ora bons dias pessoal!!
parece que chegou a minha vez de pedir ajuda aqui ao forum. entao é assim lol
nos últimos dias o carro tem demorado mais a pegar. quero eu dizer, eu nunca arranquei nem arranco com ele a frio. deixo-o sempre aquecer e quando as rotações pousam nas 840rpm é que arranco e só depois de a temperatura do motor chegar ao valor normal é que puxo mais por ele.
sucede contudo que nos últimos tempos tem oscilado entre as 800rpm e as 1200rpm e demora um pouco mais a atingir o regime normal para andar. como de costume espero sempre que ele regresse ao normal e apenas depois é que ando com o carro.
anteontem tive que ir em trab a santarém. durante a viagem senti que quando pisava e o turbo puxava lá ia por ele lá fora, é fugir da frente lol contudo, se por ex desacelerava e depois voltava a acelerar senti um delay em voltar a carga. coisa de um segundo ou assim e lá voltava ele à força. e apercebi-me disto várias vezes, para além de ele estar a pegar de forma diferente como falei em cima. ontem, quando regressava para casa ao fim do dia. dei a ignição e o motor começou a gaguejar.as rpm oscilavam entre as 800 e as 2000 por vezes e, embora não fosse abaixo, pareceu-me mesmo que algo não estava definitivamente bem.
lembrei-me de algumas coisas que li aqui no forum e tratei de ligar a um mecanico que, como eu pensava, me falou na maf. pensei que fosse isso e hoje de manha, ainda nao eram 07h da manha toca a bombar no forum e na net para atentar na situação. peguei no DIY do ART sobre limpar a maf e fui ver como estaria a maf. a propósito, o DIY está cinco estrelas. tirando a localização diferente no aviaozinho para a "bella machina" do Art foi tudo tal e qual. vi a maf e estava limpa. limpei a malha de fora e no sentido oposto ao da entrada do ar, meti o compressor a bombar lá para dentro contra um papel e efectivamente saiu alguma sujidade mas meramente pó.
meti o carro a trabalhar e embora nao fosse nada do que foi ontem, ainda apresentava os mesmos sintomas - oscilar entre as 800 e as 1000 e qualquer coisa.
como já eram horas decentes lol fui levar o aviaozinho à máquina para o diagnóstico. ainda lá tinha o service dos gajos da sporvap que disseram que nao era preciso mudar o óleo da caixa mas apenas o haldex como fizeram no último "service". limparam esse "service" e fizeram a análise. resultado: sistema de ar secundário. disse o tipo, só vendo... pode ser qualquer coisa, até mesmo um tubo do ar danificado que esteja a mexer com o ratio da gota e do ar.
por isso, maf está excluída. a minha questão, por sistema de ar secundário, o que poderá ser? alguém tem alguma dica para eu ver o que seja? o aviaozinho está a gastar mais do que o habitual também, sendo estes os sintomas.
eu gostava de saber se isto será uma coisa que envolva intercoolers ou coisas mais sérias ou se por outro lado é uma situação bem menor como entrada de ar obstruída, tubo danificado, etc... qual é o vosso parecer?
muchas gracias galera!!
parece que chegou a minha vez de pedir ajuda aqui ao forum. entao é assim lol
nos últimos dias o carro tem demorado mais a pegar. quero eu dizer, eu nunca arranquei nem arranco com ele a frio. deixo-o sempre aquecer e quando as rotações pousam nas 840rpm é que arranco e só depois de a temperatura do motor chegar ao valor normal é que puxo mais por ele.
sucede contudo que nos últimos tempos tem oscilado entre as 800rpm e as 1200rpm e demora um pouco mais a atingir o regime normal para andar. como de costume espero sempre que ele regresse ao normal e apenas depois é que ando com o carro.
anteontem tive que ir em trab a santarém. durante a viagem senti que quando pisava e o turbo puxava lá ia por ele lá fora, é fugir da frente lol contudo, se por ex desacelerava e depois voltava a acelerar senti um delay em voltar a carga. coisa de um segundo ou assim e lá voltava ele à força. e apercebi-me disto várias vezes, para além de ele estar a pegar de forma diferente como falei em cima. ontem, quando regressava para casa ao fim do dia. dei a ignição e o motor começou a gaguejar.as rpm oscilavam entre as 800 e as 2000 por vezes e, embora não fosse abaixo, pareceu-me mesmo que algo não estava definitivamente bem.
lembrei-me de algumas coisas que li aqui no forum e tratei de ligar a um mecanico que, como eu pensava, me falou na maf. pensei que fosse isso e hoje de manha, ainda nao eram 07h da manha toca a bombar no forum e na net para atentar na situação. peguei no DIY do ART sobre limpar a maf e fui ver como estaria a maf. a propósito, o DIY está cinco estrelas. tirando a localização diferente no aviaozinho para a "bella machina" do Art foi tudo tal e qual. vi a maf e estava limpa. limpei a malha de fora e no sentido oposto ao da entrada do ar, meti o compressor a bombar lá para dentro contra um papel e efectivamente saiu alguma sujidade mas meramente pó.
meti o carro a trabalhar e embora nao fosse nada do que foi ontem, ainda apresentava os mesmos sintomas - oscilar entre as 800 e as 1000 e qualquer coisa.
como já eram horas decentes lol fui levar o aviaozinho à máquina para o diagnóstico. ainda lá tinha o service dos gajos da sporvap que disseram que nao era preciso mudar o óleo da caixa mas apenas o haldex como fizeram no último "service". limparam esse "service" e fizeram a análise. resultado: sistema de ar secundário. disse o tipo, só vendo... pode ser qualquer coisa, até mesmo um tubo do ar danificado que esteja a mexer com o ratio da gota e do ar.
por isso, maf está excluída. a minha questão, por sistema de ar secundário, o que poderá ser? alguém tem alguma dica para eu ver o que seja? o aviaozinho está a gastar mais do que o habitual também, sendo estes os sintomas.
eu gostava de saber se isto será uma coisa que envolva intercoolers ou coisas mais sérias ou se por outro lado é uma situação bem menor como entrada de ar obstruída, tubo danificado, etc... qual é o vosso parecer?
muchas gracias galera!!