Sensores G62 e G89 - RESOLVIDO PÁG. 2 !!!

neljoe

Moderator
Este Fim-de-Semana, o "Ponteiro da Temperatura do Motor" não se mexia... mesmo depois de uma Viagem "longa"... sempre nos 60º... Vag-Com na bicha, e acusou apenas o seguinte:


Address 08: Auto HVAC
Part No: 8D0 820 043 P
Component: A4 KLIMAAUTOMAT D58
Coding: 00043
Shop #: WSC 63351

1 Fault Found:
00787 - Temperature Sensor in Fresh Air intake duct (G89)
30-00 - Open or Short to Plus



Na Segunda-Feira meti-lhe um "Sensor Temperatura do Motor" novo e voltou a marcar os 90º... agora, a minha duvida é:


- como é que o Erro que acusou está relacionado com o Sensor de Temperatura do Motor? Ou seja, como o tal "Temperature Sensor in Fresh Air intake duct (G89)" está por trás do Porta-Luvas (ou tirando o Filtro de Habitáculo também se chega lá) e o Sensor da Temparatura do Motor está na "Tubagem" do Cicuito de Refrigeração atrás do Motor... como estão relacionados? Porque acusou um Erro/Sensor se (aparentemente) o Problema era outro Erro/Sensor?!?!?

Estou tão confusa!

:S
 
Re: !HELP! Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

Ninguem me consegue dizer como tinha um Sensor avariado, mas acusa outro?!
 
Re: !HELP! Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

somos todos uns básicos nestas cenas :oops: :oops:

só tu e o Rafael é que serão pessoas para "decifrar" isso :roll:
 
Re: !HELP! Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

pode ter sido coincidencia nao estou a ver o que um tem a ver com o outro
so se esse sensor da informaçao ao ac mas nao estou a ver para que
 
Re: !HELP! Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

Mestre rafael disse:
pode ter sido coincidencia nao estou a ver o que um tem a ver com o outro
so se esse sensor da informaçao ao ac mas nao estou a ver para que

Acho que encontrei algo interesante. No Sensor que mudei (Temp. Motor), tem 4 pinos, e 1 deles liga ao "sistema" do Ar Condicionado:

MFTS_wiring.jpg


Essa Ligação existe para dar ao Carro valores de Temperatura para que ele possa continuar a trabalhar calculando os tempos de Injecção, Relantim, Pré-Aquecimento, etc... pela Temperatura dada pelo outro Sensor (G89). No fundo, caso a G62 tenha avaria, a G89 entra em acção da seguinte forma:

- Se a G89 acusar 0º ou mais, é enviado 80º para os calculos.

- Se a G89 acusar menos que 0º, então essa mesma Temperatura é assumida pelo carro durante 3minutos e depois passa a assumir os tais 80º.

Coolant Temperature Sensor (G62)
A coolant temperature sensor is located at the back of the cylinder head. It is an NTC resistor.

The sensor is used for ignition timing, injection timing during cold and hot starting, warm-up enrichment, and idle stabilization.

If the coolant temperature sensor should fail, a substitute value is used based on a signal from the air temperature sensor:


Air temperature greater than 0° C (32° F), the substitute value is 80° C (176° F)
Air temperature less than 0° C, the substitute value is the intake air temperature for three minutes, and then switched to 80° C.


Já é um bom inicio!

Agora basta descobrir se o G89 está mesmo avariado ou não...

;)
 
Re: !HELP! Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

Descobri que os tais 4 Pinos por vezes ficam corroídos pelo Liquido de Refrigeração... ao avariar o Sensor do Motor, ele tentou comunicar com o outro, e como o pino estava corroído, deu o Erro "open or short to plus" (circuito aberto ou em curto no positivo).

Connection problems: In some cases the connector terminals can be corroded and will be causing a poor connection. The rubber boot that is supposed to protect the connector, often times gets old and hard and allows water/coolant to fill up the rubber boot and saturates the connector terminals and can cause corrosion problems.
Fixe era ver o tal Sensor avariado outra ver para tirar as dúvidas... mas já era!

Thanks aos que tentaram ajudar... e já agora, aceitam-se outras "teorias".

8)

P.S. - Agora sim, já posso ir dormir! Daqui a 5 horas (ás 6!) é que vai ser...

:eek:
 
Re: ?RESOLVIDO? Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

Logo vou-lhe ligar ao Vag-Com para ver se aparece alguma coisa.
 
Re: ?RESOLVIDO? Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

Boas Neljoe,

só agora vi este post e por coincidência esta semana fui fazer a dolorosa dos 180000 Km (1.020 paus) :'( e mandei também mudar o sensor da temperatura pois o ponteiro andava sempre a baixar dos 90º.

Acontece que depois de substituido continua na mesma, sempre com um padrão, ou seja, se vou em andamento, portanto com a rotação a subir, a temp. mantem-se nos 90, se retiro o pé ela baixa logo para os 80.

Terá alguma coisa a ver com esse sensor que referes?

Abraço.
 
Re: ?RESOLVIDO? Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

odracir disse:
Boas Neljoe,

só agora vi este post e por coincidência esta semana fui fazer a dolorosa dos 180000 Km (1.020 paus) :'( e mandei também mudar o sensor da temperatura pois o ponteiro andava sempre a baixar dos 90º.

Acontece que depois de substituido continua na mesma, sempre com um padrão, ou seja, se vou em andamento, portanto com a rotação a subir, a temp. mantem-se nos 90, se retiro o pé ela baixa logo para os 80.

Terá alguma coisa a ver com esse sensor que referes?

Abraço.

Isso de subir/baixar o ponteiro, é imediato (tipo Conta-Rotações)? Ou demora o seu tempo?

Liga ao Vag-Com e vê se tens algum DTC.
 
Re: ?RESOLVIDO? Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

neljoe disse:
Isso de subir/baixar o ponteiro, é imediato (tipo Conta-Rotações)? Ou demora o seu tempo?

Liga ao Vag-Com e vê se tens algum DTC.

Não, é lento. Está nos 90º, abrando o ritmo (tiro o pé do gás) e desce para os 80. Se voltar a dar gás volta para os 90º. Parece lógico, mas como sabes nos tdis a temperatura depois de estar nos 90 nunca baixa. Se consultar no climatronic está sempre nos 90, mesmo quando no ponteiro marca 80. Estranho...

Este fim-de-semana vou ligar o Vag-com e ver o que dá.

Abraço.
 
Re: ?RESOLVIDO? Sensores e Erros - E esta Hein ?!?!

Ontém meti mãos á obra e desmontei "meio-carro" para sacar o G89.

G89_002.jpg

Para lá chegar, tinha 2 Hipóteses:

1 - Entrar pelo Filtro de Habitáculo
2 - Entrar pelo Porta-Luvas

Aínda saquei o Filtro de Habitáculo, mas vi que iria ser muita "lavoura" para chegar lá baixo... montei tudo e desmontei o Porta-Luvas. Uma vez desmontado, vi que a melhor forma de lá chegar com a mão era por baixo e subindo (ás cegas) tentando encontrar o dito-cujo. É um sítio MUITÍSSIMO apertado mas chega-se lá.

24062008736-alt.jpg


O Sensor roda 90º no sentido "ponteiros do relógio" e sai. Abre-se os 2 clips e ele solta-se do conector. Isto é tudo feito SEM VER! Limpei o Sensor e Conector com Spray de Contactos e montei tudo de novo... esta parte não é mais fácil porque tens que encontrar o "buraco" (XÔÔÔ DAQUI MENTES PERVERSAS!), meter o Sensor, Rodar o Sensor, rezar para que a anilha de borracha que leva não caia o que obriga a começar de novo... etc... e TUDO ÁS CEGAS!

10072008776.jpg

24062008733.jpg
24062008735.jpg

Liguei-lhe o Vag-Com e fiz um Scan ao Climatronic... deu o mesmo erro. Entrei nos Measuring Blocks e vi que o Sensor acusava uma Tempertura Exterior de -49º(!), o que me leva a estranhar o facto do AC aínda funcionar e arrefecer bem o Interior do Carro... embora não note nenhum problema no funcionamento do AC, hoje vou encomendar um Sensor novo (25€?).
 
Re: Sensores G62 e G89 - E esta Hein ?!?!

Grande trabalheira.

Esse sensor está num sitio lixado.

O facto do ar condicionado estar a trabalhar bem não terá a ver com o facto de ele ir buscar informação ao sensor solar que está no meio do tablier junto ao parabrisas e aquele que está no climatronic?

Vai dando notícias.

Abraço.
 
Re: Sensores G62 e G89 - E esta Hein ?!?!

odracir disse:
Grande trabalheira.

Esse sensor está num sitio lixado.

O facto do ar condicionado estar a trabalhar bem não terá a ver com o facto de ele ir buscar informação ao sensor solar que está no meio do tablier junto ao parabrisas e aquele que está no climatronic?

Vai dando notícias.

Abraço.

Nem mais:

SENSORS

The sensors that control the climate control unit are the sun sensor and cabin temperature sensor. The sun sensor is the dome shaped unit located in the middle of the defrost vents on top of the dash. This adjusts the climate control system to compensate for the hot sun glaring into your car. The cabin air temperature sensor measures the cabin temperature by the small vent that is located above the climate controls.

in: http://www.audiworld.com/tech/int4.shtml

;)
 
Re: Sensores G62 e G89 - E esta Hein ?!?!

este Neljoe é um must :twisted: :twisted:

qdo tiver algum stress com sensores e afins já sei a que garagem me devo dirigir :twisted: :twisted: 8)
 
Back
Top