Termostato a4b8 CAGA + procedimento Purga

Boa noite

Preciso da vossa ajuda para me confirmarem uma coisa

Vou mudar o termoatato da a4 b8 143cv com o codigo do motor CAGA. Fui à audi para comprar o dito e quando chego ao balcao das peças, o funcionario aparece com um termostato com caixa
6b8d4fb7188a7567cfc9ce6f02bdf04f.jpg

Mas procurando pela net, para este codigo do motor aparecem os dois tipos de termostato, este e o tradicional….como é que sei qual o meu afinal?

Podem dar-me uma ajuda com isto?

A carrinha é de 11/2010

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Na minha (cagb) foi com caixa. Posso estar enganado mas creio que a versão tradicional que dizes é o que está dentro da própria caixa, não?
 
Não sei….como aparece à venda online ambas as opções para este tipo de motor fico sem saber se há as duas opções para este motor ou se é erro das paginas online…

Não acho que faça muito sentido ter de desmontar o meu termostato para saber como é que ele é por isso estou a pedir ajuda aqui a quem tenha etka me confirme isto


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
As imagens que aparecem nos sites de peças são genericas.
O termostato dos 2.0TDI CR é como o da fotos.
Se deste o VIN (ou matricula) do teu carro, não te preocupes que eles dificilmente se enganam
 
As imagens que aparecem nos sites de peças são genericas.
O termostato dos 2.0TDI CR é como o da fotos.
Se deste o VIN (ou matricula) do teu carro, não te preocupes que eles dificilmente se enganam

Sim foi pela matricula, mas vê uma coisa, neste site aparece essa peça especificamente pra o motor CJCB que é igualzinha a que foi referenciada ser a certa para o meu CAGA
0a682318c81d60916c08fde549e84724.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Agora duvida de como sangrar corretamente o sistema

Pelo que li, e se estiver enganado corrijam sff, o sistema purga sozinho, no entanto o que faria era o seguinte:

Colocar g12, ligar carro, ligar sofagem para o quente e velocidade maxima, tampa do reservatorio do g12 aberta e deixar o carro trabalhar ate verificar que há fluxo continuo de liquido no reservatorio, certo?

Mas entretanto li que um dos tubos da sofagem que entra no habitaculo tem um furo para libertar ar, e que para destapar esse furo o tubo tem de ser desencaixado para expor o mesmo

A ser verdade, deve-se fazer isso com o sistema a funcionar e na fase da tampa aberta do reservatorio?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Eles de aspecto são todos como os da foto, no esquema pode não ser a imagem 100% correcta, que há uns que tem uns sensores embutidos ou uma disposição diferente dos tubos.
O do meu A3 motor CBAB se for a comparar a imagem que está no esquema com o que montei tem algumas diferenças.

Para sangrar enche o depósito até a boca mete o carro a trabalhar, vai acertando o nível até estabilizar, podes deixar o carro aquecer parado até o termostato abrir para que circule pelo circuito todo, deixas a tampa do depósito aberta para o ar ir saindo, e acertas novamente o nível.
Nos dias seguintes o nível ainda vai baixar umas 2 ou 3 vezes , é normal.
Tem é sempre uma garrafa de litro com G12 para repor caso o depósito se esvazie.
 
Eles de aspecto são todos como os da foto, no esquema pode não ser a imagem 100% correcta, que há uns que tem uns sensores embutidos ou uma disposição diferente dos tubos.
O do meu A3 motor CBAB se for a comparar a imagem que está no esquema com o que montei tem algumas diferenças.

Para sangrar enche o depósito até a boca mete o carro a trabalhar, vai acertando o nível até estabilizar, podes deixar o carro aquecer parado até o termostato abrir para que circule pelo circuito todo, deixas a tampa do depósito aberta para o ar ir saindo, e acertas novamente o nível.
Nos dias seguintes o nível ainda vai baixar umas 2 ou 3 vezes , é normal.
Tem é sempre uma garrafa de litro com G12 para repor caso o depósito se esvazie.

Pois também tenho a ideia de ser esse o procedimento mas, apos pesquisar bastante por essa info, deparo-me com questões sobre o tubo que tem o orifício para sair o ar( o que entra no radiador da sofagem) e depois fico sem saber bem o que devo ou não fazer….


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Pois também tenho a ideia de ser esse o procedimento mas, apos pesquisar bastante por essa info, deparo-me com questões sobre o tubo que tem o orifício para sair o ar( o que entra no radiador da sofagem) e depois fico sem saber bem o que devo ou não fazer….


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Não é necessário, pelo menos não necessitei de ir a esse tubo.
Apenas deixei o carro chegar aos 90° (aqui convém ver pelo VCDS) , voltei a pôr a nível e fui estando atento nos dias seguintes.
O sistema sangrou por ele , apenas ter cuidado em ter sempre G12 a mão para repor o nível nas primeiras voltas que se der com o carro.
 
Se deixares aberto esse "furo" no tubo enquanto vais deitando líquido no depósito, o ar vai saindo por essa abertura e é mais fácil de sangrar. Com o motor a trabalhar deve ir saindo ar e líquido por essa abertura. Quando só sair líquido, fecha-se.
 
Era para efetuado a mudança ontem mas depois de olhar bem para o motor e perceber que para substituir corretamente o termostato tinha de desmontar a egr e por isso ia demorar mais tempo, e como de facto o tempo disponivel era só de manha, acabei por adiar e planear para outro dia que tenha mais disponibilidade

Mas obrigado a todos pelas dicas

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Era para efetuado a mudança ontem mas depois de olhar bem para o motor e perceber que para substituir corretamente o termostato tinha de desmontar a egr e por isso ia demorar mais tempo, e como de facto o tempo disponivel era só de manha, acabei por adiar e planear para outro dia que tenha mais disponibilidade

Mas obrigado a todos pelas dicas

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
EGR e colector de admissão para poderes trabalhar a vontadinha.
No A3 há menos espaço para trabalhar , é mesmo tirando o colector Ainda suei bem para o tirar e voltar a meter no sítio.
E faz isso num dia com muita paciência
 
EGR e colector de admissão para poderes trabalhar a vontadinha.
No A3 há menos espaço para trabalhar , é mesmo tirando o colector Ainda suei bem para o tirar e voltar a meter no sítio.
E faz isso num dia com muita paciência

Pois foi por isso mesmo, tinha apenas pouco mais que 8h para fazer isso, como não sou mecanico, prefiro fazer com calma e ter tempo para resolver imprevistos que possam aparecer.

A egr já uma vez a desmontei para limpar e substituir um oring, não foi dificil mas, para fzer com calma demorei uma manha inteira….por isso para fazer isto tudo, será um dia[emoji28]

Como dizia o outro:
“Eu cama tenho, o que fod…são os nervos”
[emoji23]

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Back
Top