Boas
O meu motor está no que se pode chamar "fim de vida", ou então á espera de uma revisão geral ... Os segmentos estão comprovadamente KO, derivado tanto á idade e quilometragem, bem como ter trabalhado pelo menos 5 anos completamente a frio, devido a termostato estragado, com as consequências no desgaste interno que daí advêm.
Como resultado o consumo de óleo é enorme, como já seria de prever, é capaz de gastar o óleo inteiro em 1000kms se andar a puxar por ele de pé a fundo. Óbvio que faz fumo e que este cheira a óleo queimado, mas o carro puxa bem e não tem quaisquer outras queixas de maior.
A minha questão é a seguinte: Tenho usado óleo 10w40. Se alterar para 15w40, com maior viscosidade, e em cima disso ainda usar daqueles aditivos para redução de fumos e etc, será que reduzirá alguma coisa o consumo de óleo, ou pelo menos a questão dos fumos?? O meu mecânico disse que da maneira em que aquilo se encontra agora, de nada servirá mudar óleo nem nada do genero, que continuará a gastar de forma igual.
PS: Não vale a pena dizerem que mudar segmentos é facil e barato, etc etc ... A questão aqui é apenas aguentar o motor que tenho até decidir se em que invisto (se no arranjo, se noutro 1.6, ou se num 1.9, mas qualquer forma em termos monetários não tenho disponibilidade para investimentos dessa envergadura).
Obrigado desde já e desculpem o testamento
O meu motor está no que se pode chamar "fim de vida", ou então á espera de uma revisão geral ... Os segmentos estão comprovadamente KO, derivado tanto á idade e quilometragem, bem como ter trabalhado pelo menos 5 anos completamente a frio, devido a termostato estragado, com as consequências no desgaste interno que daí advêm.
Como resultado o consumo de óleo é enorme, como já seria de prever, é capaz de gastar o óleo inteiro em 1000kms se andar a puxar por ele de pé a fundo. Óbvio que faz fumo e que este cheira a óleo queimado, mas o carro puxa bem e não tem quaisquer outras queixas de maior.
A minha questão é a seguinte: Tenho usado óleo 10w40. Se alterar para 15w40, com maior viscosidade, e em cima disso ainda usar daqueles aditivos para redução de fumos e etc, será que reduzirá alguma coisa o consumo de óleo, ou pelo menos a questão dos fumos?? O meu mecânico disse que da maneira em que aquilo se encontra agora, de nada servirá mudar óleo nem nada do genero, que continuará a gastar de forma igual.
PS: Não vale a pena dizerem que mudar segmentos é facil e barato, etc etc ... A questão aqui é apenas aguentar o motor que tenho até decidir se em que invisto (se no arranjo, se noutro 1.6, ou se num 1.9, mas qualquer forma em termos monetários não tenho disponibilidade para investimentos dessa envergadura).
Obrigado desde já e desculpem o testamento