Sintomas regeneração

Boas rapaziada.
Venho aqui expôr aqui uns sintomas que o meu carro está a apresentar e estão a fazer-me confusão. Audi A4 Avant 2.0 TDi 170 cv CAHA.
Nos últimos tempos, e só às vezes, ao colocar o carro a trabalhar (deixo sempre a trabalhar uns 2/3 minutos a trabalhar para não arrancar a frio), a carrinha apresenta quase todos os sintomas como se estivesse a regenerar o FAP, nomeadamente aquele cheiro característico vindo do escape, o motor ligeiramente a soluçar.
Quando vou a pegar no carro, nada de estar a regenenar. As rpm estão no normal, os "soluços" passam, as ventoinhas não disparam, não me pede mudanças mais baixas, nada. Ou seja, se calhar não estava a regenerar, apesar dos sintomas iniciais a frio.
Aliado a isto, desde há uns 2 meses para cá, nunca mais notei o carro a fazer regeneração e já lhe gastei uns 3 ou 4 depósitos. Também só tenho feito AE, mas costumo notar sempre, pois vou em 6a e ele pedia 5a.
Aqui há tempos (em Junho) apareceu o erro do sensor de gases de escape, mas apaguei e nunca mais voltou. Estará relacionado?
Isto está a fazer-me bastante confusão pois os sintomas não são anormais (o cheiro, os soluços, etc), só que em vez de apresentar o resto dos sintomas, nada. Não sei se está a regenenar ou não.
Por via das dúvidas, já na próxima semana quando lhe fizer a revisão vou-lhe mudar o sensor (70 paus na marca).
Isto é normal?
Será que ela esta a regenerar, mas não apresenta os sintomas todos? Ou não esta a regenerar, sequer?
Alguém já teve problema igual?
 
1- Nao está a regenerar.

2- Podes ver no vagcom, qual a percentagem do fap e proxima regeneração.

3- Num TDI, não se deixa aquecer ao ralanti. Nenhum gosta e faz mal a lubrificação. Um tdi, seja de 1995, seja de 2015, quer é andar mesmo , mas sem puxar por ele até aquecer devidamente (para proteger o turbo).
 
Revertestes a atualização certo?
Diria que a frio ele não regenera, se fica acelerado podem ser outras coisas, nomeadamente alternador.
Se calhar trocar o sensor , e fazer uma boa regeneração resolve.
Se deu erro e como conseguistes apagar é porque provavelmente o FAP está a ficar cheio.
Que quando ele queima, o erro volta sempre (Pelo menos das 2 vezes que me aconteceu nunca chegava a apagar)
 
1- Nao está a regenerar.

2- Podes ver no vagcom, qual a percentagem do fap e proxima regeneração.

3- Num TDI, não se deixa aquecer ao ralanti. Nenhum gosta e faz mal a lubrificação. Um tdi, seja de 1995, seja de 2015, quer é andar mesmo , mas sem puxar por ele até aquecer devidamente (para proteger o turbo).
Grato.
Pois, era o que eu temia, não estar a regenerar.
Será do sensor?
Quanto ao ponto 3, eu não deixo aquecer, só a trabalhar uns 2/3 minutos enquanto fumo um cigarro e porque, mal saio de casa entro logo na AE a 300 metros.
 
Last edited:
Revertestes a atualização certo?
Diria que a frio ele não regenera, se fica acelerado podem ser outras coisas, nomeadamente alternador.
Se calhar trocar o sensor , e fazer uma boa regeneração resolve.
Se deu erro e como conseguistes apagar é porque provavelmente o FAP está a ficar cheio.
Que quando ele queima, o erro volta sempre (Pelo menos das 2 vezes que me aconteceu nunca chegava a apagar)
Sim, reverti.
As rpm não alteram. Ficam ligeiramente acima a frio, mas o normal. Não sobem quase até às 1000 como se estivesse a regenerar.
Vou trocar o sensor, ponto assente.
Eu, em Junho quando apaguei o erro, ele não estava com estes sintomas, fazia a regeneração normal. E, mesmo depois de apagar, fez regenerações normais. Só últimamente é que não. Ok, ele a frio não regenera, mas então porquê aquele cheiro característico? E a vibração (apesar das rpm estarem normais)?
 
A vibração, já vistes os valores dos injectores?
No A3 as vezes também sinto isso, mas acaba por passar quando se arranca , e já vi que os injectores não estão a 100% da sua saúde
O cheiro, epa...a frio um carro a gasóleo tem sempre um cheiro forte , pelo menos sempre notei isso, agora nunca senti o cheiro de quanto está a queimar o FAP, não sei se será "a mesma coisa"
Tenta ver os valores do FAP, measuring block 98 ate 104 salvo erro, é ires passando que ele indica os valores.
 
A vibração, já vistes os valores dos injectores?
No A3 as vezes também sinto isso, mas acaba por passar quando se arranca , e já vi que os injectores não estão a 100% da sua saúde
O cheiro, epa...a frio um carro a gasóleo tem sempre um cheiro forte , pelo menos sempre notei isso, agora nunca senti o cheiro de quanto está a queimar o FAP, não sei se será "a mesma coisa"
Tenta ver os valores do FAP, measuring block 98 ate 104 salvo erro, é ires passando que ele indica os valores.
O meu nao cheirava a nada, só mesmo quando regenera. E bastava meter a mão junto à saída do escape para sentir o calor e ver logo quando está a regenerar.
Nao percebo nada de vagcom.
E o pior é que o meu pc está a precisar de uma formatação, tem os drivers das placas da intel e da nvidia em conflito e, volta e meia, fico sem imagem. Lol.
Vou tentar o amigo Laualf.
 
O meu nao cheirava a nada, só mesmo quando regenera. E bastava meter a mão junto à saída do escape para sentir o calor e ver logo quando está a regenerar.
Nao percebo nada de vagcom.
E o pior é que o meu pc está a precisar de uma formatação, tem os drivers das placas da intel e da nvidia em conflito e, volta e meia, fico sem imagem. Lol.
Vou tentar o amigo Laualf.
Isso do calor também já notei algumas vezes, mas a certo ponto já me pareceu normal.
Menos aquelas vezes que vou para por o carro na garagem e ainda não cheguei a traseira do carro e sinto um bafo a calor enorme , embora o carro não esteja acelerado .
Sim de certeza que ele consegue te ajudar nisso ;)
No pior dos casos, sensor novo, e mandas limpar o filtro (abrindo mesmo a panela).
 
Quando falo em calor, falo excessivo.
Normal vir quente, claro. Mas quando está a regenerar, sente-se a 1 metro.
 
Só a semana passada é que apanhei o meu a regenerar, só depois de o desligar é que reparei que tinha uma ventoinha em funcionamento.

Mas já que estamos a falar de bafos etc e aproveitando o topico, sempre que tenho a janela do condutor aberta e em andamento já quente, sinto um cheiro a vir do lado da roda do condutor ou até mesmo do motor, não cheira a queimado nem nada do genero, não consigo decifrar que tipo de cheiro (quimico?) é e ao certo de onde vem, será que vem do disco? As jantes como são de 19' e com muita abertura logo tem bastante passagem de ar, será do deposito do mija mija que a agua aquece e liberta cheiro?

Ou será de outra coisa qualquer que não faço ideia do que seja?
 
Só a semana passada é que apanhei o meu a regenerar, só depois de o desligar é que reparei que tinha uma ventoinha em funcionamento.

Mas já que estamos a falar de bafos etc e aproveitando o topico, sempre que tenho a janela do condutor aberta e em andamento já quente, sinto um cheiro a vir do lado da roda do condutor ou até mesmo do motor, não cheira a queimado nem nada do genero, não consigo decifrar que tipo de cheiro (quimico?) é e ao certo de onde vem, será que vem do disco? As jantes como são de 19' e com muita abertura logo tem bastante passagem de ar, será do deposito do mija mija que a agua aquece e liberta cheiro?

Ou será de outra coisa qualquer que não faço ideia do que seja?
O cheiro do meu quando esta a regenerar, é um cheiro assim adocicado, tipo quimicos de facto.
Não será o mesmo? É que a água do limpavidros nao aquece e se aquecesse seria no depósito, não atrás.
 
Não creio, caso contrario estava todos os dias a regenerar, alem disso o cheiro vem de frente, e sente se com a janela aberta, ao inicio parecia cheiro a queimado quando trouxe o carro para casa, mas não.

Posso comparar esse cheiro activo com o cheiro a carro novo, normalmente têm um cheiro intenso dos plásticos etc.

Andei aqui a pesquisar e vi muita gente a falar de fugas de combustível nos injectores etc, mas já lá andei a ver tudo e não vejo nada de anormal.

Tenho andado com esta duvida quase ha um mês.
 
Anticongelante exposto ao calor também deixa um cheiro estranho.
Quando mudei água abaixo aqui há uns tempos no meu, ficou sempre aqueles salpicos e com o carro quente, notava-se bem o cheiro. Só passou passado um tempo.
 
Tens sintomas de o carro estar a tentar regenerar.. Mas não é certo.
Tens de ligar o carro à máquina. Não mudes o sensor se ele estiver a dar valores normais. Sao 70 paus ao lixo.
Antes de tudo, ligar o carro à máquina, ver a saturação e fazer uma regeneração forçada. Se tudo estiver bem, sensores ok, ele fará a regeneração. Caso contrário ele não a inicia ou interrompe-a ao fim de alguns minutos.
 
Back
Top