Sintoma estranho 1.9 tdi (resolvido)

Ja a 2 dias que isto começou , mas éra uma coisa tão mas tão minima que ate pensei que fosse psicologico .

Ora bem ca vai .

Antes de ontem reparei que estava a sair da minha rua e a passar de 2ª para 3ª mal engreno 3ª ele acelarou sozinho durante uns milessimos de segundo e voltou ao normal .
Eu ate pensei que fosse psicologico pois foi uma coisa mesmo minima , pensei que fosse um buraco.

Ontem não se passou nada .

Hoje e que reparei que afinal ha gato .

Estava numa recta a 40kmh 3ª ele acelera bruscamente durante milesimos de segundo e volta ao normal outravez.
E eu fico ca raio .
Mesmo aseguir vou numa subida a 40kmh de 3ª e tudo normal , mas o conta rotaçoes oscilava , tanto estava as 2000 como 1500 depois voltava as 2000 rpm mas o motor ia sereno .

paro o carro porta de casa e durante uns 10 segundos tinha o carro ao relatin certinho as 850rpm mas o ponteiro oscilava muito rapido entre as 500 e s 850rpm , como se estive-se com um mau contacto.

Alguma ideia , ja alguem teve um stress desses?
O motor é um 1.9 tdi de 90cv motor 1z.
 
Last edited:
Re: Sintoma estranho 1.9 tdi

isso das rotaçoes oscilarem sozinhas, subirem e baixarem sozinhas no carro da irma irma tb aconteceu isso e eram a embraiagem que tinha ido à vida, abraços
 
Re: Sintoma estranho 1.9 tdi

ja aconteceu a uma a4 aqui de casa e o problema foi embraiagem a chegar ao fim, levou uma nova da lux penso eu e ficou boa ... abraço
 
Re: Sintoma estranho 1.9 tdi

Não mas o problema e que a rotação do motor esta normal , so o ponteiro e que anda ali meio maluco devez enquando , ate agora so me fez isto 1 vez.

O carro anda normal , mas volta e meia parece que entra mais gasoleo no motor e ele encosta ao banco com força e volta ao normal logo aseguir.
O tal acelarar sozinho durante milessimos de segundo.
 
Re: Sintoma estranho 1.9 tdi

o meu esteve assim parecido...mas o meu só fazia isso ao relatin... Limpei o corpo da egr e o colector de admissão e ficou bem...
 
Re: Sintoma estranho 1.9 tdi

o meu esteve assim parecido...mas o meu só fazia isso ao relatin... Limpei o corpo da egr e o colector de admissão e ficou bem...

Eu tenho a EGR fechada.

Vou la abaixo dar uma vista de olho e dar uma volta a ver se vejo algo.
 
Re: Sintoma estranho 1.9 tdi

Uiii fui dar uma volta com ele e a coisa não melhorou .

Fez 20km sem chatear , quando estava chegar a casa numa subida o ponteiro começa a ficar maluco outravez , mas desta vez o motor parece que se desliga em andamento e volta a ligar , isto durante 1 segundo se tanto .
Anda meio aso suloçoes e o conta RPM anda meio maluco não marca a rotação real a que vai pois começa a oscilar .

Acelero e ele começa a oscilar entre as 1000 e as 3000 e logo de seguida o motor cala-se e volta a funcinar correctamente.

Onde fica o captor do motores 1.9 tdi 1Z?
 
Re: Sintoma estranho 1.9 tdi

Uiii fui dar uma volta com ele e a coisa não melhorou .

Fez 20km sem chatear , quando estava chegar a casa numa subida o ponteiro começa a ficar maluco outravez , mas desta vez o motor parece que se desliga em andamento e volta a ligar , isto durante 1 segundo se tanto .
Anda meio aso suloçoes e o conta RPM anda meio maluco não marca a rotação real a que vai pois começa a oscilar .

Acelero e ele começa a oscilar entre as 1000 e as 3000 e logo de seguida o motor cala-se e volta a funcinar correctamente.

Onde fica o captor do motores 1.9 tdi 1Z?

Em baixo do lado direito do filtro de oleo, pelo menos no AFN é ai.
 
Re: Sintoma estranho 1.9 tdi

Em baixo do lado direito do filtro de oleo, pelo menos no AFN é ai.


Vou lhe dar um limpeza amanha a ver se é sujidade.

So uma coisa os tdi medem a RPM do manometro no captor ou no alternador?

Entretanto fiz hoje mais 100km e impecavel , mas continuo a pensar o que se passou ja fez esse tremelique 3 vezes .
De resto não noto nada , gasta pouco medias sempre abaixo dos 6.
Puxa normal , não é nenhum foguete mas é despachada para o motor que tem apenas 90cv.
E não faz uma unica ponta de fumo.

Penso mesmo que seja um mau contacto.
 
Ja esta resolvido , tem de levar o captor novo .
Parece que este ja deu o mesmo problema antes .

Não é o captor em si que não le bem , mas sim o fio que esta cortado em 5 sitos diferentes , 1 desses sitios estava ja isolado ,quer dizer que ja tinha acontecido ao antigo dono , o fio do captor não estava a passar pelo sitio mais corrtecto e roçava na tampa do motor , e em algumas braçadeiras e arestas mais vivas .

Por hoje isloei as partes que estavam a roçar , e mudei o sitio por onde o fio do captor passa , agora não roça , e esta impecavel mas amanha passo na VW para ir buscar outro captor.

dsc01461i.jpg


dsc01462n.jpg


dsc01463g.jpg
 
Back
Top