RPM's em 6ª mudança, caixa automática.

Boa tarde,

Tenho um Audi A3 sportback (8pa) de 2009 com caixa automática, se não me engano é a dq250, recentemente fis uma reparação grande à caixa automática no entanto, deste então noto que o carro está mais responsivo em baixa rotação no entanto noto que a 5ª e a 6ª mudança estão mais curtas, a 120km/h estou às 2300 rpms, parece-me exagerado e não acho normal... O mecânico disse que tem a ver com a adaptação da caixa, no entanto fez nova calibração e reset mas está rigorosamente igual, devo-me preocupar?

Muito obrigado desde já.

Tiago.
 
Last edited:
Partindo do princípio que o A3 Hatchback com caixa manual de 6 tem as mesmas relações de caixa.
2300rpms em 6° a 120 é mais coisa menos coisa idêntico ao meu.
A não ser que tenham mudado relações e/ou que a embraiagem esteja a patinar, isso não muda , pois é puramente mecânico.
E se a embraiagem tivesse ficado a patinar, notavas bem
 
Boa tarde,

Tenho um Audi A3 sportback (8pa) de 2009 com caixa automática, se não me engano é a dq250, recentemente fis uma reparação grande à caixa automática no entanto, deste então noto que o carro está mais responsivo em baixa rotação no entanto noto que a 5ª e a 6ª mudança estão mais curtas, a 120km/h estou às 2300 rpms, parece-me exagerado e não acho normal... O mecânico disse que tem a ver com a adaptação da caixa, no entanto fez nova calibração e reset mas está rigorosamente igual, devo-me preocupar?

Muito obrigado desde já.

Tiago.
Qual a motorização?
Antigamente fazia que rotações?

2300 rpm não é um valor elevado, especialmente para um carro do grupo VW desse ano. A título de exemplo, o A3 1.9 tdi sportback de 2009 cá de casa só tem caixa de 5 velocidades e a 120 também vai em torno das 2300/2500 rpm.
 
Pois, também já me tinham dito que é algo mecânico. Não consigo precisar, mas sinto que antigamente tinha essa rotação por volta dos 130/140 km/h, o motor não gritava tanto a entre 100, 120km/h. Pus-me a espreitar por baixo do carro a caixa parece ser outra, conseguiriam colocar outro modelo de caixa e que tenha relações de caixa diferentes?

Mas sendo que os vosso estão dentro dos mesmos padrões fico mais descansado.
O meu é o 2.0 TDI, 140 cv.

Abraço.
 
Last edited:
Podem ter colocado de outro modelo, por exemplo nos allroad, q3 e q5 a caixa é mais curta, tanto a manual como as automaticas.
 
isso levou outra caixa com uma relaçao ligeiramente mais curta. É tudo plug and play o mais provavel é teres uma dos 170cv
 
Há alguma desvantagem nisso?
Presumo que seja a desvantagem e vantagens de uma caixa mais curta, mais força e poupado em baixas e gastar mais em viagens a velocidades mais altas, correto?
 
Há alguma desvantagem nisso?
Presumo que seja a desvantagem e vantagens de uma caixa mais curta, mais força e poupado em baixas e gastar mais em viagens a velocidades mais altas, correto?
Basicamente sim, mas ainda tens o desconforto de andar em rotação mais alta. No meu q5 a diferença entre andar a 2100 rotações ou a 2400 rotações era bastante grande a nível de conforto.
 
Tenho um com motor 2.0 tdi de 150v de caixa manual e 120km/h, vai a volta das 2200rpm e outro com o motor 1.6 tdi com 90 cv, a 120 também vai a volta de 2200rpm, não é assim tão diferente os 2300rpm, mas não são de cx automática. Se for a 100km/h, ambos vão a uma rotação na ordem das 1800rpm.
Se gasta mais ou menos, para a mesma velocidade do carro, acho que se o binário for maior nas 2300rpm do que em rotações menores, em principio vai gastar menos, se pelo contrário, for menor a 2300rpm do que a rotações inferiores, deve comer mais, ainda que a curva do binário num diesel é quase horizontal, pois, assim o consumo aumenta muito mais é devido ao aumento da velocidade por causa do ar.
 
Back
Top