Súbita perda de potência...

Viva pessoal,


Tal como referi na minha apresentação, ando a experimentar uma A3 Sportback 2.0 Tdi de 2005 (S-Line), para me decidir se a compro ou não.

Até ontem, tudo bem! Sem ruídos parasitas (é obra!), desenvolve bem, precisa, bons acabamentos, consumos normais...etc, etc...

Já fiz cerca de 1000 kms com ela, seja a puxar muito bem, como calmamente a rolar, sem quase nada a registar (apenas custa a pegar a quente - parece-me claramente escovas!).


Mas, ontem aconteceu-me uma que me deixou de pé atras:

Ia numa nacional tranquilamente...numa zona de ultrapassagens (duas faixas pontuais) a cerca de 90km/h em sexta e piso calmamente para ultrapassar um camião. Subitamente quando estava quase a concluir a ultrapassagem (110 km/h), perda total de potência. Pura e simplesmente pareceu-me que o turbo deixou de funcionar, perdendo velocidade rapidamente.

Nenhuma luz se acendeu, carreguei no acelerador a fundo...e quanto muito dava p manter a velocidade (subia ligeiramente)... Quatro piscas, paro na berma, nada de fumo estranho, nenhuma luz de aviso, nada...com o carro parado e desengatado acelerava e até parecia que o turbo disparava, mas mal inicava a marcha, continuava sem potência. Como já tive Tdi's anteriormente, pareceu-me um Limp/Safe mode, por isso toca a desligar e voltar a ligar...o que aparentemente resolveu o problema.

Fiz o resto da viagem (mais 120kms) tranquilo tendo feito uns 15 ou 20 a fundo só p testar (sem mais episódios)....Hj no regresso, fiz uma condução infernal (desculpem, mas às vezes tem de ser) sempre entre os 180 e os 210...também sem qualquer problema ou sintoma...

O que poderá ter acontecido?? Já sei que este motor é muito sensivel a constipações, mas este episódio não deixa um possível comprador descansado!

A única coisa que noto é que em baixas, o carro é relativamente poderoso, mesmo em 6ª...Agora passar dos 200 e chegar aos 220 (ponteiro) demora muito tempo mesmo, sendo que em recta plana, passa mt pouco dos 210 km/h...que me dizem?? Normal?? Preso?? Tinha ideia que era mais rápido e que eventualmente até passaria um pouco dos 220 km/h...

É claro que antes de o comprar, lá terá que ir ao Vag-Com para ver se tem esqueletos no armário, mas desde já agradeço o vosso feed-back e as vossas experiências!


Abraço a todos
 
Já aqui alguem falou nos que o seu A3 não passava dos 210 em recta..
Por isso deve ser normal.
Quanto á perda de pontencia pode ser N75 ou medidor de massa de ar (acho eu) pelo menos tens os mesmos sintomas de muita gente que por aqui passa! Mas normalmente é nos 1.9 TDI.. Não disses-t a motorização mas deve ser o 2.0 140 certo? Eu quando conduzi o 140 reparei que até aos 180 é a loucura mas depois já custa mais um bocado a desenvolver!
 
Isso quer é calor ainda ta com carvao..... :D
Por acaso a 90Km/h e em sexta nunca experimentei, ja agora 90km/h vai a que rotaçao em 6ª?!


King disse:
Já aqui alguem falou nos que o seu A3 não passava dos 210 em recta..

O meu ta de origem, A3 8P 140cv e em recta 225/230 ate aos 200 vai sem grande problema... :)
 
King disse:
Já aqui alguem falou nos que o seu A3 não passava dos 210 em recta..
Por isso deve ser normal.
Quanto á perda de pontencia pode ser N75 ou medidor de massa de ar (acho eu) pelo menos tens os mesmos sintomas de muita gente que por aqui passa! Mas normalmente é nos 1.9 TDI.. Não disses-t a motorização mas deve ser o 2.0 140 certo? Eu quando conduzi o 140 reparei que até aos 180 é a loucura mas depois já custa mais um bocado a desenvolver!


Pois, esqueci-me....2.0 Tdi 140 cvs...

Exacto....até aos 200 n me queixo....agora dos 200 p cima...é uma chatice.

Como o carro era de uma senhora (cof cof), poderá ser carvão...e já tou a tratar de dar uns calores ao gajo para ver se lhe passa a preguiça....mas aquela perda de potência........
 
Caspius disse:
Pois, esqueci-me....2.0 Tdi 140 cvs...

Exacto....até aos 200 n me queixo....agora dos 200 p cima...é uma chatice.

Como o carro era de uma senhora (cof cof), poderá ser carvão...e já tou a tratar de dar uns calores ao gajo para ver se lhe passa a preguiça....mas aquela perda de potência........

Mas isso deve ser normal.. Porque como já te disse não és o primeiro user que diz isso e eu quando conduzi o 140 tambem reparei nisso.. Quanto à perda de pontecia é vag-com com ele e testar a maf e o N75!!
 
boas ,

eu tenho um a3 1.9tdi 110cv esse problemas infelizmente e mt familiar pois acontece com frequencia primeiro tudo indicava que era carvão e a valvula de ostgate (penso eu que se escreve assim) ficava presa e nao desenvolvia mas ai nao havia velocidade certa a perda tanto aos 120 como 140 e ate aos 165km/h depois delubrificada e de puxar mais por ele e acabava por ficar bem,mas agora depois da lubrificação nao a 100% mas de maneira a ela desprender depois de puxar ele agora aos 110 ou 120% perde sempre potencia e depois ate em baixas nao tem força parece um mil a gasoleo sem força basta desligar e ja tenho potencia mesmo achando que esta com menos depois do problema aparecer e claro ate aos 120 mais o menos tenho carro robusto mas passando tenho outravez uma carroça com estilo. digam-me a vossa opiniam? medidor de massa de ar? ou valvula novamente? cumps
 
Back
Top