ando a alimentar a ideia de fazer uma repro ao 2.0 TDi BKD que no papel vem com 140cv.

Gostaria de feedback de quem já o tenha feito e opiniões sobre valores de potência seguros de atingir sem NUNCA comprometer a (já pouca) fiabilidade destes motores, nem sobrecarregar TGV ou embraiagem, já que não quero mexer na mecânica, apenas na electrónica.

A nível de consumos, depois de atestar os 55L do depósito com BP Ultimate Diesel, demora cerca de 700km até acender a luz da reserva, isto em condução maioritariamente urbana.

A nível de performance apenas não me agrada a lentidão a desenvolver até ás 1500rpm para subitamente o motor acordar furiosamente dando-nos um valente "pontapé nas costas".

Para quem não queira cavalos pa fazer fumo preto com força (coisa que eu detesto) valerá a pena o investimento?

Abraço a todos e obrigado.
 
O meu levou a reprogramação aos 60000km neste momento conta 275000km na altura foram medidos 150cv Stock e ficou com 180cv no fim da reprogramação medidos em maha a nível de consumos ficou igual ou ate talvez gaste menos faço em media 850km ate acender a luz de reserva mas tudo depende do pé isto em circuito misto, a nível de fumo faz pouco ou nenhum quase stock ,a embraiagem é de origem e conta com 160000km ( foi trocada aos 90000km ) devido a um problema na caixa

Acho que foi um bom investimento que fiz o carro esta mais equilibrado pk digamos que os 140cv para este carro ie com o peso que o carro tem acho que se tornam curtos.

Se o carro já tiver muitos km não será aconselhado fazer reprogramação.

Penso que não deverás pôr mais que 30 cv para manter a fiabilidade .

Boa sorte
 
Com a repro vais notar a mesma lentidão a desenvolver até as 1500rpm que é até o turbo encher...a partir dai é que vem o disparo... Nem é muito bom se pisar a fundo antes dessa rotação, eu pelo menos evito sempre pisar antes das 2000Rpm para não esforçar a embraiagem...
 
pois malta tenho a mesma duvida.....com o mesmo carro e o mesmo motor.....mas o meu conta ja com 185000km...aparentemente saudavel....semconsumos de agua/oleo.....tava a pensar numa coisa soft....dependendo da potencia que fizesse de origem....que feedback dao dest motor com esta quilometragem...?
cumps
 
pois malta tenho a mesma duvida.....com o mesmo carro e o mesmo motor.....mas o meu conta ja com 185000km...aparentemente saudavel....semconsumos de agua/oleo.....tava a pensar numa coisa soft....dependendo da potencia que fizesse de origem....que feedback dao dest motor com esta quilometragem...?
cumps
O meu tem 275000 não gasta óleo mas gasta agua ....
 
gasta agua? e por onde...?
mas nao sei pa....tenho medo do stress das colaças....turbos e nao sei que....e pa nao sei....faço algo soft.....?
mais opinioes aceitam se......
cumps
 
gasta agua? e por onde...?
mas nao sei pa....tenho medo do stress das colaças....turbos e nao sei que....e pa nao sei....faço algo soft.....?
mais opinioes aceitam se......
cumps

Se não for uma repro puxada e houver cuidados com o carro, à partida não vai haver stresses...

Muitas vezes o problema de se estragar isto ou aquilo nem é da repro estar ou não puxada, é mesmo é depois do uso e dos cuidados de cada pessoa com o carro!
 
Eu to satisfeito com a minha repro !
faço mais ou menos 750/800km com um deposito
deixo aqui o meu gráfico antes /depois para teres uma ideia !
ap12001.jpg
 
Bem, obrigado plo feedback até agora.
Parece então ser relativamente seguro, sem comprometer muito os consumos, e um ganho de 25cv ou mais não deixa de ser impressionante apenas com electrónica.
Já agora, o motor mantem a flexibilidade/suavidade, ou fica +bruto?
Preferia que permanecesse o mais suave e progressivo possível, +potência não é de desprezar, mas de uma forma segura, controlada.
Companheiro Tavares, o gráfico é impressionante e notam-se bem as diferenças nas curvas de potência, embora eu não consiga fazer uma leitura adequada (vejo 4 curvas por oposição a 2 valores de potência e se bem percebi parece ter perdido um pouco em baixas e a partir das 2000rpm um ganho significativo?
E que casas/programadores vos merecem +confiança, seja por reputação ou experiência própria?

Mais uma vez, obrigado a todos.
 
Last edited:
as linhas cor de rosa sao da potencia original ,as linhas a vermelho são as que resultarão da reprogramação
As linhas com pontos é o binário e as linhas sem pontos os cavalos !
 
Pelo que tenho ouvido, até 30cv e não abusando do binário é seguro... Vou fazer o mesmo esta semana!... A ver vamos como se porta o bicho!... ;)
 
Com a repro vais notar a mesma lentidão a desenvolver até as 1500rpm que é até o turbo encher...a partir dai é que vem o disparo... Nem é muito bom se pisar a fundo antes dessa rotação, eu pelo menos evito sempre pisar antes das 2000Rpm para não esforçar a embraiagem...
pelo o q sei isso é uma questao de afinação no acelarador... vem todos com o mesmo defeito. é isso e ao trocar de caixa q tb demora a responder.
 
Obrigado plo esclarecimento na interpretação do gráfico.
Então, se a minha leitura está correcta, a única vantagem para uma condução em cidade é pouco menos de "coice" a partir das 1500rpm, porque os ganhos acima das 2500rpm não valerão a pena numa condução descontraída.. "penso eu de que"
O principal objectivo seria o aumento da autonomia, que neste momento se situa em cerca de 700km até acender a reserva, em circuito maioritariamente urbano, o habitual casa-trabalho, trabalho-casa, onde por vezes nem se chega a aquecer o motor.
Parece-me a mim que, nestas circunstâncias talvez não haja grandes benefícios na repro..
Opiniões?
 
Obrigado plo esclarecimento na interpretação do gráfico.
Então, se a minha leitura está correcta, a única vantagem para uma condução em cidade é pouco menos de "coice" a partir das 1500rpm, porque os ganhos acima das 2500rpm não valerão a pena numa condução descontraída.. "penso eu de que"
O principal objectivo seria o aumento da autonomia, que neste momento se situa em cerca de 700km até acender a reserva, em circuito maioritariamente urbano, o habitual casa-trabalho, trabalho-casa, onde por vezes nem se chega a aquecer o motor.
Parece-me a mim que, nestas circunstâncias talvez não haja grandes benefícios na repro..
Opiniões?

Já vi umas ditas repros light que não mexem nos cv's, só aumentam o binário, o objectivo disto é para diminuir os consumos... Agr se diminui significativamente ou se fica ela por ela isso já não sei.
 
Back
Top