Sony Vaio:Deu o berro, vale a pena arranjar?

Boas
hoje estava a navegar na boa na net no meu portátil, de um momento para o outro o PC desligou se e ao mesmo tempo ouvi qualquer coisa a estoirar no interior do mesmo.
Meti as mãos na massa, abri aquilo tudo e descobri uma nódoa preta a volta de um chip de 8 Pinos,
oshi4p.jpg

Ja dessoldei o chip vi que tinha um 'furo' e via se que tinha estoirado
Ainda não sei se foi só o Chip de 8 Pinos ou se as resistências que estão a volta estão boas...

Alguém que trabalhe no ramo sabe dizer me +\- um valor para a reparação? E se é reparável?

PS:Pc tem 5 anos...Da me bastante jeito para usar com o Vag-com :S

Cumps ;)

Last edited:
Pra esse chip ter estourado... Não foi o único componente a estourar!... Já que as resistências é que regulam a entrada de tensão no mesmo!...

Troca a Board ou compra outro!...

Amanha vou medir as resistências,
Parece que as resistências estejam boas (Isto em aparência!)
Tenho aqui um Toshiba Satélite Encostado, vou ver se pode doar umas pecas.
Se não tenho de falar com um colega meu que tem meia dúzia de boards usadas
@ires nao me sabes dizer +\- os valores para a reparação ?

Quanto ao trocar a Board não esta muito nos meus planos pois o problema é para encontrar uma igual e em bom estado.

E para mandar po seguro...não da, não cobre

EDIT: Estive a medir as resistência, e a resistência 'NEw Jje' que se encontra no circulo vermelho da foto acima apresenta valores que rondam os 0.005 ohms
Ao contrario da outra resistência que essa NEw Jje apresenta valores a volta dos 1.184 ohms

Last edited:
Amanha vou medir as resistências,
Parece que as resistências estejam boas (Isto em aparência!)
Tenho aqui um Toshiba Satélite Encostado, vou ver se pode doar umas pecas.
Se não tenho de falar com um colega meu que tem meia dúzia de boards usadas
@ires nao me sabes dizer +\- os valores para a reparação ?

Quanto ao trocar a Board não esta muito nos meus planos pois o problema é para encontrar uma igual e em bom estado.

E para mandar po seguro...não da, não cobre

EDIT: Estive a medir as resistência, e a resistência 'NEw Jje' que se encontra no circulo vermelho da foto acima apresenta valores que rondam os 0.005 ohms
Ao contrario da outra resistência que essa NEw Jje apresenta valores a volta dos 1.184 ohms

Estás a medir os componentes no circuito ou dessoldas-os antes de medir? No circuito as medições não são fiáveis pois tens outros componentes que podem influenciar...
Outra coisa, tens a certeza que esses componentes ('NEw Jj8') são resistências? Pelo aspecto quase que aposto que são diodos...

Estás a medir os componentes no circuito ou dessoldas-os antes de medir? No circuito as medições não são fiáveis pois tens outros componentes que podem influenciar...
Outra coisa, tens a certeza que esses componentes ('NEw Jj8') são resistências? Pelo aspecto quase que aposto que são diodos...
É capaz!
Também ja houve quem me disse que eram 'Power capacitors' (PC) (Eu para saber os nomes destes componentes sou um 0 a esquerda :p)
Quando medi estava tudo soldado, a única coisa que tirei foi só o chip de 8 pinos...

Os que têm a barra branca na ponta são díodos!
Tens de medir com o negativo do multimetro do lado da barra! Se medires ao contrario não pode dar valor nenhum!...
Os outros parecem-me condensadores mas só lendo o que esta escrito por cima é que se pode saber!...

Estou em crer que ouve aí uma inversão de polaridade! O díodo pifou e o integrado é que levou com a pastilha!...

Last edited:
null-1.jpg
Bem, estive a ver o que estava escrito em cada componente

Os 2 chips de 8 Pinos que estão na 2 extremidades tem o seguinte numero: 4800B
NZ
X85K

Os 2 que estão no centro tem o seguinte numero:
4894B
AT
X86C

Agora os 2 'díodos' (?) cinza tem o seguinte numero:
3R3
839
BTT

O que me valeu foi ter a lente dos antigos faróis da minha B5 :p

Last edited:
Ao lado do integrado que queimou tens uma resistência e um condensador pequenos!... A resistência de 4.7 e o condensador podes retirar... Já foram!... ;)

E digo-te já que pela aparência das soldaduras isso tem levado com muito calor!...

Verifica o cooler que está por cima do processador e respectivas entradas de ar!... ;)

Sinceramente, dado o aparente estado dessa Board, eu tentaria comprar um igual no olx ou ebay!

Mesmo com écran partido ou danificado!... E aproveitava a Board!... ;)

Last edited:
Ao lado do integrado que queimou tens uma resistência e um condensador pequenos!... A resistência de 4.7 e o condensador podes retirar... Já foram!... ;)

E digo-te já que pela aparência das soldaduras isso tem levado com muito calor!...

Verifica o cooler que está por cima do processador e respectivas entradas de ar!... ;)

Sinceramente, dado o aparente estado dessa Board, eu tentaria comprar um igual no olx ou ebay!

Mesmo com écran partido ou danificado!... E aproveitava a Board!... ;)
As soldas do 8 pinos esta assim porque eu ja dessoldei e soldei aquilo as 3 pancadas...Por baixo tem um furo onde mandou o estouro.

A Board esta boa, só ali é que ficou assim, e tem um bocado de po ali, o cooler esta limpinho

Vou falar com um gajo que arranja as boards ver quanto e que ele me
Leva...

As soldas do 8 pinos esta assim porque eu ja dessoldei e soldei aquilo as 3 pancadas...Por baixo tem um furo onde mandou o estouro.

A Board esta boa, só ali é que ficou assim, e tem um bocado de po ali, o cooler esta limpinho

Vou falar com um gajo que arranja as boards ver quanto e que ele me
Leva...

Todas as soldaduras que fazem "bola" nota-se que já levaram um aquecimento excessivo!...

E nota-se que tens muitas...

Todas as soldaduras que fazem "bola" nota-se que já levaram um aquecimento excessivo!...

E nota-se que tens muitas...
Bola como?
Parece me que é da foto, porque com a lupa não vejo bolhas :S
Vé se que o Pino esta 'pousado' por cima da solda.

Melhor foi ao querer voltar a tirar aquilo para confirmar que a 'pista' não de tinha descolado consegui partir 2 pinos, e efectivamente a pista descolou, mas ainda esta lá e faz contato (verificado com o multimetro, tocando nesse pino e ir com a outra agulha tocar numa das pontas do díodo o multimetro apita, quer dizer que o circuito esta 'fechado' )
Meti lhe uma pinga de estanho por cima para não partir agora falta arranjar o dador de peças ou mandar arranjar! (Que é o mais provável, pois a nível de soldas ñ sou muito forte xD )

Last edited:
Back