Teste da vareta do oleo / pd 130cv

Ola a todos!
Gostaria de saber se o motor PD 1.9 TDI 130CV (AWX)
Com a vareta fora e o motor a trabalhar é normal ou não salpicar oleo?
Cumprimentos
 
É normal so uns muito ligeiros salpicos, nada de mais.
Se metes um guardanapo e este fica todo chei de óleo em 30seg, ai sim, temos problema.
 
Last edited:
A frio, com carro parado, é normal não sujar muito mas que raio queres provar com isso?
Teste te compressão do motor não é assim que se faz.

E se o motor estiver quente, recomendo-te a fazer isso num sitio que não te chateies se o chão ficar todo cheio de óleo.

Dizes na tua apresentação que adoras a marca. Mas afinal que carro é que tens e de onde és?
Ainda não deu para entender qual a tua intenção com este pseudo "teste".

Queres comprar um carro usado e é esta a forma "arcaica" de verificares se o motor está bom? Olha que se for isso podes apanhar umas surpresas mais tarde.
 
A frio, com carro parado, é normal não sujar muito mas que raio queres provar com isso?
Teste te compressão do motor não é assim que se faz.

E se o motor estiver quente, recomendo-te a fazer isso num sitio que não te chateies se o chão ficar todo cheio de óleo.

Dizes na tua apresentação que adoras a marca. Mas afinal que carro é que tens e de onde és?
Ainda não deu para entender qual a tua intenção com este pseudo "teste".

Queres comprar um carro usado e é esta a forma "arcaica" de verificares se o motor está bom? Olha que se for isso podes apanhar umas surpresas mais tarde.
Ando á procura de um audi A4 b6 pd 130cv.
E sim por isso me registei neste forum.
Nao faria sentido andar á procura de outro carro e vir para este forum fazer perguntas.

Axo que os foruns serve para isto.
Esclarecer duvidas e trocar opiniões.

O carro em questao que fui ver foi um a4 b6 pd 130cv (awx).
O carro esta direito nao tem aparencia de ter tido acidentes.
O motor puxa bem e nao deita fumo.
O trabalhar parece normal.
Pega bem.
Só que tirei a vareta mesmo a frio salpica tudo para fora.
Só queria saber se isto é normal ou não.
Sendo o forum da Audi é o sitio ideal para perguntar.
Exprimentei num pd 115cv motor ajm e mesmo em quente nem uma gota salpicou.
Mas como sao outros motores podia variar da arquitetura dentro do motor.
Por isso se calhar a unica maneira de saber se o motor esta bom sera medir a compressão?
 
Mas para tirar as duvidas gostava de experimentar este teste num motor igual pd 130cv awx mas nao conheço ninguém.
 
Esse teste é deveras enganador....
Se tiveres o respiro da tampa de válvulas com carvão vai deitar muito mais vapor, óleo, do que um que o respiro menos sujo...
Até o tipo de óleo influencia esse tipo de teste...
Até um carro que ande pouco e viagem curtas e tenha sujidade no catalisador pode fazer contra pressão e originar esses sintomas.
Mesmo fazendo o teste de compressão, pode o segmento do óleo estar com mais desgaste e teres um motor com muito boa compressão e beber óleo que nem um maluco...
É uma questão de sorte. Ou está bom ou arranjas um mealheiro sem fundo...
 
Ando á procura de um audi A4 b6 pd 130cv.
E sim por isso me registei neste forum.
Nao faria sentido andar á procura de outro carro e vir para este forum fazer perguntas.

Axo que os foruns serve para isto.
Esclarecer duvidas e trocar opiniões.

O carro em questao que fui ver foi um a4 b6 pd 130cv (awx).
O carro esta direito nao tem aparencia de ter tido acidentes.
O motor puxa bem e nao deita fumo.
O trabalhar parece normal.
Pega bem.
Só que tirei a vareta mesmo a frio salpica tudo para fora.
Só queria saber se isto é normal ou não.
Sendo o forum da Audi é o sitio ideal para perguntar.
Exprimentei num pd 115cv motor ajm e mesmo em quente nem uma gota salpicou.
Mas como sao outros motores podia variar da arquitetura dentro do motor.
Por isso se calhar a unica maneira de saber se o motor esta bom sera medir a compressão?

Ora, para isso que serve o tópico de apresentações neste forum.
Se tivesses lá colocado, teria evitado este tipo de questões e irá prevenir igualmente que essas questões sejam novamente colocadas quando abrires outros tópicos com dúvidas.
A minha sugestão passa por colocares esses detalhes no tópico das apresentações. Dessa forma irá ajudar a manter o forum mais organizado.

Pelo que já viste nas respostas, o teste da vareta vale praticamente nada.
Não esperes que num motor com 20 anos, por exemplo as cams já não acusem algum desgaste e que o motor já não consuma algum óleo. Vai depender muito do tipo de óleo e filtros que o anterior dono usou.

Aparentemente já viste pontos importantes.
Ralenti estável, pegar bem, não deitar demasiado fumo (qq 1.9tdi deita fumo pelo escape), ver o bloco sem resíduos de oleos, ver estado do alinhamento de painéis, desgaste do interior, comportamento dele em estradas sinuosas (amortecedores, calços, braços). Ruídos que possa fazer em curva, que possa adivinhar problemas em juntas, rotulas, casquilhos.
 
Ora, para isso que serve o tópico de apresentações neste forum.
Se tivesses lá colocado, teria evitado este tipo de questões e irá prevenir igualmente que essas questões sejam novamente colocadas quando abrires outros tópicos com dúvidas.
A minha sugestão passa por colocares esses detalhes no tópico das apresentações. Dessa forma irá ajudar a manter o forum mais organizado.

Pelo que já viste nas respostas, o teste da vareta vale praticamente nada.
Não esperes que num motor com 20 anos, por exemplo as cams já não acusem algum desgaste e que o motor já não consuma algum óleo. Vai depender muito do tipo de óleo e filtros que o anterior dono usou.

Aparentemente já viste pontos importantes.
Ralenti estável, pegar bem, não deitar demasiado fumo (qq 1.9tdi deita fumo pelo escape), ver o bloco sem resíduos de oleos, ver estado do alinhamento de painéis, desgaste do interior, comportamento dele em estradas sinuosas (amortecedores, calços, braços). Ruídos que possa fazer em curva, que possa adivinhar problemas em juntas, rotulas, casquilhos.
Esta tudo vom normal desgaste para os anos e kms.
Puxa bem anda bem é seguro nao tem folgas aparentes ao andar em paralelos.
Apenas o que me assustou foi esse teste de deitar tantos salpicos fora.
 
Normal deitar tantos salpicos pela vareta.. Não é... Segmentos lixados, pressão de óleo excessiva.. Etc
Mas não faças já o funeral ao carro.
Os motores pd dão pra fazer teste de compressão pela máquina de diagnóstico. Esitronic, Autel e provavelmente, Vagcom.
Pelo método tradicional, tem de se tirar a tampa de válvulas e medir nos orifícios das velas de incandescência.
 
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