A partir deste ano há mais vantagens para quem comprar um carro usado importado, refere o Diário Económico desta segunda-feira.
«Quem o fizer vai pagar menos» pelo imposto pago à cabeça - o Imposto Sobre Veículos (ISV) - comprando o veículo mais barato do que no ano passado. É que, a Lei do Orçamento diminui impostos sobre carros importados em segunda mão e, a diferença face a 2010 «pode chegar a 5.900 euros», segundo os números do Económico.
Isto porque o Governo introduziu no Orçamento do Estado para 2011 (OE/11) uma alteração que vem aliviar a carga fiscal suportada pelo comprador. E nalguns casos a redução pode ultrapassar os 40% se os carros importados tiverem mais de cinco anos, de acordo com os dados fornecidos pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra) ao jornal.
Mas se o efeito é benéfico para os consumidores, prejudica, por outro lado, o sector automóvel. Os carros usados importados já tinham uma fiscalidade mais favorável do que os veículos novos, uma vez que sempre tiveram direito a uma redução no ISV - composto pela componente cilindrada e pela ambiental -, redução essa que varia consoante a idade do veículo.
No entanto, uma alteração na lei introduzida no Orçamento de 2009 fez com que este corte incidisse apenas na componente cilindrada do carro. Mas este ano, o Governo fez nova alteração e a redução passou a incidir também na componente ambiental.
Na prática, conclui o jornal, o valor que vai beneficiar da redução do imposto aumentou, tornando o carro ainda mais barato face aos carros usados comprados em Portugal e face aos carros novos.
in, Diário Digital
«Quem o fizer vai pagar menos» pelo imposto pago à cabeça - o Imposto Sobre Veículos (ISV) - comprando o veículo mais barato do que no ano passado. É que, a Lei do Orçamento diminui impostos sobre carros importados em segunda mão e, a diferença face a 2010 «pode chegar a 5.900 euros», segundo os números do Económico.
Isto porque o Governo introduziu no Orçamento do Estado para 2011 (OE/11) uma alteração que vem aliviar a carga fiscal suportada pelo comprador. E nalguns casos a redução pode ultrapassar os 40% se os carros importados tiverem mais de cinco anos, de acordo com os dados fornecidos pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra) ao jornal.
Mas se o efeito é benéfico para os consumidores, prejudica, por outro lado, o sector automóvel. Os carros usados importados já tinham uma fiscalidade mais favorável do que os veículos novos, uma vez que sempre tiveram direito a uma redução no ISV - composto pela componente cilindrada e pela ambiental -, redução essa que varia consoante a idade do veículo.
No entanto, uma alteração na lei introduzida no Orçamento de 2009 fez com que este corte incidisse apenas na componente cilindrada do carro. Mas este ano, o Governo fez nova alteração e a redução passou a incidir também na componente ambiental.
Na prática, conclui o jornal, o valor que vai beneficiar da redução do imposto aumentou, tornando o carro ainda mais barato face aos carros usados comprados em Portugal e face aos carros novos.
in, Diário Digital
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