[TESTE] Audi A4 2.7 TDI 190cv multitronic FPD, by AutoHoje

04261016_420.jpg


As primeiras unidades do novo Audi A4 já circulam nas nossas estradas, sendo raros os condutores que passam em sentido contrário e não ficam curiosos com este modelo. Primeiro porque o visual do novo Audi A4 está muito mais agressivo e mais apelativo e depois porque as novas luzes de condução diurna em LED, semelhantes às do Audi R8 e às do A5, lhe conferem um “ar” diferente daquele a que estamos habituados nos outros automóveis.

As semelhanças com o Coupé A5 são mais do que evidentes em quase todos os ângulos e, não fossem as duas portas a mais, até seria complicado distinguir os dois num primeiro olhar. No entanto, a grande diferença do Audi A4 que pode encontrar nestas páginas é mesmo a presença do motor 2.7 TDI de 190 cavalos, posicionado um pouco acima da opção Diesel mais vendida da gama, o 2.0 TDI de 143 cavalos.

A mais do que este, a versão ensaiada tem dois cilindros, 730cc e 47 cavalos de potência, mas também custa mais 15 600 euros (sem qualquer opcional adicionado ao equipamento) e inclui alguns ajustes em termos de equipamento. O suficiente para que qualquer executivo mais vaidoso se sinta ligeiramente superior e também possa chegar um pouco mais rápido aos compromissos marcados na agenda.


04261030.jpg



Logo de manhã, o A4 recebe-nos na garagem de luzes acesas, depois de uma noite de repouso. O som mais profundo do motor 2.7 V6 é accionado sem que a chave tenha sequer que sair do bolso do fato. O primeiro destino do dia é o centro da cidade e assim que nos juntamos ao trânsito mais intenso, aproveitamos a excelente insonorização do habitáculo para ouvirmos música como não conseguimos ouvir em casa, usufruindo das boas capacidades do sistema de som da Bang & Olufsen, presente a bordo.

É um opcional caro, é certo, tal como alguns outros presentes na unidade ensaiada, mas conseguem-nos colocar num patamar de conforto muito elevado. Os bancos eléctricos, com aquecimento e ventilação - que trabalham em parceria com a climatização - deixam-nos o fato intacto e as afinações dinâmicas automáticas no modo “conforto” evitam um cansaço exagerado logo no primeiro destino do dia. Afinal, a posição de condução do Audi A4 é quase perfeita e o “quase” só aqui está porque crescemos a ouvir dizer que “nada é perfeito”. Não?

Reunião bem sucedida! É necessário sair do centro da cidade e rumar à periferia. A média de consumo, que rondava os dez litros, passa agora para valores bem mais comedidos e mudamos a afinação da suspensão, da caixa e da direcção do modo “confort” para o modo “dynamic”. As irregularidades do piso chegam com mais facilidade ao habitáculo mas a estabilidade em curva e a precisão da direcção fica melhor, sendo muito difícil fazer o A4 perder a compostura.
E, se chegarmos a esse ponto, é o controlo de estabilidade que assume o comando e controla as rédeas dos 190 cavalos e do nosso entusiasmo, voltando a instaurar a harmonia a bordo. A caixa automática multitronic prima pela suavidade e as suas oito relações gerem da melhor forma as subidas de regime e deixam-nos viajar em auto-estrada num ritmo muito acima do que deveríamos, se não tivéssemos ainda tanta coisa para fazer antes de almoço.


04261031.jpg


O novo A4 é mesmo o cúmplice perfeito para estes dias e são bem-vindas as capacidades que o 2.7 TDI tem para oferecer, acima daquelas de que o 2.0 TDI é capaz. No entanto, não nos sai da cabeça a ideia de que, por mais cinco mil euros, tínhamos acesso à motorização 3.0 TDI, com 240 cavalos de potência, um sistema de tracção integral e caixa manual. O melhor é fazer umas alterações de agenda para a tarde e ligar à Audi…

8) 8)
 
se continuares a fazer estes post, para o ano não assino e auto foco :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

bom trabalho ;)
 
hoje vi este carro em guimaraes :eek: :eek: sim, este mesmo do teste :eek: :eek: mesma matricula, mesmo motor, mesma cor :eek: :eek: mesmo a minha frente :eek:
 
FrEdOOOO disse:
isso num tem nada de vunito :p

so curto os interiores e a frente...de resto n curto a traseira e acho-o mto comprido :S

no conjunto total, so curto akele Q7 Coastline k ai anda no audibar 8)
 
a aki um gajo uns bairros mais acima que ja tem esse modelo a4 2.7tdi cinza..gostei da frente e traseira..mas gostava mais se tivesse os puxadores das portas imbutidos como as versoes anteriores.
outra coisa..este A4 parece me grande..tipo eu nao tenho medidas de cor na cabeça, mas ele ja deve ter atingido o tamanho do anterior A6..pelo menos ao lado do meu A4 B5 parece um gigante :eek:
 
Back
Top