sistema de ar secundário (1.8T 225cv stock) PROBLEMA RESOLVIDO

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ora bons dias pessoal!!
parece que chegou a minha vez de pedir ajuda aqui ao forum. entao é assim lol
nos últimos dias o carro tem demorado mais a pegar. quero eu dizer, eu nunca arranquei nem arranco com ele a frio. deixo-o sempre aquecer e quando as rotações pousam nas 840rpm é que arranco e só depois de a temperatura do motor chegar ao valor normal é que puxo mais por ele.

sucede contudo que nos últimos tempos tem oscilado entre as 800rpm e as 1200rpm e demora um pouco mais a atingir o regime normal para andar. como de costume espero sempre que ele regresse ao normal e apenas depois é que ando com o carro.

anteontem tive que ir em trab a santarém. durante a viagem senti que quando pisava e o turbo puxava lá ia por ele lá fora, é fugir da frente lol contudo, se por ex desacelerava e depois voltava a acelerar senti um delay em voltar a carga. coisa de um segundo ou assim e lá voltava ele à força. e apercebi-me disto várias vezes, para além de ele estar a pegar de forma diferente como falei em cima. ontem, quando regressava para casa ao fim do dia. dei a ignição e o motor começou a gaguejar.as rpm oscilavam entre as 800 e as 2000 por vezes e, embora não fosse abaixo, pareceu-me mesmo que algo não estava definitivamente bem.

lembrei-me de algumas coisas que li aqui no forum e tratei de ligar a um mecanico que, como eu pensava, me falou na maf. pensei que fosse isso e hoje de manha, ainda nao eram 07h da manha toca a bombar no forum e na net para atentar na situação. peguei no DIY do ART sobre limpar a maf e fui ver como estaria a maf. a propósito, o DIY está cinco estrelas. tirando a localização diferente no aviaozinho para a "bella machina" do Art foi tudo tal e qual. vi a maf e estava limpa. limpei a malha de fora e no sentido oposto ao da entrada do ar, meti o compressor a bombar lá para dentro contra um papel e efectivamente saiu alguma sujidade mas meramente pó.

meti o carro a trabalhar e embora nao fosse nada do que foi ontem, ainda apresentava os mesmos sintomas - oscilar entre as 800 e as 1000 e qualquer coisa.

como já eram horas decentes lol fui levar o aviaozinho à máquina para o diagnóstico. ainda lá tinha o service dos gajos da sporvap que disseram que nao era preciso mudar o óleo da caixa mas apenas o haldex como fizeram no último "service". limparam esse "service" e fizeram a análise. resultado: sistema de ar secundário. disse o tipo, só vendo... pode ser qualquer coisa, até mesmo um tubo do ar danificado que esteja a mexer com o ratio da gota e do ar.

por isso, maf está excluída. a minha questão, por sistema de ar secundário, o que poderá ser? alguém tem alguma dica para eu ver o que seja? o aviaozinho está a gastar mais do que o habitual também, sendo estes os sintomas.

eu gostava de saber se isto será uma coisa que envolva intercoolers ou coisas mais sérias ou se por outro lado é uma situação bem menor como entrada de ar obstruída, tubo danificado, etc... qual é o vosso parecer?

muchas gracias galera!!
 
Re: sistema de ar secundário (1.8T 225cv stock)

há pouca info na net...

Audi TT Secondary Air Injection (AIR) system, checking pdf
June 9th, 2008 · No Comments
The Secondary Air Injection (AIR) system causes the catalytic converter to heat up more quickly, resulting in earlier operating readiness following cold start.

Principle
Due to over-enrichment of the mixture during the cold start phase, there is an increased amount of uncombusted carbon monoxide in the exhaust. Secondary Air Injection (AIR) improves secondary oxidation in the catalytic converter and therefore reduces emissions. The heat produced by secondary oxidation greatly reduces start-up time for the catalytic converter, therefore improving exhaust quality during the cold start phase significantly

Function
In the cold start phase, the ECM -2- activates the secondary air pump - 12- via the relay for Secondary Air Injection (AIR) pump -1-. Air reaches the combination valve for Secondary Air Injection (AIR) -10-. The Secondary Air Injection (AIR) valve -3- is activated in parallel, which allows the vacuum to reach the combination valve for Secondary Air Injection (AIR) -10- and the vacuum diaphragm for charge air pressure regulation -7-. The combination valve for Secondary Air Injection (AIR)

in http://www.autosmanual.com/442/audi-tt-secondary-air-injection-air-system-checking-pdf.html
 
Re: sistema de ar secundário (1.8T 225cv stock)

é melhor o papy vir cá para traduzir isso tudo :green: :green: :green: :green:

Pedro, n sei o que te diga ... eu normalmente, deparando-me com esse problema (oscilação do ponteiro das rpm), aponto sempre para alguma falha nos injectores ... pois já passei por 2 casos idênticos, um deles num carro meu .. e era um injector marado...

mas vamos ver .... deixa cá poisar mais alguém ;)
 
Re: sistema de ar secundário (1.8T 225cv stock)

boost disse:
é melhor o papy vir cá para traduzir isso tudo :green: :green: :green: :green:

Pedro, n sei o que te diga ... eu normalmente, deparando-me com esse problema (oscilação do ponteiro das rpm), aponto sempre para alguma falha nos injectores ... pois já passei por 2 casos idênticos, um deles num carro meu .. e era um injector marado...

mas vamos ver .... deixa cá poisar mais alguém ;)

grande Hugo, também não excluo isso hombre. aliás, atento que o problema é o ratio entre gota e ar, faz todo o sentido. tou a tentar colher mais info sobre o assunto, isto da mecanica é fascinante, pena é eu nao sacar um puto daquilo loooooooool tou um bocado pensativo sobre o assunto. mas segunda já saberei mais ao pormenor.

thx man! ;)

mais opiniões galera?
 
Re: sistema de ar secundário (1.8T 225cv stock) update: problema resolvido!

dois dias depois de entrar na rolporto, o aviaozinho ja tem o problema resolvido. o primeiro diagnóstico por sinal estava errado uma vez que os testes na rolporto só deram uma coisa: medidor da massa de ar. já foi mudado e os sintomas desapareceram, quer a frio quer a quente.

parece q a conclusão a retirar daqui é "cada computador sua sentença" lool
 
Ainda bem k te safaste, eu tenho uma MAF nova a estrear Original da Audi dentro da caixa se souberes de alguem k precise podes avisar me ? Foi mais uma confusao da Audi e eu é k tive k aguentar com a MAF.
 
gutteres disse:
Ainda bem k te safaste, eu tenho uma MAF nova a estrear Original da Audi dentro da caixa se souberes de alguem k precise podes avisar me ? Foi mais uma confusao da Audi e eu é k tive k aguentar com a MAF.

claro k aviso meu. tá registado! nao vejo ninguém de momento q precise. se calhar até dava para o meu... foi pena... estive um dia com o carro parado na rolporto enquanto eles esperavam pela peça. assim matava-se dois coelhos com uma cajadada lol aproveita para anunciar aqui no forum, assim consegues chegar a mais pessoal e quem sabe despachar a peça mais cedo. ;)
 
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