Ruído estranho direção

Antes de mais desejo um bom ano a todos!

Recentemente e talvez porque tenho conduzido com o radio desligado, apercebi-me de um barulho ao virar a direção em andamento, em especial após está parado, mas não parece um ruído mecanico. São tipo uns clicks repetidos, imaginem um relé sempre a abrir e a fechar. Já tentei simular mas não consigo. Alguém já se deparou com algo semelhante?

Nota:
Com o carro parado giro o volante para um lado e para o outro e não noto nada, já experimentei também simular andar devagar e fazer o mesmo mas nada...
 
Tens de dizer qual é o carro em questão.. Nem todos os carros são iguais.. Uns tem direcao hidraulica, outros electrica.. Outros tem a caixa de direcao em baixo, outros lá em cima.. Etc etc e tal..
 
Viva,

É um audi A5 2010 com caixa automatica, 2.0 140cv. É uma direção servotronic.

Aqui faz uns clicks muito rapidos e desaparecem pouco depois, dificilmente consigo simular, muito menos com o carro parado. Não parece ser um ruído metálico/ mecanico. Por acaso, antes de me ter apercebido do ruído, ativei a opção cornering, até pensei desativar outra vez mas acho que não tem nada a ver com coisa com a outra. Em paralelo não faz barulho nenhum, nem a direção tem qualquer folga. Vou ver se nos próximos dias consigo perceber em que circunstâncias acontece.
 
É um barulho estranho esse, tendo em conta que parado nada faz.. Só andamento.. Ja vi um caso, nessas caixas servo tronic em que fazia um barulho tipo estalar, mas era sempre que se virava a direcao e a solucao teve de ser uma caixa nova. Nao quer dizer que seja o teu caso de todo.
Antes de mais convem ver se ha folgas. Pendurais, suportes da caixa, apertos de parafusos e femeas.
Verificar o nivel do oleo da direcao. Possiveis fugas.
Juntas homocineticas, foles rotos.
Eu comecava por aí, juntas homocineticas. E lembra-te que o facto de o fole estar bom nao quer dizer nada. Verifica se a junta nao tem folga.
Pega no carro parado e vira a direcao toda para um lado. E arranca com alguma firmeza. Depois para o outro lado e arranca. Ve se o barulho se manifesta. Faz isso em alcatrao liso para que outros barulhos nao interfiram e nao confundam.
 
Viva, ainda não fui verificar a situação mas reparei que o óleo do reservatório da direção assistida está no mínimo e tem o tom escuro, acastanhado. Duas duvidas:

1. O facto do óleo estar no minimo poderá provocar este sintoma.
2. É normal o óleo ter uma cor tão escura.

Obrigado.
 
Last edited:
Viva, ainda não fui verificar a situação mas reparei que o óleo do reservatório da direção assistida está no mínimo e tem o tom escuro, acastanhado. Duas duvidas:

1. O facto do óleo estar no minimo poderá provocar este sintoma.
2. É normal o óleo ter uma cor tão escura.

Obrigado.

O oleo se for ATF tem de ser vermelho.
O de origem acho que é verde.. Acho..
Muda o oleo que esse nao ta bom e faz o teste.
 
Afinal vi mal, aquele depósito é tão pequeno que engana. Está com o nível correto.
Comparei com um outro A5 de um colega e a cor do óleo é também igual.

Enfim, nem consigo simular a barulho...acontece 2 ou 3 vezes por dia em situações de baixa aceleração e sempre em curva. De resto não se passa nada. Tenho o bichano à cerca de 1 ano e já estou a ficar sem paciência, é uma atrás de outra. Chego à conclusão que era mais feliz com o meu Citroen C3 que tinha precisamente o mesmo número de kms.
Tanto maquinão e só chatices...
 
Afinal vi mal, aquele depósito é tão pequeno que engana. Está com o nível correto.
Comparei com um outro A5 de um colega e a cor do óleo é também igual.

Enfim, nem consigo simular a barulho...acontece 2 ou 3 vezes por dia em situações de baixa aceleração e sempre em curva. De resto não se passa nada. Tenho o bichano à cerca de 1 ano e já estou a ficar sem paciência, é uma atrás de outra. Chego à conclusão que era mais feliz com o meu Citroen C3 que tinha precisamente o mesmo número de kms.
Tanto maquinão e só chatices...
O teu principal problema, é mesmo o teu mecânico. Até pode ser serio, bom em muita coisa. Mas se não sabe detectar o barulho, algo está mal. Se ele existe, está lá.
 
Afinal vi mal, aquele depósito é tão pequeno que engana. Está com o nível correto.
Comparei com um outro A5 de um colega e a cor do óleo é também igual.

Enfim, nem consigo simular a barulho...acontece 2 ou 3 vezes por dia em situações de baixa aceleração e sempre em curva. De resto não se passa nada. Tenho o bichano à cerca de 1 ano e já estou a ficar sem paciência, é uma atrás de outra. Chego à conclusão que era mais feliz com o meu Citroen C3 que tinha precisamente o mesmo número de kms.
Tanto maquinão e só chatices...


Já mandaste verificar, como te sugeri, as juntas homocineticas? Tambem chamadas de cardans. Mesmo que os foles não estejam rotos, manda verificar a folga.
 
Malta, acho que estou com um problema que me está a impedir de andar para a frente...sempre levei os meus carros à marca, e o A5 não tem sido excepção (tal como tenho referido no forum). Hoje, o engenheiro da Audi foi dar uma volta com o carro e efetivamente o barulho não apareceu. Eu estava no banco do pendura o tempo todo e nada...mas concluindo, concordo que precisava mesmo de um mecânico de confiança para recorrer nestes casos, até porque os preços praticados na audi estão acima dos valores que posso pagar...enfim é mais um desabafo.
 
Já mandaste verificar, como te sugeri, as juntas homocineticas? Tambem chamadas de cardans. Mesmo que os foles não estejam rotos, manda verificar a folga.
Viva, pelas razões que referi anteriormente ainda não levei o carro para verificar esses pontos, passei apenas na Audi para pedir uma opinião.
 
E tens a certeza que o teu tem servotronic? Qual é o código que tens nos extras? 1N3?
Para teres deposito de oleo, não será uma hidráulica "normal"?

Nota:
Não tens o ADS, certo? Que vai ajustando a dureza conforme o modo de condução que escolhes? Isso já teria de ser electrica... codigo QZ7 penso eu.
 
Last edited:
Back
Top