Sistema de som

Gostaria que me ajudassem na instalação de um sistema de som, coisa que não percebo nada:oops:
Tenho um carro aqui em casa que tinha um sistema de som original e aquilo ou as colunas faziam barulho ou não davam.
A minha ideia passou por colocar um sistema de som a funcionar e com "algum" som mas nada de outro mundo :)
Então comecei a procurar material usado em bom estado, a bom preço e que fica-se com som direito.

Então comprei:

- Autorádio AIWA CDC-R237- com CD-R / RW 4x50 Watts e 180 Watts H-Bass
- 2 colunas sony 13 cm XS-V1330 para frente
- 2 colunas Alpine SPS-1729S 120w peak/ 30w RMS/IMP. 4 OHMS para a chapeleira
- Fio para som

Passei os fios e coloquei as colunas ligadas directamente ao rádio.
O que se passa é que as colunas sony dão bem á frente e atrás ("o som que pretendia"), as alpine só as posso colocar atrás devido ao tamanho e dão som mas muito baixinho.Não fazem barulhos estranhos nem ruídos mas bem com o rádio no máximo elas não dão som, e são as 2 (era muito azar as 2 com o mesmo problema, mas pode acontecer), mas não consigo colocar aquilo a dar. Já se colocar as sony atrás elas dão excelente som :mad::mad:
O que fazer?O que está mal?o que posso fazer?o material sei que não é do melhor e se calhar é mesmo o pior mas logo que dê som é o que interessa :p

Não fazem barulhos estranhos nem ruídos mas bem com o rádio no máximo elas não dão som, e são as 2 (era muito azar as 2 com o mesmo problema, mas pode acontecer)

Boas,

penso que vc já terá feito os testes necessários e chegado á conclusão,
- se a saída do rádio está boa (as Sony dão)
- se a instalação está boa (as Sony dão)

As Alpine não dão som, estarão avariadas

Boas,

penso que vc já terá feito os testes necessários e chegado á conclusão,
- se a saída do rádio está boa (as Sony dão)
- se a instalação está boa (as Sony dão)

As Alpine não dão som, estarão avariadas

Mas elas dao som mas muito baixinho e as 2.
Elas para dar um som normal tenho de colocar o radio no maximo

E alpine com defeito acontece.
As alpine são novas?
Já funcionaram com AMP?

Mas com o mesmo defeito as 2?nao, sao usadas e nao sei se funcionaram com amp

Nem tem a ver com impedâncias sequer.
Basta o veio ter derretido um pouco e o cone estar preso ou ter perdido a sensibilidade.

Estive a ver e o defeito é mesmo das colunas pois experimentei outras doutro carro e funcionam bem...existe maneira de as reparar? É que tem um parafuso na parte traseira :)

Estive a ver e o defeito é mesmo das colunas pois experimentei outras doutro carro e funcionam bem...existe maneira de as reparar? É que tem um parafuso na parte traseira :)

boas,

há muitos anos, nos meus tempos de de bobinador, cheguei a fazer bobines para colunas de alguns altifalantes de baixos, dos conjuntos musicais, mas estamos a falar de tempos em que o material era muito mais caro do que a mão de obra e a fidelidade não era o principal objetivo, nesse momento penso que a reparação mais racional a fazer a essas colunas, é separar cobre, ferro, íman, papel, etc e mandar para a reciclagem.

Vc teve azar, também me aconteceu o mesmo nos meus tempos do Mini 1000, e aprendi a lição, colunas usadas, nunca mais.

Curiosamente desses temos ainda resta lá na garagem um equalizador amplificado da Pioneer, que curiosamente comprei usado, estava instalado num Porsche 911 Carrera RS, que foi canibalizado para competição, foi várias vezes campeão nacional de clássicos.

boas,

há muitos anos, nos meus tempos de de bobinador, cheguei a fazer bobines para colunas de alguns altifalantes de baixos, dos conjuntos musicais, mas estamos a falar de tempos em que o material era muito mais caro do que a mão de obra e a fidelidade não era o principal objetivo, nesse momento penso que a reparação mais racional a fazer a essas colunas, é separar cobre, ferro, íman, papel, etc e mandar para a reciclagem.

Vc teve azar, também me aconteceu o mesmo nos meus tempos do Mini 1000, e aprendi a lição, colunas usadas, nunca mais.

Curiosamente desses temos ainda resta lá na garagem um equalizador amplificado da Pioneer, que curiosamente comprei usado, estava instalado num Porsche 911 Carrera RS, que foi canibalizado para competição, foi várias vezes campeão nacional de clássicos.

Eu compreendo so perguntei se dava para reparar pois tenho outras iguais mas muito mais antigas,mas nesse caso 1 da relativamente bem e outra morreu e se desse para juntar as 4 e transformar em 2 era optimo :p

Outra questão :lol:

Qual a diferença entre um twiter e uma coluna?
E de que diametros variam os twiters e as colunas?dos mais pequenos aos maiores
Pois o carro que é á frente tinha uns twiters e eram as unicas colunas do carro ou seja atras as colunas vao para a chapeleira mas á frente estou-me a ver ás aranhas para arranjar forma de colocar umas colunas ou twiters de forma a nao alterar muito ;)

Tweeter= agudos, sons metálicos e altas frequências
Woofer/coluna= médios, vocal e instrumentos, frequências medias
Subwoofer= graves profundos, bateria, baixos, frequências baixas.

- - - - - - - - - -

Os tweeter por norma tem diâmetro inferior a 6cms.
Coluna ou woofer, de 10 a 22cms.
Subwoofer, alem de bobine diferente, tem um cone com um curso superior, varia entre 10 a32 polegadas.

- - - - - - - - - -

As medidas que mencionei são as mais usuais.
Não significa que não hajam excepcionalmente outras.

- - - - - - - - - -

tweeter-midrange-woofer.jpg

- - - - - - - - - -

O som que ouvimos, é o movimento rápido de uma massa de ar.
Os tweeter são minúsculos pois para sons muito agudos, não necessitam de mover grandes massas de ar.
Os woofers/colunas são de tamanho mediano para mover uma massa de ar mediana.
Um subwoofer por norma, quanto maior, melhor reproduz graves. Movimenta grandes massas de ar.

Back