Temperatura liquido de refrigeração e motor (quadrante e climatronic)

Boa noite a todos,

Ora bem a situação é a seguinte, o ponteiro do liquido de refrigeração subia até aos 90º e depois vai descendo em auto estrada se não acelerar a descer, o ponteiro desce para os +/-70º. Como não trocava o termostato à muito tempo, lá o mudei termostato.
A situação continuou, pensei ser do sensor da temperatura, lá o mudei sensor de temperatura.
A situação continua....

No Audi A4 B5 AFN 110, existe alguma válvula ou coisa parecida no circuito de refrigeração?
Interessante é que se eu o deixar em "ponto morto" nas descidas, a temperatura só baixa 5º (ou quase nada), mas se for em engatado na ultima mudança a temperatura do liquido de refrigeração no quadrante baixa mesmo muito!!!!

No climatronic a temperatura do motor, posição 51 marca sempre 90º quer a descer a subir, engatado ou em "ponto morto". E a temperatura do liquido de refrigeração, posição 49, baixa para até 63º!!!!

Peço aos especialistas mas que raio pode ser isto?!?

Cumprimentos a todos!!
 
Last edited:
Salvo melhor opinião, do ponto de vista termodinâmico parece-me tudo dentro do normal, pois, é esperado que em autoestrada a velocidades normais a temperatura diminua devido ao aumento do fluxo de ar a passar pelo radiador..... a descer ainda desce mais, pois, para além daquele efeito, ainda beneficia de ir em menos esforço...... em ponto morto desce menos em comparação de ir engatado, pois, a rotação é menor e engatado a rotação é maior, o fluxo interno do fluido é maior a passar no radiador logo dissipa mais energia..... se fores para a serra da estrela quando chegares por exemplo à covilhã o carro nem deve de ir a 50 graus de temperatura e entretanto veio a trabalhar mais de 30 min., mas tudo normal.
 
Sim, percebi. Mas antes a temperatura chegava aos 90° e não mexia.
No climatronic ele indica 90 no motor, mas o ponteiro baixa.
Será que que aquele modelo não tem nada no circuito de refrigeração que possa influenciar a temperatura para além do termóstato? Só tem um termóstato, certo?
 
deve ter só um.... tens de confirmar 1.º o que é que ele está a medir se temperatura do liquido anticongelante ou do óleo, se for em ambos os casos do liquido, ver se está a medir no mesmo sitio.
 
Na mlnha b8 tive esse problema.
Que muitas dores de cabeça me deu.
Após meses lá se descobriu que o circuito possui mais 2 válvulas auxiliares que atuam como termostato.
Substituídas e problema resolvido.
 
Last edited:
Olha não tinha essa noção de haver mais válvulas, tinha a ideia que o controlo da temperatura nos carros normais era só no termostato para aquecer o motor mais rapidamente quando está frio e quando está temperatura normal abre para o radiador e pronto também o ventilador no radiador para não deixar aquecer demais.
 
Olha não tinha essa noção de haver mais válvulas, tinha a ideia que o controlo da temperatura nos carros normais era só no termostato para aquecer o motor mais rapidamente quando está frio e quando está temperatura normal abre para o radiador e pronto também o ventilador no radiador para não deixar aquecer demais.
Também eu. Pesquisa nos meus tópicos que tenho lá até fotos dessas válvulas para teres uma ideia. Agora n consigo, pois estou no tlm.
 
Olha não tinha essa noção de haver mais válvulas, tinha a ideia que o controlo da temperatura nos carros normais era só no termostato para aquecer o motor mais rapidamente quando está frio e quando está temperatura normal abre para o radiador e pronto também o ventilador no radiador para não deixar aquecer demais.
Aqui:
 
Na mlnha b8 tive esse problema.
Que muitas dores de cabeça me deu.
Após meses lá se descobriu que o circuito possui mais 2 válvulas auxiliares que atuam como termostato.
Substituídas e problema resolvido.
Obrigado pela informação.
Onde fica exactamente essas válvulas? O meu é uma A4 B5 e tem inúmeros tubos do circuito de refrigeração.
 
Obrigado pela informação.
Onde fica exactamente essas válvulas? O meu é uma A4 B5 e tem inúmeros tubos do circuito de refrigeração.
Pesquisa no meu tópico. Acho que pus lá essa info. Mas o melhor seria arranjares o esquema do circuito de refrigeração. Lembro me de também ter feito isso, fui à Audi e pedi.
 
Last edited:
Back
Top