Segmentos KO!!! Soluções para reduzir os efeitos????

Boas

O meu motor está no que se pode chamar "fim de vida", ou então á espera de uma revisão geral ... Os segmentos estão comprovadamente KO, derivado tanto á idade e quilometragem, bem como ter trabalhado pelo menos 5 anos completamente a frio, devido a termostato estragado, com as consequências no desgaste interno que daí advêm.

Como resultado o consumo de óleo é enorme, como já seria de prever, é capaz de gastar o óleo inteiro em 1000kms se andar a puxar por ele de pé a fundo. Óbvio que faz fumo e que este cheira a óleo queimado, mas o carro puxa bem e não tem quaisquer outras queixas de maior.

A minha questão é a seguinte: Tenho usado óleo 10w40. Se alterar para 15w40, com maior viscosidade, e em cima disso ainda usar daqueles aditivos para redução de fumos e etc, será que reduzirá alguma coisa o consumo de óleo, ou pelo menos a questão dos fumos?? O meu mecânico disse que da maneira em que aquilo se encontra agora, de nada servirá mudar óleo nem nada do genero, que continuará a gastar de forma igual.


PS: Não vale a pena dizerem que mudar segmentos é facil e barato, etc etc ... A questão aqui é apenas aguentar o motor que tenho até decidir se em que invisto (se no arranjo, se noutro 1.6, ou se num 1.9, mas qualquer forma em termos monetários não tenho disponibilidade para investimentos dessa envergadura).

Obrigado desde já e desculpem o testamento :green:
 
Re: Segmentos KO, soluções para reduzir os efeitos?

Quants km's ja contas?
Eu na minha opiniao mudava isso e continuava com o mesmo motor.
DEsconhecia que o motor por andar frio o desgaste era maior, mas nao é a tou-a que o poe em a 90º
 
Re: Segmentos KO, soluções para reduzir os efeitos?

a consumir oleo dessa maneira, ñ me parece que te safes com aditivos :evil:
 
perder oleo pelos segmentos?....
o motor é um orgao duma viatura onde as suas principais alimentacoes sao:
combuistivel,oleo.agua,ar e enegia.
todos estes componentes funcionam num circuito fechado.
falando do circuito de lubrificação (caso da sua fuga de oleo)não acredito que a mesma seja pelos segmentos.
tem de observar atentamente por onde o seu oleo se escapa.
se nao sai para o exterior do motor (fugas de oleo)entao tem de sair pelo circuito de escape... em forma de fumo negro.
assim sendo.... os segmentos estao a cumprir correctamente a sua função.
verifique o sistema de combustao da sua viatura....principalmente os vedantes das valvulas de admissão.ou casquilhos do turbo.

a questao do oleo...aconselho para viaturas já com algumas folgas o mais grosso (10w40)

abraço.....
 
Last edited:
É um circuito fechado realmente é verdade
mas se os segmentos tiverem gastos o oleo do carter passa para a camera de combustao e causa o fumo branco e nao negro
pode sim ser os vedantes de valvulas a deixar passar oleo
mas se os segmentos nao tiverem bons fazem o mesmo efeito
 
Anda com perto dos 300 mil (280 mil de quadrante mas esteve 2 anos com a típica rodinha do quadrante partida, onde os quilómetros não foram contabilizados).
Note-se que para vocês isso até nem é uma quilometragem nada alta, mas lembrem-se que eu estou numa ilha em que o máximo que existe são vias rápidas e não auto-estradas, ou seja, poder-se-ia considerar que o carro tem 300 mil kms citadinos.

Se disse que o carro faz fumo e tem o típico cheiro a óleo queimado, óbvio que são segmentos a não fazerem o seu papel e deixarem demasiado óleo na câmara de combustão, que é posteriormente queimado junto com a combustão normal do motor. Não é isso que aqui está em causa, o problema é sim garantidamente dos segmentos, até porque este tipo de motor também tem esse hábito de necessitar de segmentos quando a quilometragem atinge este tipo de valores (pelo menos tenho conhecimento de outros motores cá, com exactamente os mesmos problemas, no entanto, não em tão grande escala como o meu)

Obrigado pelas respostas desde já
 
É sintoma que os 2 segmentos de compresão estão gastos e passa compresão para o carter.

Podes so ter 1 ou va os 4 raspadores de oleo gastos dai ele comsumir oleo , mas ainda ter compresão .
Como podes ter todos gastos .

Como ate podes ter todos bons e não ser dos segmentos, o turbo esta bom?
 
O que podes fazer é .... NADA!!

A única solução dado o avançado estado do problema, é mesmo trocar segmentos. Mas devido a esse problema, surge-me outra ideia à memória... Terão os cilindros do bloco "ovalizado" dado o desgaste dos segmentos? Ou mesmo só ter ficado com as paredes riscadas?

Seja de que forma for, conta desde já com o avanço para a reparação do motor. Agora em termos de valores terás que ver o que realmente te compensa. Se reparar, se arranjar outro motor, ou até mesmo montar um 1.9 de 90cv (aqui penso que envolva cablagem elétrica própria).

Boa sorte.
 
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